Procurar nos fóruns
Rastreadores Ankama
[Atualizado 2018]
Pra você que não sabe que classe escolher, aí vai um resumão de cada uma.
Mas antes:
"Gosto de tankar"
Tank é diferente no Wakfu. Não existe aggrar um inimigo, mas você pode colar nele e não deixar ele sair de lá (ou se conseguir, com penalidade). Chamamos isso de Bloqueio (Lock), que é contra balanceado com a Esquiva (Dodge). Personagens Tank tem resistência alta, vida alta e lock alto.
"Prefiro ser healer"
Curar não é a única forma de dar suporte. Suporte em geral é feito com controle de mapa (posicionamento de inimigos e aliados), mobilidade, buffs e curas/escudos.
"Qual build eu faço?"
Todas classes tem várias habilidades diferentes que geram em combinações diferentes. O que eu quero dizer é: você pode fazer várias builds, não precisa se atrelar á uma padrão. Geralmente as builds são dividias em monoelemento, duo elemento ou tri elemento. Além disse, existem as seguintes classificações:
Eu incentivo você à jogar com a classe e build que VOCÊ mais gostar. Acredite, você vai passar muito tempo jogando da mesma forma e não é como se você existisse um consenso sobre a melhor build de cada classe. No final do guia há um dicionário, caso você seja novo no jogo e não saiba de nenhum termo

Kilorf (Ouginak)
Este cachorrão pode se curar com roubos de vida e até se transformar na sua forma de Kilorfisomem. É uma classe simples de jogar e ótima para se virar em conteúdo solo.
Elementos: Terra, Ar e Água
Palavras-chave: kilorfisomem, dog companheiro, roubo de vidas, offtank, burst alto
AP ou PA: Pontos de Ação. Necessários para usar habilidades
PM ou MP: Pontos de Movimento: Necessário para se movimentar
WP: Wakfu Points: Usado em habilidades especiais
Berserker: dar dano com menos da metade da vida
Backstab: dano causado pelas costas
Lock ou Bloqueio: atributo que prende um inimigo adjacente
Dodge ou Esquiva: atributo que contra balanceia o bloqueio
Prospecção: atribuo que aumenta a chance de ganhar algo no fim da luta
Buff: bônus (mais dano, mais alcance, etc)
Debuff: penalidade (menos resistência, menos movimentos, etc)
Gostou de alguma? Confira mais informações sobre a classe no próprio site do jogo.
Se tiver dúvidas sobre algo, basta perguntar aqui e ficarei feliz em responde.
Além disso, caso alguém tenha alguma sugestão pra fazer neste tópico, basta falar comigo. Não joguei muito com todas elas e posso ter deixado de colocar algo importante
Pra você que não sabe que classe escolher, aí vai um resumão de cada uma.
Mas antes:
"Gosto de tankar"
Tank é diferente no Wakfu. Não existe aggrar um inimigo, mas você pode colar nele e não deixar ele sair de lá (ou se conseguir, com penalidade). Chamamos isso de Bloqueio (Lock), que é contra balanceado com a Esquiva (Dodge). Personagens Tank tem resistência alta, vida alta e lock alto.
"Prefiro ser healer"
Curar não é a única forma de dar suporte. Suporte em geral é feito com controle de mapa (posicionamento de inimigos e aliados), mobilidade, buffs e curas/escudos.
"Qual build eu faço?"
Todas classes tem várias habilidades diferentes que geram em combinações diferentes. O que eu quero dizer é: você pode fazer várias builds, não precisa se atrelar á uma padrão. Geralmente as builds são dividias em monoelemento, duo elemento ou tri elemento. Além disse, existem as seguintes classificações:
- Locker/Tank
- Support
- DD (Damage Dealer)
- - Berserker (- vida, + dano)
- - Backstab (dano pelas costas)
- - Dano à distância/de perto
- - Dano alvo único/AoE (em área)
- Híbridos
Eu incentivo você à jogar com a classe e build que VOCÊ mais gostar. Acredite, você vai passar muito tempo jogando da mesma forma e não é como se você existisse um consenso sobre a melhor build de cada classe. No final do guia há um dicionário, caso você seja novo no jogo e não saiba de nenhum termo

Vamos lá então:

Feca
Uma das duas classes do jogo recomendadas para tankar. Feca usa glifos para dar suporte no campo de batalha, dando AP à aliados ou removendo AP ou MP. Além disso, diversas habilidades ajudam na luta, reduzindo o dano inimigo ou aumentando o dano aliado. É conhecido por suas habilidades de imunidade por um turno.
Elementos: Água, Fogo, Terra.
Palavras chave: glifos em área, imunidade, escudos, buffs, debuffs

