FR EN ES PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama
Fixo

[Guia] Mega resumão de classes

Por Markzs#9189 02 Outubro 2015 - 15:08:33
[Atualizado 2018]

Pra você que não sabe que classe escolher, aí vai um resumão de cada uma.
Mas antes:

"Gosto de tankar"
Tank é diferente no Wakfu. Não existe aggrar um inimigo, mas você pode colar nele e não deixar ele sair de lá (ou se conseguir, com penalidade). Chamamos isso de Bloqueio (Lock), que é contra balanceado com a Esquiva (Dodge). Personagens Tank tem resistência alta, vida alta e lock alto.

"Prefiro ser healer"
Curar não é a única forma de dar suporte. Suporte em geral é feito com controle de mapa (posicionamento de inimigos e aliados), mobilidade, buffs e curas/escudos.

"Qual build eu faço?"
Todas classes tem várias habilidades diferentes que geram em combinações diferentes. O que eu quero dizer é: você pode fazer várias builds, não precisa se atrelar á uma padrão. Geralmente as builds são dividias em monoelemento, duo elemento ou tri elemento. Além disse, existem as seguintes classificações:
  • Locker/Tank
  • Support
  • DD (Damage Dealer)
  • - Berserker (- vida, + dano)
  • - Backstab (dano pelas costas)
  • - Dano à distância/de perto
  • - Dano alvo único/AoE (em área)
  • Híbridos

