FR EN ES PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama

[Procura-se Moderadores] - Comunidade Abandonada

Por MatheusMissias 24 Setembro 2019 - 17:30:15
Bom dia, boa tarde ou boa noite aos aventureiros que restaram em nosso mundo dos doze, eae vocês estão animados com o game? é... acho que a resposta é não...

To fazendo esse post aqui pra tentar encontrar algum moderador do game, ou coisa do tipo, é serio, sei que a equipe é pequena e vocês tem mil e uma outras coisas pra fazer mas... não da pra dar um pouco de atenção pra comunidade? Tem inúmeros post aqui no fórum de pessoas expressando seu descontentamento com o jogo e nunca vi um ser respondido.

Vejo muitas pessoas reclamando das atualizações, problemas com bugs, nerfs, mecânicas e coisas do tipo, mas honestamente, acredito que isso é o que menos importa, em minha opinião a pior falha no wakfu é o abandono a comunidade.

Tenho conversado com muitos players e é de unanime o que todos pensam da mesma forma, não temos contato com os moderadores! antigamente ainda se via um moderador ou outro logando, mesmo que fosse pra ficar parado no almanax ou astrub, mas já faz muito tempo que nem isso temos.

Onde estão os eventos de "encontre o gm", ou o tão aclamado "evento pvp"??

A comunidade está morrendo cada vez mais, e o único motivo que me fez criar esse post é porque realmente gostamos do jogo, eu realmente não sei como esse jogo sobreviveu tanto tempo, mas de alguma forma, grande parte das pessoas que desanimam e param de jogar o jogo, uma hora ou outra sempre voltam, mas... até quando? será que vão voltar pra sempre?

Sei lá, só queria uma opinião dos moderadores, tem algo que da pra ser feito pra trazer a galera de volta? como andam as comunidades nos outros servidores?

Observação: Não to só reclamando do trabalho de vocês, longe disso, sei o quanto de trabalho vocês tem e acredito que tenho noção do tamanho da equipe. É que realmente sinto que a comunidade esta abandonada...

~Aguardo respostas.

Att: Esqueci de mencionar sobre a má divulgação do jogo.. mas já fiz isso no passado e já vi muita gente reclamando recentemente e não tivemos nenhum retorno... fica ai mais uma pergunta aos moderadores, há algo que está sendo feito pra resolver esse problema?
21 0
Reações 35
Pontuação : 49

Sinceramente concordo muito com suas palavras, mas acho que deveriam dar atenção a propagandas do jogo também, pois a maioria, como dita em outro post relacionado a abandono do game, a maioria sabe do Wakfu pela animação da Netflix, ou mais diretamente, pelo Dofus, alguns (como eu) vieram de videos de 2014, lá quando o Coisa de Nerd fez uma propaganda, e nessa mesma época, a comunidade era vivida. 

Seguindo sua linha de raciocínio, a comunidade é quem torna o jogo divertido, porém, aos poucos a mesma vem caindo bastante, então creio realmente que a equipe deva investir atenção nos players, e tirando o fato que propagandas do Wakfu podem ser bem carinhas, dependendo de como for, acho que ao dar atenção aos players pode incentivar o jogo de varias maneiras, além de que, há muitas boas sugestões aqui no fórum, onde uma das que considero mais importante é o sistema de busca de grupos, mas enfim, além das suas palavras, só acrescento isso. angel

4 0
Pontuação : 555

EXATO!! Sobre a propaganda do canal Coisa de Nerd, é bem fácil validar essa informação, eu mesmo fiz isso, utilizei como base a data de publicação dos vídeos e fiz uma pesquisa nas datas que o site do wakfu foi mais acessado, e realmente, logo após os primeiros vídeos teve um salto gigante nas pesquisas por wakfu. Da mesma forma acontece quando lançaram as temporadas no Netflix.

0 0
Pontuação : 212

O discord era uma ferramenta incrível e rápida para manter contato com os GMs, desde que foi desativado, senti um certo abandono e uma dificuldade imensa na comunicação. 

4 0

Concordo plenamente contigo, mas e então? Pensou em algo pra resolver esse problema?
Eu tive uma ideia, não seria viável fazermos um convite aos moderadores  para que participassem dos nossos grupos do discord? Tipo, pegar um discord que abranja a maior parte dos jogadores e dar um cargo de moderador para eles, assim como canal de comunicação onde eles pudessem interagir com a gente...
《Resposta aos moderadores》- Sim, temos canais no discord muito bem organizados e com pessoas responsáveis e competentes que podem criar um ambiente legal e que não vire bagunça para que possam atender a todos. Acho que no mínimo um post dos moderadores falando sobre a possibilidade de utilizar discord seria uma boa, criar uma enquete dos principais servidores etc...