Osamodas (Osa)
Um Osamodas utiliza as invocações que capturou no jogo para lutarem ao seu lado, uma de cada vez. É uma classe bastante diversificada, permitindo dar dano auxiliando a própria invocação, dar dano numa forma metamórfica de dragão ou dar suporte aos aliados aumentando seus atributos.
Elementos: Fogo, Terra, Ar
Palavras chave: invocações, forma de dragão, buffs, pokemon, versatilidade

Enutrof (Enu)
A classe mais lucrativa no jogo. Ela é a única que aumenta a sorte do próprio jogador na hora de dropar (ganhar) os itens no fim da batalha. Além disso, também é possível se fundir com um Perfuratroz e jogar de uma forma bem única.
Elementos: Água, Fogo, Terra
Palavras chave: drop, dinheiro, virar toupeiromem (?), minas

Sram
São os "ladinos" do jogo, mas na verdade Ladino é o nome de outra classe. Os Srams ficam invisíveis, atacam pelas costas e fazem seus inimigos sangrarem. Sim, você sabe bem de que tipo de classe eu estou falando.
Elementos: Água, Ar, Fogo
Palavras chave: assassino, stealth (espreitar), invisível, armadilhas

Xelor
Os magos do tempo. Uma classe bem conhecida por alcançar enormes pontos de AP em um turno.
Eles possuem uma grande mobilidade e alto burst (dano em pouco tempo). O maior companheiro deles é um relógio que usam em batalha.
Elementos: Água, Ar e Fogo
Palavras chave: ganho de ações, remoção de ações inimigas, mobilidade, tempo, tique-taque

Ecaflip (Eca)
Se você tem sorte e gosta disso, vai gostar dos Ecaflips. Esses gatos humanos depende de valores aleatórios para lutarem. Também é uma forma interessante de dar suporte quando necessário.
Elementos: Fogo, Água, Terra
Palavras chave: sorte, gatos, cartas (tarô)

Eniripsa (Eni)
Sabe aquela classe que nasceu pra ser healer? Então. Com a maior gama de curas no jogo, Eniripsas também colocam marcas nos seus inimigos com diferentes efeitos.
Mas não se engane, o dano nos níveis altos não deve ser subestimado.
Elementos: Água, Ar, Fogo
Palavras chave: fadas, healer, curas, invoca um coelhinho fofo

Iop
A típica classe guerreira do jogo. Porrada é com eles mesmo. Através de combos os Iops conseguem desferir grandes quantidades de dano em pouco tempo. Quem aí não tem medo de Super Soco?
Elementos: Ar, Terra, Fogo
Palavras chave: pancadaria, combos, salto mortal

Cra
Esses arqueiros possuem o maior alcance do jogo e conseguem ficar bem seguros ao atacar. Eles também podem auxiliar no posicionamento usando balizas e rolamentos.
Elementos: Fogo, Terra, Ar
Palavras chave: arco e flecha, distância, remoção de movimento inimigo, críticos

Sadida
Com os poderes da natureza, os Sadidas invocam um pequeno exército de bonecas pra dizimar seus inimigos. A classe também pode optar por lutar sozinha tendo o seu dano aumentado pelos poderes da natureza. Ah, ela também pode virar uma árvore.
Elementos: Terra, Ar, Água
Palavras chave: curas, invocações, árvore, natureza, druida, mini exército

Sacrier
O segundo "tank" do jogo. O Sacrier se motiva ao ver o seu próprio sangue e isso o inspira a dar mais dano. Ele gera o seu próprio escudo dando chutes nos inimigos. Além disse, é uma classe com uma mobilidade enorme.
Elementos: Terra, Fogo, Ar
Palavras chave: berserker, locker, mobilidade

Pandawa
Conhece Disgaea? Então. Os pandas podem carregar unidades e jogar longe, o que gera um controle de mapa muito forte. Pandas é uma outra classe que pode ter várias funções diferentes. Eles também usam um barril de leite para se embriagarem e lutarem de uma outra forma.
Elementos: água, fogo, terra
Palavras chave: controle de mapa, off tank, barril, curas

Ladino (Rogue)
Esses bandidões usam armas e bombas para atacarem seus inimigos.
Não é porque eu não tenho muito o que falar deles que eles não sejam interessantes 

Elementos: fogo, terra, ar
Palavras chave: bombas, tiros, punhos

Zobal (Maskraider)
Uma classe que é pouco vista no jogo, mas é subestimada. Os Zobais mudam de máscara conforme a necessidade. Possuem um bom controle de mapa e impressionam por serem capazes de criar um clone idêntico ao original.
Elementos: Água, Fogo, Terra
Palavras chave: máscara, mobilidade, controle de mapa, clone

Steamer (Foggernaut)
Robôs que fazem robozagem. Invocam torrezinha, criam trilho, usam canhões... A sua princípal característica é o elemento único com dano real estase que ignora a resistência inimiga.
Elementos: Estase, Fogo, Terra
Palavras chave: engenhócas, estase, medabot (?)

