FR EN ES PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama
Fixo

[Guia] Políticas

Por Barlin 08 Julho 2014 - 04:43:23
Como funciona a política no Wakfu?

Primeiro passo,

Pontos de Cidadania (PC):

[blockquote] São os pontos que você ganha ao cumprir a lei de sua nação. As leis são determinadas pelo governador, que é eleito através de votos. Para ter o direito de votar você precisar juntar um mínimo de 100 PC (Pontos de Cidadania) e assim eleger um Governador na época de eleições.[/blockquote]
Essas leis podem ser alteradas pelo Governador em troca de PC's do mesmo, e variam em dois grupos:

[blockquote]- as que te darão PC quando realizadas:
i.e.: Caçar Foras da Lei; conquistar/ defender territórios; ajudar os Membros de Clã etc.

- as que te fazem perder PC caso infringidas:
i.e.: Atacar estrangeiros que não são de uma nação inimiga; atrapalhar os Membros de Clã; devastar uma plantação protegida pelo governo etc.[/blockquote]

Spoiler (clique aqui para ver o spoiler)

Existe uma lista de leis, mas como só tive acesso à versão em inglês do wiki do wakfu, depois tentarei traduzi-la para postá-la aqui.

hmmm... e quem é esse governador? Como funciona em si?

[size=17]Governador:[/size]

Pré-requisitos: 1.000+ PC; 3.000 Kamas; escrever o seu manifesto para se candidatar às eleições de sua nação.

[blockquote]Cada nação terá um governador - um jogador elegido pelos demais jogadores, que será o responsável por:
  • determinar as Leis da Nação;
  • determinar os impostos de cada área da Nação;
  • gastar os kamas recolhidos pelos impostos em Desafios, Bonus climáticos ou restauração/ proteção de alguma espécie;
  • escolher os demais políticos que o ajudará;
  • lidar com as relações com as demais nações.
[/blockquote]
Quando eleito, o Governador elege os demais políticos da nação, que são:

[blockquote]- Vice Governador:
Pré-requisitos: 1.000+ PC.
  • Tem os mesmos poderes do governador, exceto eleger alguém como governador. Caso seus PC caiam para menos de 1.000, ele perde o cargo de vice.

- Guarda Chefe:
Pré-requisitos: ser um guarda da nação (ou seja, ter mais de 100 PC; ganhar 10 lutas contra foras da lei ou em duelos amistosos).
  • A vantagem de ser guarda é que você ganha PC's extra por cada Fora da Lei preso. O Guarda-Chefe é o responsável por organizar os guardas e manter a ordem local.PS: Foras-da-lei é todo Jogador que possui pelo menos 50 PC's negativos (-50 PC).

- Soldado Chefe:
Pre-requisito: 100+ PC; ter duelado com criaturas Neutras ou Membros de Clãs Hostis (tem que pagar 50 kamas para duelar com elas).
  • Os Soldados, diferente dos Guardas, são responsáveis pela expansão/defesa dos territórios da Nação. Ganham grandes quantidades de PC para realizar tais tarefas, sendo o Soldado-Chefe responsável pela organização.

- Engenheiro Climático:
Pré-requisitos: 100+ PC.
  • Ele pode comprar bonus climáticos que duram um dia. Os preços variam de 3.000~15.000 kamas. MAS, ele não pode gastar mais do que o Tesouro da Nação dispor.

- Tesoureiro:
  • É o responsável por determinar os impostos de cada região de uma Nação. Com os kamas dos impostos, ele quem determinará para que ramo irão os investimentos (Desafios; Clima; Ecologista).

- Challenger (Desafiador?):
Pré-requisito: 100+ PC.
  • É o responsável por comprar desafios a serem realizados pelos demais jogadores de determinada nação. O Desafiador precisa falar com o Membro de Clã da região desejada e comprar o desafio para ela. Os preços variam de 5.000+ kamas para cada desafio, e o dinheiro deve ser disponibilizado pelo Tesoureiro do governo.
Existe uma lista grande de desafios, dentre eles:

- Extermínio (lutar contra hordas de monstros em 2h);

- Caça (Matar X tofus em 5~10 minutos);

- Interação (atirar/ pisar em determinados itens).