1 0
Pontuação : 17

Concordo 

1 0
Pontuação : 33

Realmente a situação ta triste, jogo isso desde quando foi lançado praticamente, mas tenho desanimado cada vez mais e mais com o game, tenho ate procurado algo parecido pra jogar, porque creio que não vai demorar muito pra deixar o Wakfu de vez, principalmente por esse motivo da comunidade estar abandonada.

1 0
Pontuação : 94

Bom dia, sempre que conheço alguém eu tento atrai-lo para o jogo, mas quando eles entram, me dissem que o jogo é muito chato. Mas na verdade é só o tutorial que eles jogam, o qual é muito chato e tem que ler (é pra admitir, ninguém gosta de ler em um jogo :'v) fazendo que eles desistam antes de chegar em Astrub, onde de verdade o jogo começa.
Entao se fazem o tuto muito mais atraente, mais pessoas ao entrar ficarão atraídas (obviamente) e mais probabilidade de eles ficar. Quantas mais pessoas estiverem e mais pessoas ajudassem entre si, mais pessoas ficarão e assim o ciclo "volta à vida" começa.
Ou estou errado?

1 0
Entendo seu ponto, não sei como está o tutorial hoje em dia mas acredito que o problema está além disso, não é apenas o início do jogo, ao meu ver mesmo os que já entendem a mecânica do jogo tem dificuldades de permanecer no jogo por falta de atrativos, a questão do tutorial pode ser facilmente resolvida com post de instrução feito por jogadores experientes aqui no fórum.
Mas vlw pelo comentário, vou refazer o tutorial pra ver como está, o jogo é um mmorpg, então tutoriais, guias e "muita coisa pra ler" acredito que faz parte da mecânica do jogo .
0 0
Pontuação : 2115

Wakfu tá abusando da sorte de que não existe nenhum jogo MMORPG tático que bate de frente, por isso a comunidade vai se arrastando mas não para, assim que uma empresa lançar algo parecido e se a ankama não valorizar o jogo e sua comunidade, pode pendurar a chuteira. 

MatheusMissias|24/09/2019 - 17:39:59
É que tipo assim, não sei como funciona a burocracia dentro da empresa, bom, sabemos que o jogo é francês, mas quem são os responsáveis pela comunidade br? Será que os mesmos tem alguma voz la dentro? Pode ser que os representantes do efrim não sejam ouvidos sacas, ao meu ver essa seria uma justificativa pelo descaso com a comunidade br, não é proposital deles, mas talvez os franceses não estejam colaborando, afinal pode ser que o lucro que ganham com o efrim esteja muito longe se comparado a comunidade francesa ou demais.

maaaaaaaas, isso sou só eu especulando....

tendi, outra coisa que fica meio sem nexo é criar um servidor exclusivo para uma região mas as promoções são valores cobrados em servidor de outro país onde a economia é bem diferente e que eles apenas usam o conversor de moedas, acredito que se as ofertas fossem a preço popular de cada país, teria mais gente acessando os pacotes de bônus especiais.

Só citei isso com base no que a gente ver no fórum de gente reclamando dos preços, claro que ninguém é obrigado a adquirir mas é só uma ideia mesmo.
3 0

Bem isso.

1 0
Pontuação : 97

Eu com cordo com tudo o que foi dito, mais ainda tem que lega em consideração que a ankama foca mais no dofus que não wakfu, já que o dofus si você que joga mesmo você tem que paga e o wakfu eles até abre zinit de vez em quando.

0 0
Pontuação : 5584

Eu acho que são dois os principais problemas que causam esse abandono/desinteresse por parte dos jogadores:

1- Multicontas/Sistemas de heróis: Quem pode pagar por isso está tranquilo no jogo, quem não pode sofre muito para conseguir ajuda, sem falar que a economia do jogo é muito afetada;

2 - P2P: Eu sinceramente não conheço outro jogo que seja P2P fora os da Ankama. Sim é possível evoluir sem pagar por isso, porém sejamos sinceros, a partir de um certo nível (125.. 140) o ganho de EXP cai bastante, praticamente para;

E juntando os dois pontos acima temos a seguinte situação: ''Ei amigo, conhece o Wakfu? É um jogo muito legal, mas você tem que pagar uma mensalidade se quiser evoluir de forma decente se você não puder jogar muitas horas por dia. Ah! E pra não sofrer com a falta de ajuda tem que pagar também um sistema de heróis...''

E a pior parte disso é que a Ankama raramente faz atualizações que a maioria curta. A última att que eu gostei foi a da reformulação das nações e antes dela, não lembro de nenhuma. Então, acredito que antes deles investirem em Marketing, deve-se melhorar o jogo em muitos aspectos, principalmente os dois citados.

