FR EN ES PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama

[Retornos 1.67] Reformulação do Steamer

Por [Ankama]WAKFU - ADMINISTRADOR - 17 Fevereiro 2020 - 23:41:05
AnkaTracker
Tópico destinado a receber o feedback sobre a Reformulação do Steamer.

Changelog 1.67!
Reações 2
Pontuação : 663

Depois de fazer alguns testes, a jogabilidade ficou insatisfatória falando de forma geral, houve melhoria em alguns pontos mas são muito poucos.
​​​​​​Os pontos citados abaixo são o que eu acho mais relevante nessa nova proposta. 

• Superaquecimento e sobrepressão: essas mecânicas mantiveram sua maior deficiência que é a longa quantidade de turnos para se alcançar o beneficio máximo ou quase, antes era de 3 a 4, agora subiu para 4 ou 6 (esse ultimo com passiva Retirada do limitador). No pve é facíl de mante-las mas no pvp é inviável. O lado bom é que os buffs que ambas concedem são decentes.

• Regeneração de pw: antes era ruim dependendo da situação praticamente inexistente, ela foi levemente melhorada mas a consumação de pw aumentou muito para compensar.

• O bloco: a mecânica foi simplificada isso é bom além de pode estabiliza-lo, aquela coisa de ter que invocar mais de 2 bloco e ter de ficar gastando todo o pa acabou, em compensação ele leva 4 turnos para ser invocado novamente e deixa passar danos mesmo estando dentro do fluxo de bloqueio, isso mesmo você não leu errado, o bloco possui duas barras a de vida e armadura essa última quando zerada transfere o dano excedente para você depois disso o próximo ataque volta a se absorvido consumindo a barra de vida. A vida e armadura não trabalham em conjunto.

• Armadura: grande novidade da classe, mas ela é efetiva somente para 1x1 contra monstros abaixo do nv 90, do 150 em diante somente se você tiver sublimações.

• Passívas: me pergunto se as penalidades são uma forma de acalmar os haters, ou se isso será incorporado a todos as outras classes futuramente?

Encerro aqui esse primeiro retorno, não vou me estender muito até porque acredito que muita coisa vai mudar ou tudo irei aguarda por novidades e continuar com meus testes.
​​​​​​
0 0
Pontuação : 32

Minha opinião sobre a jogabilidade atual da classe (no Beta):
Interessante

Pontos de Interesse:

A classe possui sua dinâmica única de movimentação com base nos trilhos, algo que sempre achei bem divertido mesmo com suas limitações, porém sem o seu robô pra ajuda-lo a espalhar o trilho essa mecânica recebeu um Nerf considerável.

A troca entre Sobrepressão e Superaquecimento as vezes é bastante dolorosa uma vez que ocorre uma abrupta redução dos efeitos que o jogador mais quer entre cada estado, uma das passivas causa dano nos inimigos quando ocorre a troca de estado, porém isso parece bastante ineficiente considerando o estilo de jogabilidade necessário para fazer uso dessa passiva (Steamer Hibrido range + melee). Talvez fosse mais interessante se a passiva desse um boost diferente sempre que faz a troca, por exemplo, ao sair de sobrepressão e entrar em superaquecimento faz superaquecimento entrar direto em nível 2 ou concede Alcance e quando superaquecimento virar sobrepressão ganhar um pouco de escudo ou resistência elementar.

Sendo bastante honesto eu gosto da ideia das passivas terem efeitos mais pesados porém efeitos colaterais imbutidos, no entanto alguns efeitos colaterais do Steamer estão muito pesados, por exemplo +1PM em troca de 30% do HP é bastante doloroso, claro que esse PM extra é muito valioso e compreendo a concepção de um personagem Glass Canon, mas 30% é tão pesado para o nível 1 da passiva, talvez 25% fosse um valor alto o bastante. Outras passivas são contraproducentes em conjunto, por exemplo Amputação de Engrenagem + Retirada do Limite não sei se é interessante ter esse tipo de situação já que limita ainda mais a combinação das habilidades passivas únicas da classe que já são poucas. (quando chegar o rebalance de passivas para todas as classes posso mudar completamente de opinião nesse quesito)

Eu gostei bastante de como a habilidade fornalha funciona, acumulando PWs ao longo da batalha permite causar um belo dano, acho que esse tipo de habilidade combina com a classe e é divertida, queria que tivesse uma habilidade semelhante dentro de cada elemento, por exemplo uma habilidade de terra que gera escudo, e quanto mais PW conseguir acumular mais escudo gera e uma habilidade de água que possa puxar ou empurrar (puxa com sobrepressão e empurra com superaquecimento) que ganhe Alcance de acordo com o PW acumulado, acho que seria muito legal mesmo.

Por fim a Estasificação, é um status bastante poderoso, mas parece quase cruel fazê-lo gastar Wakfu com tamanha velocidade, talvez fosse suficiente deixar Stasificação como um status que só dura um turno com cooldown para reuso sem interferir nos PWs do Steamer, que já são tão escassos e difíceis de conservar.

Ainda quero fazer alguns testes com a mecânica da Torre, mas acho que ela se torna interessante apenas quando joga-se com mais aliados.

No geral acredito que todas essas mudanças são bem vindas sim, para mudar o metagame e a dinâmica das classes, ainda que eu tenha um pouco de medo das mudanças que virão para o Osamodas biggrin.

Hora de atualizar o changelog Ankama, já foram aplicadas diversas alterações na classe dentro do Beta server, um resumo dessas alterações aqui no site é muito bem vinda.

1 -1