As recompensas deles são interessantes, e são diversos os tipos. Vale lembrar que os monstros e objetos desses desafios possuem um círculo verde ao seu redor, não sendo qualquer dos Tofus alvos, por exemplo. Se eu tiver tempo e disposição, depois tento traduzir a lista disponível no Wiki.

- Ecologista:
  • É a pessoa responsável por proteger e restaurar as diversas espécies da nação. Ao proteger uma espécie, o que custa por volta de 500 kamas, ele faz com que quem atacar aquela espécie perca PC's, tentando evitar assim a extinção da mesma.Caso alguma espécie entre em extinção, ele pode falar com algum Membro do Clã para comprar novas sementes e reinserí-las no local desejado. Porém, dizem ser cara e demorada tal manobra, principalmente porque também dependem dos impostos e investimentos do Tesoureiro.
[/blockquote]
[size=15]Impeachment (Retirar um governo)[/size]

[blockquote]Todo jogador que participou das eleições pode votar no quanto está satisfeito ou não com a gestão atual. Porém, caso ocorra uma insatisfação geral pela atuação do governo, é possível retirá-lo do poder (manobra conhecida como Impeachment).[/blockquote]Abaixo, segue um pequeno F.A.Q. para possíveis dúvidas:

---------------------- --------------------------------------------
  • Quem são os Mestres do Clã?
Os Mestres do Clã são aqueles NPC's que cuidam de diferentes regiões do WAKFU. Com eles, é possível verificar o meio ambiente local, realizar missões, votar, aplicar kamas do governo e pegar profissões.

Acima, o Mestre de Clã de Astrubia - Mestre Bossowl. À direita, na parte superior, é possível verificar a foto com o Mestre de Clã local e suas informações.
  • Aonde que vejo o governante da minha nação? E as leis? e a roubalheira do governo?!
Existe um menu com todas essas informações e ainda mais. No caso, discursos dos representantes do governo, Economia e seus investimentos (primeira aba); Leis, com punições e benefícios (segunda); informações por região de sua nação (terceira); e relações diplomáticas com as demais nações e suas leis (quarta aba).

Acima, o menu com as informações.

• Por quanto tempo dura o mandato? Quatro anos também?!
Não priemos cânico. O mandato dura 12 dias, as votações duram 2 dias. Logo, a vida política tem um período total de 14 dias. Uma pessoa pode se re-candidatar quantas vezes quiser para o posto de governador.

• Ganha-se algum outro tipo de bonus por ter esses cargos ou só o direito de interagir em determinada função mesmo?
Ele também ganha acesso a mais dois chats - um para falar com a população da nação, outro para falar com os demais políticos escolhidos. Além disso, terá um símbolo acima de seu personagem que o identifica como governador (os demais cargos também tem) além de conseguir uma estátua na parte de política caso consiga fechar o mandato com uma aprovação de 50% ou mais.

---------------------- ---------------------- ----------------------

Enfim, por enquanto é isso. Dúvidas, críticas ou sugestões: basta responder nesse tópico mesmo.

Att. Barlin
3 0
Reações 28
Pontuação : 694

ótimo tópico esclarecedor! só acho que deveria tira os spolio e deixa como texto visível.

0 0
Pontuação : 4598

Bem visto. Atualizado wink 

0 0
Pontuação : 701

Perfeitobiggrin
Eu ainda tinha certas duvidas sobre o funcionamento da politica que foram bem esclarecidas aqui happy
Só uma coisa, ganha-se algum outro tipo de bonus por ter esses cargos ou só o direito de interagir em determinada função mesmo ?

0 0
Pontuação : 714

Muito bom! Parabéns pela iniciativa.

0 0

Obrigado a todos. Montei esse guia apenas pelas informações que consegui colher, ainda me falta a prática para deixá-lo ainda mais preciso. Mas por enquanto creio que de para ter uma noção geral de como funciona.

Qualquer dúvida, crítica, sugestão ou correção serão sempre bem vindas, vale lembrar.