Eu incentivo você à jogar com a classe e build que VOCÊ mais gostar. Acredite, você vai passar muito tempo jogando da mesma forma e não é como se você existisse um consenso sobre a melhor build de cada classe. No final do guia há um dicionário, caso você seja novo no jogo e não saiba de nenhum termo smile
Vamos lá então:
Feca
Uma das duas classes do jogo recomendadas para tankar. Feca usa glifos para dar suporte no campo de batalha, dando AP à aliados ou removendo AP ou MP. Além disso, diversas habilidades ajudam na luta, reduzindo o dano inimigo ou aumentando o dano aliado. É conhecido por suas habilidades de imunidade por um turno.
Elementos: Água, Fogo, Terra.
Palavras chave: glifos em área, imunidade, escudos, buffs, debuffs
Osamodas (Osa)
Um Osamodas utiliza as invocações que capturou no jogo para lutarem ao seu lado, uma de cada vez. É uma classe bastante diversificada, permitindo dar dano auxiliando a própria invocação, dar dano numa forma metamórfica de dragão ou dar suporte aos aliados aumentando seus atributos.
Elementos: Fogo, Terra, Ar
Palavras chave: invocações, forma de dragão, buffs, pokemon, versatilidade
Enutrof (Enu)
A classe mais lucrativa no jogo. Ela é a única que aumenta a sorte do próprio jogador na hora de dropar (ganhar) os itens no fim da batalha. Além disso, também é possível se fundir com um Perfuratroz e jogar de uma forma bem única.
Elementos: Água, Fogo, Terra
Palavras chave: drop, dinheiro, virar toupeiromem (?), minas
Sram
São os "ladinos" do jogo, mas na verdade Ladino é o nome de outra classe. Os Srams ficam invisíveis, atacam pelas costas e fazem seus inimigos sangrarem. Sim, você sabe bem de que tipo de classe eu estou falando.
Elementos: Água, Ar, Fogo
Palavras chave: assassino, stealth (espreitar), invisível, armadilhas
Xelor
Os magos do tempo. Uma classe bem conhecida por alcançar enormes pontos de AP em um turno.
Eles possuem uma grande mobilidade e alto burst (dano em pouco tempo). O maior companheiro deles é um relógio que usam em batalha.
Elementos: Água, Ar e Fogo
Palavras chave: ganho de ações, remoção de ações inimigas, mobilidade, tempo, tique-taque
Ecaflip (Eca)
Se você tem sorte e gosta disso, vai gostar dos Ecaflips. Esses gatos humanos depende de valores aleatórios para lutarem. Também é uma forma interessante de dar suporte quando necessário.
Elementos: Fogo, Água, Terra
Palavras chave: sorte, gatos, cartas (tarô)
Eniripsa (Eni)
Sabe aquela classe que nasceu pra ser healer? Então. Com a maior gama de curas no jogo, Eniripsas também colocam marcas nos seus inimigos com diferentes efeitos.
Mas não se engane, o dano nos níveis altos não deve ser subestimado.
Elementos: Água, Ar, Fogo
Palavras chave: fadas, healer, curas, invoca um coelhinho fofo
Iop
A típica classe guerreira do jogo. Porrada é com eles mesmo. Através de combos os Iops conseguem desferir grandes quantidades de dano em pouco tempo. Quem aí não tem medo de Super Soco?
Elementos: Ar, Terra, Fogo
Palavras chave: pancadaria, combos, salto mortal
Cra
Esses arqueiros possuem o maior alcance do jogo e conseguem ficar bem seguros ao atacar. Eles também podem auxiliar no posicionamento usando balizas e rolamentos.
Elementos: Fogo, Terra, Ar
Palavras chave: arco e flecha, distância, remoção de movimento inimigo, críticos
Sadida
Com os poderes da natureza, os Sadidas invocam um pequeno exército de bonecas pra dizimar seus inimigos. A classe também pode optar por lutar sozinha tendo o seu dano aumentado pelos poderes da natureza. Ah, ela também pode virar uma árvore.
Elementos: Terra, Ar, Água
Palavras chave: curas, invocações, árvore, natureza, druida, mini exército
Sacrier
O segundo "tank" do jogo. O Sacrier se motiva ao ver o seu próprio sangue e isso o inspira a dar mais dano. Ele gera o seu próprio escudo dando chutes nos inimigos. Além disse, é uma classe com uma mobilidade enorme.
Elementos: Terra, Fogo, Ar
Palavras chave: berserker, locker, mobilidade
Pandawa
Conhece Disgaea? Então. Os pandas podem carregar unidades e jogar longe, o que gera um controle de mapa muito forte. Pandas é uma outra classe que pode ter várias funções diferentes. Eles também usam um barril de leite para se embriagarem e lutarem de uma outra forma.
Elementos: água, fogo, terra
Palavras chave: controle de mapa, off tank, barril, curas
Ladino (Rogue)
Esses bandidões usam armas e bombas para atacarem seus inimigos.
Não é porque eu não tenho muito o que falar deles que eles não sejam interessantes tongue
Elementos: fogo, terra, ar
Palavras chave: bombas, tiros, punhos
Zobal (Maskraider)
Uma classe que é pouco vista no jogo, mas é subestimada. Os Zobais mudam de máscara conforme a necessidade. Possuem um bom controle de mapa e impressionam por serem capazes de criar um clone idêntico ao original.
Elementos: Água, Fogo, Terra
Palavras chave: máscara, mobilidade, controle de mapa, clone
Steamer (Foggernaut)
Robôs que fazem robozagem. Invocam torrezinha, criam trilho, usam canhões... A sua princípal característica é o elemento único com dano real estase que ignora a resistência inimiga.
Elementos: Estase, Fogo, Terra
Palavras chave: engenhócas, estase, medabot (?)
Eliotrope
The cake is a lie. Eliotropes trabalham com portais, não só permitindo a passagem de aliados, mas de habilidades próprias também.
É o Hugo!
Elementos: Água, Terra, Ar
Palavras chave: portais, berserker, controle de mapa
Huppermago
A única classe que possui os 4 elementos base do jogo, além de um outro elemento exclusivo: Luz
Diferente das outras classes, os Huppermagos não usam pontos de Wakfu, mas sim Brisa Quadramental é um recurso para desferir poderosas habilidades.
Elementos: Água, Terra, Ar, Fogo, Luz
Palavras chave: theorycrafting, causador de dano, burst alto
Kilorf (Ouginak)
Este cachorrão pode se curar com roubos de vida e até se transformar na sua forma de Kilorfisomem. É uma classe simples de jogar e ótima para se virar em conteúdo solo.
Elementos: Terra, Ar e Água
Palavras-chave: kilorfisomem, dog companheiro, roubo de vidas, offtank, burst alto
Terminologia:

AP ou PA: Pontos de Ação. Necessários para usar habilidades
PM ou MP: Pontos de Movimento: Necessário para se movimentar
WP: Wakfu Points: Usado em habilidades especiais
Berserker: dar dano com menos da metade da vida
Backstab: dano causado pelas costas
Lock ou Bloqueio: atributo que prende um inimigo adjacente
Dodge ou Esquiva: atributo que contra balanceia o bloqueio
Prospecção: atribuo que aumenta a chance de ganhar algo no fim da luta
Buff: bônus (mais dano, mais alcance, etc)
Debuff: penalidade (menos resistência, menos movimentos, etc)

