FR EN ES PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama

[REFORMULAÇÃO] Sistema de herois, multichar e profissões.

Por xSenko0 07 Novembro 2018 - 12:22:19

Vou citar abaixo os motivos pelo qual o sistema de herois e multichar(vip) se torna algo maléfico para o Wakfu.

Problema: Jogadores isolados e cada vez mais solitários.

Com o sistema de heróis e multichar os jogadores tendem a se isolar em sua pt fechada e não interagem com novos jogadores, a falta de interação gera o desinteresse de jogadores novos em continuar no jogo, tendo em vista que ele não vai conseguir uma pt pra um calabouço e provavelmente será outro forever alone com a sua pt fechada multichar ou sistema de herois. Desse modo os calabouços se tornam menos importantes, tendo em vista que muitos vão evitar ja q se pode obter grandes quantidades de xp no mundo seguro com o sistema de sementes plantada sem precisar de multichar ou heroi.

Sugestão: Cosméticos são os melhores amigos de um F2P.

Pelo ponto de vista empresarial da Ankama, eu acredito que seja mt mais lucrativo para a empresa vender cosméticos do que herois e multichar, vc pode usar como exemplo jogos muito maiores que o Wakfu como mobas por exemplo, lol e dota 2 vendem seus cosméticos e faturam milhões e tem uma player base gigante e são free to play, Wakfu com esse sistema de multichar e herois não se sustentará por mt tempo, hj em dia se um jogo quer ser free to play e sobreviver tem que se garantir na venda de skins e cosméticos, vendas de montarias etc, e o Wakfu tem um bom sistema pra isso.

Olhando também o ponto de vista das profissões, acredito que permitir que um jogador consiga obter todas as profissões do que apenas 3 como no dofus seja tbm prejudicial ao mercado, é outro sistema que deixa o jogador como a estrela de si mesmo, um mmo tem q ser jogado em grupo, se vc entra em um MMO pra jogar solo é melhor trocar de jogo e ir jogar um singleplayer, se eu entro em jogo online qro interatividade e participação dos jogadores em todos os conteudos, não adianta nada a Ankama ter todo o trabalho de criar uma historia, uma narrativa, um calabouço, um ecossistema se não possui interação alguma entre os jogadores. Vc pode ter certeza que esse jogo seria mil vezes mais divertido se tivessem jogadores cooperando e aprendendo a cooperar nos calabouços. Só vc usar como exemplo jogos que possuem sistemas de dg e raid excelentes como é o caso do wow, raidar no wow é uma das melhores coisas do jogo, é um dos pontos fortes dele, agora imagina se cada jogador do wow tivesse jogando com os seus outros 3 chars solando um lich king, perderia toda a graça da raid a graça é vc cooperar e derrotar o boss, mesmo sendo derrotado ou se frustar com jogadas ruins dos outros jogadores, isso faz parte de um mmo e vc negar isso de um mmo, seja as frustraçoes, ou a alegria de uma vitoria em grupo é vc matar o seu MMO aos poucos.

Portanto essa é a minha ideia de como mudar o Wakfu em 2019 para um bom Wakfu, seja pensando no lado do jogador mas tbm do lado da empresa que precisa manter esse jogo de pé com o publico pagante. Mas sinceramente até agora não me senti motivado a pagar 1 centavo nesse sistema de herois ou vip com multiconta eu pagaria o vip mais pelo bonus de xp de profissão e up do que pelo multiconta, não que isso não seja mt mais rapido de upar, realmente é mt mais rapido vc upar 3 chars de uma vez, mas é entediante e monótono vc jogar sozinho o jogo por tanto tempo, vc so sai da toca se for pra bater pvp e sim o pvp do Wakfu tbm é uma droga, a batalha amistosa consegue superar de 10 a 0 o campo de batalha, mas não vou entrar mt no assunto pvp pq pelo visto é qse unanimidade a insatisfação com o pvp, por isso fica o meu apelo final ao que realmente me preucupa no Wakfu, acabem com o multichar e herois e deixem os jogadores interagir entre si, um mmo com jogadores tão isolados não tem futuro.