-----------

kaiokens:

Então, o pouco que sei é que ganha também acesso a mais dois chats - um para falar com a população da nação, e outro para falar com os demais políticos escolhidos. Além disso, terá um símbolo acima de seu personagem que o identifica como governador (os demais cargos também tem) e se você fechar o seu mandato com uma aprovação de 50% ou mais, colocam uma estátua sua lá aonde fica a câmara do governo (pelo que entendi).

Ademais, os controles que os políticos dispõe são uma mão na roda para fazer uma nação crescer - o que é ótimo para o povo local, pois é possível ter colheitas melhores, mobs de monstros melhores e mais outros bônus. Principalmente se quem for eleito conseguir dar atenção ao seu povo e atender aos pedidos mais imediatos - e não podemos nos esquecer de auxiliar nossos governantes, pois não adianta uma política ser adotada e ninguém ajudar a mantê-la. Somos peça chave no sucesso de nossa nação como cidadães.

Bom, por enquanto é isso.

Obrigado novamente, té!
0 0
Pontuação : 31
Barlin|2014-07-08 04:43:23
Como funciona a política no Dofus?
Não seria WAKFU?

--

Ótimo guia, realmente, eu queria saber como funcionava o sistema político smile
0 0

BWAHUAEHUAHEUUEA

Tinha passado despercebido. Isso que dá resolver ficar insone e criar um tópico durante a madrugada. rs

Obrigado, Wallace.

0 0
Pontuação : 471

Quem sabe um dia conseguirei ser um governador... ♪ Sonhar não custa nada ♫ 

0 0
Pontuação : 87
Galangher|2014-07-09 16:39:27
Quem sabe um dia conseguirei ser um governador... ♪ Sonhar não custa nada ♫
Eu votaria em você pra sufokia se você prometesse guerrear com brakmar. c:
0 0

Osh, nem abriu o server e já querem guerrear? XD

Galangher: te entendo. Não sei se quero ser governador, mas se surgir a chance, creio que seja uma experiência interessante. Mas parece que juntar os primeiros 1.000 PC deva dar um trabalho ou outro. rs

0 0

kkkk que nada, se o servidor no Open vier com ecossistema desequilibrado por "superlotamento" de monstros, é so ir pra qualquer nação e espancar lambiscarneiros ate se sentir um psicopatarolleyes 

0 0
Pontuação : 498

Sei lá, espero que os candidatos à governador pelo menos em Brakmar, que será minha nação, tenham a responsabilidade de deixar a nação justa e com seus ecossistemas equilibrados, permitindo um melhor aproveitamento do jogo.

Maaas... como brasileiro é conhecido por ser zoeiro, aposto que nos primeiros dias do server, já haverá a necessidade de recorrer aos NPC's para restaurarem uma espécie OU o governador tomar medidas drásticas e acabar protegendo tudo que é espécie.

smile 

0 0
Schoore|2014-07-10 01:18:57
Sei lá, espero que os candidatos à governador pelo menos em Brakmar, que será minha nação, tenham a responsabilidade de deixar a nação justa e com seus ecossistemas equilibrados, permitindo um melhor aproveitamento do jogo.

Maaas... como brasileiro é conhecido por ser zoeiro, aposto que nos primeiros dias do server, já haverá a necessidade de recorrer aos NPC's para restaurarem uma espécie OU o governador tomar medidas drásticas e acabar protegendo tudo que é espécie.

smile
Isso se o governador tiver consciencia neh, se não vai começar guerra contra as outras nações... e o mesmo acontecerá nas outras nacções tbm =X, por favor eu peço desde já pra quem se eleger... Mesmo wakfu sendo um jogo, politica nao é brincadeira... entao sem palhaçadaswink 
0 0

Desde que comecei a jogar Wakfu, fui cativado pela organização imposta na política e até surpreso que um jogo deste nível (Eu não esperava muito do Wakfu no começo) tivesse um sistema político voltado aos jogadores, de maneira que eles mesmo pudessem se acertar e decidir seus representantes.

Caso eu consiga os cp's suficientes para ser governador, eu tentarei me candidatar, mas caso eu perca irei apoiar o meu representante em tudo que talvez ele precise, como todo Citizen de Wakfu fazeria.

happy

0 0

Somos dois, Schoore. e kaiokens, creio que isso dependerá dos nossos votos então (assim espero, pelo menos). O Remington, pelo que vi, teve problemas de política na nação de Amakna. O povo foi no fórum, falou o que estava acontecendo e aos poucos (na verdade foi bem rápido) geral foi lá e ajudou a espalhar a ideia de concorrentes melhores para uma nação mais saudável.