E, como dito acima, Wakfu é um jogo tático único e belo, eu tenho esperanças que ele melhore muito um dia, mas até lá continuo fora dele.

Canal no YT: Wakfu BR (Atualmente parado por motivos de tempo e falta de hype)

0 0
Pontuação : 1921

O mult Acc realmente atrapalha, porem o sistema de herois nunca atrapalhou niguem, e te direi por conheço gente que tem 10 char mas prefere jogar so com 1 e 5 outros player que fechar uma pt só dele, na verdade sem o sistema de herois iria cair ainda mais a quantidade de player do wakfu, pois com esse sistema pode facilmente arranjar um tanker e um healer para uma pt, pois a maioria dos player é main dano.
 Discordo tambem sobre as atualizações as att são muito boas porem são incompletas a mudança nas naçoes a reformulação de alguma classes, o sistema mudulox a redução de nivel, as novas areas, mecanicas e tudo mais, porem a ankama não ouve os player e fazem atts que poderiam der 200% melhores mas ficam apenas 50% melhores
 Sobre o p2p tambem discordo, unica coisa que acho inaceitavel é zinit ser bloqueados para não assinantes, você consegue upar muito rapido até o nivel 150, a partir dai fica dificil, porem o jogo tem 200 niveis não seria facil mesmo, meu caro amigo TrezPorDez vive dizendo pra galera fazer missão ambiental que da muito xp, mas nego prefere ficar matando mob. Da sim para chegar longe sem p2p mas zinit ser fechado é um tiro no pé.

3 0

Hail, vamos lá Dozeanos.
 Você tem toda rasão meu caro Wonna, o jogo ja careçe de player e os que são fieis ao jogo se sentem abandonados, eu ao menos sinto que os moderadores do serv br servem apenas para traduzir e concertar bugs vindos de atualizações, temos outros jogos bem antigos que os GM GS vivem on e conversando com os player, fazendo eventos e talz.
 Sobre o jogo vamos lá, como o amigo ai disse o TUTORIAL é muito chato e desinteressante, as classes no wakfu demoram para mostra o poder que tem por isso eu penso que um tutorial onde a pessoa já começa no lvl 200, com um equipamento base e as skils todas liberadas, mesmo as de missoes, por estar em incarnan isso seria possivel, tambem poder trocar de classe avontade antes de sair de incarnan, poderiam até mesmo fazer uma introdução onde você joga com a classe desejada na luta contra astrub, e la rolava um tutorial da classe, mostrando tambem as outras classos jogando como "Bot", depois de completar o tutorial e sair de incarnan os player começariam no lvl 6 normalmente em astrub, isso diminuiria a quantidade de gente que começa um char depois apaga por não saber oque ele faz.
 A divulgação do wakfu é pessima, poderiam manter uma pagina no facebook simples no estilo tirinhas ou comedia algo que divertisse os player e atraisse novos, dessa forma custando quase nada, poderia ter eventos postados la para divulgar o jogo. Melhorar a interfaçe de escolha dos personagens, por um video mostrando a game player da classe ja ajudaria demais.
 Mas esse post não é sobre ideias então eu paro por aqui, que os 12 nos ouçam.

Outra coisa.
  Eu realmente queria que o servidor Br fosse mais idependente, porque sofremos muito na mão dos françeses, algum Dozeano nesse post ja disse, o servidor é brasileiro mas os preços dos item tem base em outra moeda, isso fode muito conosco, varias pessoas querem comprar coisas da loja mas o preço é simplesmente absurdo.

3 0

falta chat global,não entendo porque pode ter no dofus e não no wakfu...

2 0
Pontuação : 424

Preguiça mesmo.

1 0
Pontuação : 5584

MatheusMissias|24/09/2019 - 21:40:46
Ok, até entendo seu ponto onde reclama do p2p e heróis mas.. e então? Tem alguma sugestão pra melhorar isso? Obs, tem que ser algo viável, dizer apenas para retirar o sistema não é válido.

Sobre a "queda de xp sem p2p" infelizmente discordo de você, sim, a progressão a partir do lvl 125 como citou é realmente complexa, mas existem inúmeras formas de conseguir exp, o que acontece é que do lvl 1 ao 125 da pra upar sem fazer nenhuma Quest, apenas com rush, e a partir do lvl 125 às coisas já complicam.

Sobre as formas de upar:
A exp ganha nos campos de batalha são absurdas e você nem precisa ter set, só de participar, mesmo que perca a luta já ganha a exp (upei meu panda do 169 ao 192 só em campo de batalha).
Outra forma pouco explorada são conquistas, existem desafios de rankear dungeons estase 21 31 e 41 em nível reduzido que te recompensa com exp de acordo com seu level, vamos utilizar como exemplo um char lvl 125, acredito que nesse level ele não tem dificuldades para montar sets de lvl 20, 35, 50, 65, 80, 95 e 110, olha quanta dungeon tem nessa faixa de level, um char level 125 tem plenas condições de montar sets muito bons para que consigam rankear essas dg e se beneficiar do bônus de exp. 