Gostou de alguma? Confira mais informações sobre a classe no próprio site do jogo.
Se tiver dúvidas sobre algo, basta perguntar aqui e ficarei feliz em responde.
Além disso, caso alguém tenha alguma sugestão pra fazer neste tópico, basta falar comigo. Não joguei muito com todas elas e posso ter deixado de colocar algo importante tongue 
8 0
Reações 17
Pontuação : 194
Excelente iniciativa!!

Simples e direto parabéns!
0 0
Pontuação : 3809
não li nada, mas está muito bom ph34r
1 -6
Pontuação : 12785
MylkerBR|2015-10-03 21:18:07
0 0
Markzs|2015-10-04 10:10:12
MylkerBR|2015-10-03 21:18:07
ficou muito massa, eu vi o tanto que você teve de escrever e colocar imagens, fico massa, mas:

1 - nas categorias de classes que você colocou, há muito bem mais do que isto, um exemplo seria o meu Sram "Fujão" (também tem o "Arrumador" ele recoloca os aliados no campo, da buffs positivos, etc, é bom ser Arrumador Eliotrope) eu mesmo criei isto, pois não me encaicho em nenhuma classificação, e sou um dos unicos corpo a corpo do server que taca hemorragia em um Cra, corre dele tanto que ele não me alcança, e ainda pego ele para reaplicar a hemorragiaph34r

2 - Citação
Uma das duas classes do jogo recomendadas para tankar. Feca usa glifos para dar suporte no campo de batalha, dando AP à aliados ou removendo AP ou MP. Além disso, diversas habilidades ajudam na luta, reduzindo o dano inimigo ou aumentando o dano aliado. É conhecido por suas habilidades de imunidade por um turno.
Feca almenta o dano do inimigo também, n mente pros nub kkk

3 - Citação
Osamodas (Osa)Um Osamodas utiliza as invocações que capturou no jogo para lutarem ao seu lado, uma de cada vez. É uma classe bastante diversificada, permitindo dar dano auxiliando a própria invocação, dar dano numa forma metamórfica de dragão ou dar suporte aos aliados aumentando seus atributos.Elementos: Fogo, Terra, ArPalavras chave: invocações, forma de dragão, buffs, pokemon
e o Gob Gob?? também não é OP? o meu cura 600 por turno, hita 1k e ainda foge mais de 7 células ph34r

4 - Citação
SramSão os "ladinos" do jogo, mas na verdade Ladino é o nome de outra classe. Os Srams ficam invisíveis, atacam pelas costas e fazem seus inimigos sangrarem. Sim, você sabe bem de que tipo de classe eu estou falando.Elementos: Água, Ar, FogoPalavras chave: assassino, stealth (espreitar), invisível, armadilhas
eu poderia ficar horas aqui falando dos "ERROS" que você cometeu anunciando esta incrivel casse...mas vou poupalo só falando o pior ja ue é apenas um "Resumo" de classes.
Sram também pode ser de hit, ter de hitar a base de buffs de dano que fazem ele ser uma classe "DD".ph34r

5 - Citação
XelorOs magos do tempo. Uma classe bem conhecida por alcançar enormes pontos de AP em um turno.Eles possuem uma grande mobilidade e alto burst (dano em pouco tempo). O maior companheiro deles é um relógio que usam em batalha.Elementos: Água, Ar e FogoPalavras chave: AP, mobilidade
Por que você não falou da remoção de PA?? coisa mais filha da #@$! que ele faz ;-;

6 - Citação
Eniripsa (Eni)
Eni também tem resist, mt resist :v
pode colocar "uma classe resistente que ainda se cura" :v

7 - Citação
IopA típica classe guerreira do jogo. Porrada é com eles mesmo.(que mais que eu vou falar?)
que são burros...

8 - Citação
CraEsses arqueiros possuem o maior alcance do jogo e precisam de distância pra atacar. Com rolamentos e balizas eles caminha pelo rumo da partida.
também são conhecidos pela roubo e remoção de PM...