Achei coisa linda ver que conseguiram depor o governador. E aparentemente as coisas tem melhorado por lá. Por outro lado, só de ver a riqueza nacional de Bonta de lá da para perceber que bons políticos desde cedo podem fazer a diferença numa nação - assim como um povo dedicado.

Serei Brakmar tbm, e ao menos espero que o povo não venha para Brak para zoar e pagar de malvado, chutando o balde pro ecossistema e política.

0 0
Barlin|2014-07-10 01:56:05
Somos dois, Schoore. e kaiokens, creio que isso dependerá dos nossos votos então (assim espero, pelo menos). O Remington, pelo que vi, teve problemas de política na nação de Amakna. O povo foi no fórum, falou o que estava acontecendo e aos poucos (na verdade foi bem rápido) geral foi lá e ajudou a espalhar a ideia de concorrentes melhores para uma nação mais saudável.

Achei coisa linda ver que conseguiram depor o governador. E aparentemente as coisas tem melhorado por lá. Por outro lado, só de ver a riqueza nacional de Bonta de lá da para perceber que bons políticos desde cedo podem fazer a diferença numa nação - assim como um povo dedicado.

Serei Brakmar tbm, e ao menos espero que o povo não venha para Brak para zoar e pagar de malvado, chutando o balde pro ecossistema e política.

É um ótimo exemplo para aqueles que acham que um governador popular não consegue sair de seu cargo por causa de sua influência no jogo, muitas vezes negativa, mas que possui seus "amigos" que são beneficiados pela permanência. A política no Wakfu só depende de você que vota. Se conseguir cativar aqueles através do fórum ou mesmo dentro de jogo, você pode chegar em qualquer lugar, só basta querer!

happy

E caso você venha a ser um futuro concorrente pela vaga de Governador Barlin, espero que isso não afete a nossa relação de amizade, já que em poucos dias antes de abrir o servidor, já conheci uma pessoa de valor.

rolleyes 
0 0

Osh, de modo algum, Schoore! Seria muito massa concorrer contigo - e a parte boa é que independente de quem ganhasse, acho que Brakmar estaria em boas mãos ;D

Simsim, essa coisa de política me atraiu bastante também. E o ecossistema achei muito massa pelo fato de depender da sinergia entre todos os jogadores para ficar saudável.

De certo modo, parece que a Ankama investiu nesse jogo para tentar criar meio que uma conscientização nos jogadores no jogo sobre questões importantes fora do jogo.

0 0
Barlin|2014-07-10 02:39:06
Osh, de modo algum, Schoore! Seria muito massa concorrer contigo - e a parte boa é que independente de quem ganhasse, acho que Brakmar estaria em boas mãos ;D

Simsim, essa coisa de política me atraiu bastante também. E o ecossistema achei muito massa pelo fato de depender da sinergia entre todos os jogadores para ficar saudável.

De certo modo, parece que a Ankama investiu nesse jogo para tentar criar meio que uma conscientização nos jogadores no jogo sobre questões importantes fora do jogo.

Com certeza, o objetivo é que Brakmar esteja em boas mãos happy

E se você ver, a Ankama criou o Wakfu baseado no Dofus, sendo como o futuro do outro jogo, muitos e muitos anos depois acontecendo várias e várias coisas que tornaram o Wakfu que é hoje. Se você parar para pensar, Dofus não possui essas mensagens como a importância do ecossistema ser protegido ou até mesmo a política, e creio que o Wakfu veio para mostrar que o futuro está ai.
0 0
Pontuação : 193

na verdade é por que no dofus todos eram simples fazendeiros. No wakfu, chegou milhares de tecnologias e as coisas estão escassas ( convenhamos né, tudo ser submerso fica dificil ter as coisas abundantes). Além de que o mundo dos 12 11 12 parece ter sido mais corrompido no wakfu.

0 0
Comentar neste tópico