E o último ponto que você disse infelizmente terei de discordar, jogo wakfu a muito tempo, sei o quanto esse jogo evoluiu e toda a capacidade que ele pode chegar, "investir em atualizações ao invés de marketing???" Ao meu ver é exatamente essa a besteira que estão fazendo, goste ou não, atualização é  o que não falta, podem ser att ruim e fraca, mas isso tem de monte, hoje mesmo foi adicionada uma... Sobre a maioria gostar ou não da atualização pra mim é relativo, exemplos práticos foi revamp no enutrof que todos reclamaram e depois de um tempo geral começou a gostar, e a polêmica att dos encantamentos que muitos dos que reclamaram (como eu) mudou de opinião...

Mas é isso aí, fazemos parte da comunidade e temos que discutir sim sobre o que gostamos e não gostamos ^^ vlw ae

Eu não tenho sugestão de como melhorar isso (remover p2p), apenas expus que, como jogador/cliente, isso é visto com mal olhado, principalmente por quem não conhece o jogo, assustando assim novos jogadores. Se alguém vier pra mim hoje e dizer ''bora jogar tal jogo? tem que pagar periodicamente'' eu já respondo imediatamente que não e sigo a vida.

O que eu quis dizer não é que as atualizações devam ser superiores ao marketing, mas sim que as atualizações devem ser boas para então o marketing ser feito. Imagina a situação: Tem uma nova confeitaria aqui perto de casa, vou lá, experimento um bolo e acho horrível, quando alguém me perguntar sobre essa loja eu vou simplesmente dizer: ''Não vai lá, é horrível, vai em outro lugar'' e obviamente não vou recomendar esse lugar pra ninguém. Entende? O pior que se pode acontecer pra um marketing é isso, o mal falado. Tome como exemplo a atualização que adicionou novas personalizações de personagens. Todo mundo esperava novos cabelos e roupas muito mais bonitos ou pelo menos diferentes, mas o que aconteceu todos sabem muito bem, a Ankama disse ''Vamos atender seu pedido de mais personalizações'' e tampou o Sol com a peneira com aquelas coisas gerais pra todas as classes. (Não que essa att tenha sido super importante ou repugnada por todos, mas é um bom exemplo de att feita às pressas, longe das expectativas).

É claro que o jogo não precisa estar perfeito para que o marketing entre em cena, mas também não pode ter defeitos tão gritantes que toda a comunidade enxerga, desde iniciantes até aqueles em final de jogo.
1 0

Decerta forma vc está certo, porem não da pra fazer um jogo sem player, não vai ajudar muito fazer 100 att e não chamar gente, tem que consiliar os 2 mas dar foco ao marketing.

e como eu disse acima pagar periodicamente so pra zinit ^^

1 0
Pontuação : 1550

crissboy|24/09/2019 - 21:57:55
falta chat global,não entendo porque pode ter no dofus e não no wakfu...

Só isso já resolveria DEMAIS o problema com o buscador de grupos; Além do que, daria pra desativar esse chat global livremente, assim como os outros, caso a pessoa desejasse (pelos botões laterais).

E... Só de checar os comentários, a gente percebe o quanto o pessoal ainda ama esse jogo; É de partir o coração ver ele nesse estado.
3 0

SUPEEEEEEEERRRRRRRRR, vc tem toda rasão.

1 0
Pontuação : 16

Mano concordo com tudo com o q  vc falou, o wakfu podia ser um jogo bem melhor se todos os "Criadores e Trabalhadores "  fizessem um grande upgrade no game e ate mesmo no server efrim q esta morrendo seria muito bom, o interessante e q o jogo n pesa muito no espaço de memoria do PC e isso é ótimo e todos deviam aproveitar isso e só nerfar e bufar personagem que o jogo vai trazer mais ou menos pessoas para jogar têm q criar mais conteúdo sair do foco do anime 

1 0
Pontuação : 388

Wakfu é um jogo com um put* potencial, mas infelizmente, a Ankama insiste em boicotar ele. Eu penso todos os dias em voltar, principalmente pq não consigo me adaptar a nenhum outro jogo atualmente, mas toda vez que logo no jogo eu me lembro pq eu parei. É triste mas é verdade!

2 0
Pontuação : 1

e porque parou ?, sempre quis joga wakfu mas meu pc não ajudava agora tenho pc e estou pensando em jogar mas não sei como ta a comunidade

0 0

.

0 0
Comentar neste tópico