Eliotrope
The cake is a lie. Eliotropes trabalham com portais, não só permitindo a passagem de aliados, mas de habilidades próprias também.
É o Hugo!
Elementos: Água, Terra, Ar
Palavras chave: portais, berserker, controle de mapa

Huppermago
A única classe que possui os 4 elementos base do jogo, além de um outro elemento exclusivo: Luz
Diferente das outras classes, os Huppermagos não usam pontos de Wakfu, mas sim Brisa Quadramental é um recurso para desferir poderosas habilidades.
Elementos: Água, Terra, Ar, Fogo, Luz
Palavras chave: theorycrafting, causador de dano, burst alto

Este cachorrão pode se curar com roubos de vida e até se transformar na sua forma de Kilorfisomem. É uma classe simples de jogar e ótima para se virar em conteúdo solo.
Elementos: Terra, Ar e Água
Palavras-chave: kilorfisomem, dog companheiro, roubo de vidas, offtank, burst alto
Terminologia:
AP ou PA: Pontos de Ação. Necessários para usar habilidades
PM ou MP: Pontos de Movimento: Necessário para se movimentar
WP: Wakfu Points: Usado em habilidades especiais
Berserker: dar dano com menos da metade da vida
Backstab: dano causado pelas costas
Lock ou Bloqueio: atributo que prende um inimigo adjacente
Dodge ou Esquiva: atributo que contra balanceia o bloqueio
Prospecção: atribuo que aumenta a chance de ganhar algo no fim da luta
Buff: bônus (mais dano, mais alcance, etc)
Debuff: penalidade (menos resistência, menos movimentos, etc)
Gostou de alguma? Confira mais informações sobre a classe no próprio site do jogo.
Se tiver dúvidas sobre algo, basta perguntar aqui e ficarei feliz em responde.
Além disso, caso alguém tenha alguma sugestão pra fazer neste tópico, basta falar comigo. Não joguei muito com todas elas e posso ter deixado de colocar algo importante

Comentar neste tópico
Simples e direto parabéns!
1 - nas categorias de classes que você colocou, há muito bem mais do que isto, um exemplo seria o meu Sram "Fujão" (também tem o "Arrumador" ele recoloca os aliados no campo, da buffs positivos, etc, é bom ser Arrumador Eliotrope) eu mesmo criei isto, pois não me encaicho em nenhuma classificação, e sou um dos unicos corpo a corpo do server que taca hemorragia em um Cra, corre dele tanto que ele não me alcança, e ainda pego ele para reaplicar a hemorragia
2 - Citação Feca almenta o dano do inimigo também, n mente pros nub kkk
3 - Citação e o Gob Gob?? também não é OP? o meu cura 600 por turno, hita 1k e ainda foge mais de 7 células
4 - Citação eu poderia ficar horas aqui falando dos "ERROS" que você cometeu anunciando esta incrivel casse...mas vou poupalo só falando o pior ja ue é apenas um "Resumo" de classes.
Sram também pode ser de hit, ter de hitar a base de buffs de dano que fazem ele ser uma classe "DD".
5 - Citação Por que você não falou da remoção de PA?? coisa mais filha da #@$! que ele faz ;-;
6 - Citação Eni também tem resist, mt resist :v
pode colocar "uma classe resistente que ainda se cura" :v
7 - Citação que são burros...
8 - Citação também são conhecidos pela roubo e remoção de PM...
9 - Citação também dão ataques a distância, tem golpes bem masoquistas, eles tem uma passiva muito conhecida que permite que eles fiquem com 1 PV após a morte, para ter uma chance de matar o inimigo e o interessante disto é que ele hita 3x mais nesta forma e Sacriers são Bersekers além de Tankers e isto é bem emgraçado :v
10 - Citação o barriu é de cachaçae ele também é Tanker.
11 -
12 -
13 - Citação beleza, mas esueceu da abilidade masoquista deles de tirar 25% da vida para dar um dano "DA PO#!" eles também são bem tankers pelo fato de tirarem o dano do inimigo, colocar escudos sobre ele\aliados e almentar bem a propria resistencia e a dos aliados. AH!! NÃO ESQUECE DO ROBO SEXY!!
14 - AGORA EU LI !!!
AH!! NÃO ESQUECE DO ROBO SEXY!!
Valeu c:
Aliás, vi que o tópico foi "fixado". Uhul o/