9 - Citação
SacrierO segundo "tank" do jogo. O Sacrier se motiva ao ver o seu próprio sangue e isso o inspira a dar mais dano. Ele gera o seu próprio escudo dando chutes nos inimigos. Além disse, é uma classe com uma mobilidade enorme.
também dão ataques a distância, tem golpes bem masoquistas, eles tem uma passiva muito conhecida que permite que eles fiquem com 1 PV após a morte, para ter uma chance de matar o inimigo e o interessante disto é que ele hita 3x mais nesta forma e Sacriers são Bersekers além de Tankers e isto é bem emgraçado :v

10 - Citação
PandawaConhece Disgaea? Então. Os pandas podem carregar unidades e jogar longe, o que gera um controle de mapa muito forte. Pandas é uma outra classe que pode ter várias funções diferentes. Eles também usam um barril de leite para se embriagarem e lutarem de uma outra forma
o barriu é de cachaçae ele também é Tanker.

11 -
Citação
Ladino (Rogue)Esses bandidões usam armas e bombas para atacarem seus inimigos.Não é porque eu não tenho muito o que falar deles que eles não sejam interessantes Adicionar citação aqui
jogam bombas, sim, mas também atiram com armas fazendo buffs com combos em sua colocação dos golpes, com ataques com lâminas ele pode fazer varios buffs de almento de dano, cura e também tem poderes para se colocar nas costas do inimigo.

12 -
Citação
Zobal (Maskraider)Uma classe que é pouco vista no jogo, mas é subestimada. Os Zobais mudam de máscara conforme a necessidade. Possuem um bom controle de mapa e impressionam por serem capazes de criar um clone idêntico ao original.Adicionar citação aqui
1 - o nariz do clone é menor ph34r
2 - acrecenta que eles são bem estranhos

13 - Citação
Steamer (Foggernaut)Robôs que fazem robozagem. Invocam torrezinha, criam trilho, usam canhões... A sua princípal característica é o elemento único com dano real estase que ignora a resistência inimiga.
beleza, mas esueceu da abilidade masoquista deles de tirar 25% da vida para dar um dano "DA PO#!" eles também são bem tankers pelo fato de tirarem o dano do inimigo, colocar escudos sobre ele\aliados e almentar bem a propria resistencia e a dos aliados. AH!! NÃO ESQUECE DO ROBO SEXY!!

14 - AGORA EU LI !!! 
2 -1
Pontuação : 1948
ótimo tópico, conseguiu passar as qualidades mais evidentes de cada classe.
0 0
Molotov1901|2015-12-20 19:53:04
D nada ;v
1 -1
Pontuação : 123
hm
0 0
Pontuação : 1948
MylkerBR|2015-12-21 05:33:39
D nada ;v
foi pro criador, mas vc ajudou tb o/
0 0
Molotov1901|2015-12-22 18:55:47
MylkerBR|2015-12-21 05:33:39
D nada ;v
foi pro criador, mas vc ajudou tb o/

AH!! NÃO ESQUECE DO ROBO SEXY!!
1 0
Pontuação : 2
Gostei muito jogava Dofus desde o lançamento e ja joguei wakfu mais tenho muitas duvidades quanto as classes ajudou muito isso e MilkerBR calma cara e so um resumao nao e pra ser tao complexo 2 frases sao o suficiente
0 0
Matheus-deSa|2016-01-13 23:59:46
Gostei muito jogava Dofus desde o lançamento e ja joguei wakfu mais tenho muitas duvidades quanto as classes ajudou muito isso e MilkerBR calma cara e so um resumao nao e pra ser tao complexo 2 frases sao o suficiente
esqueci de desligar a zueira, desculpe ;U
0 0

Valeu c:
Aliás, vi que o tópico foi "fixado". Uhul o/
1 0
Markzs|2016-01-16 16:02:21

Valeu c:
Aliás, vi que o tópico foi "fixado". Uhul o/
Você está fazendo história ;v
1 0
Atualizado para 2018 (Kilorf Adicionado)
0 0
Pontuação : 205
Bom, deu uma esclarecida
0 0
Pontuação : 296
Thankyu :3
0 0
Pontuação : 191
Esse guia é tão bom que o tempo todo revejo kkkkkkk huh
1 0
Comentar neste tópico