6 -4
Reações 21
Pontuação : 718

É meio complicado,os heróis são para quem não consegue grupo e não tem o dia todo para jogar e esperar alguém aparecer, já que entrar num MMO pra jogar sozinho é estranho mesmo, então é um sistema que ajuda essas pessoas sim mas infelizmente muitos usam pela facilidade e como Wakfu é um jogo de nicho isso faz com que os jogadores se isolem mais ainda.Talvez diminuir o tamanho dos mapas ( as nações já irão em breve ) e melhorar a busca por grupos possa ajudar a diminuir a utilização dos heróis pelo menos.E entrar em guildas ativas sempre é bom também.

0 0
Pontuação : 224

Justamente ngm aparece pq estão sozinhos upando em multichar ou com herois se não tivesse o sistema de herois ou multichar com certeza vc nao teria problemas em achar grupo. Eu digo isso pq quando comecei a jogar isso aqui eu achei q o jogo estava morto, fiquei perplexo como um jogo tão bom estava sem jogadores, mas depois eu via pessoas por ai atacando bixos ou entrando em dg com os seus herois ou multichar, ai percebi de fato que o problema nao era só a falta de player e sim o multichar e herois, que torna menos atrativo o jogo cooperativo e torna mais atrativo o jogo individual.

Entrar em guildas não ajuda mt, visto que a maioria ali é multichar e se vira sozinho, acaba que ngm pede ajuda de ngm e quem não tem vip ou não gosta de utilizar os herois vai acabar se ferrando msm.

2 0
Pontuação : 347

sim wakfu tem muitos mapas gigantes ate mesmo inuteis, deviam colocar tbm algo que incentivasse o povo a ficar online tipo prêmios ou missões relâmpago com coisas exclusivas ou sistema de pontos online com tantos ponto vc resgataria por algo.

1 0
Pontuação : 83

Concordo e discordo de vc, mas entendo seu ponto de vista; vamos por partes, o problema do jogo não só é o isolamento dos jogadores mas também a falta de investimento em marketing, e apesar de o sistema de heróis ter esse aspecto negativo ele também é positivo para aquelas que jogam por menos tempo diariamente ( ou até menos que isso ), então, acho que remover o sistema seria problemático, mas, talvez, dar buffs a grupos de jogadores fosse uma solução melhor, ok, não iria solucionar o multiaccount e na vdd o recompensaria, mas temos que pensar em um problema de cada vez; enfim, quanto a multicontas, não sou a favor nem contra, apenas ignoro, acho algo negativo para a comunidade em sí, mas cada um tem sua consciência e cada um deve jogar da forma que se sinta mais à-vontade, lembre-se, equipar 3 personagens e aprender como funcionam ao mesmo tempo, é mais difícil doq cm 1 de cada vez, e consequentemente aquele nosso amigo multiacc lv.120 está fadado a jogar de Cra, Iop e Sacrier, e mesmo assim, jogar mal, por mais que sejam classes simples, esse jogador nunca vai ser um grande jogador, nunca vai estar entre os melhores, e com o tempo vai ser passado para trás, pois ele não acompanha o nivelamento da comunidade, e tenha certeza, ele provavelmente é um daqueles jogadores de pvp que n faz  idéia das passivas do próprio char e segue a primeira build boa que acha no google.

Quanto a venda de cosméticos e a reformulação do pvp, concordo cm vc, os campos de batalha não são divertidos, e o jogo tem um grande potencial para venda de cosméticos, enfim, o que nós podemos fazer é ajudar a empresa como der, seja com sugestões, seja chamando amigos, ou até comprando uma coisinha ali e outra aqui.

A respeito de guildas, acho que depende muita, pelo menos na minha tem gente de todo lugar e dependendo do horário vc sempre consegue alguém pra ir nas dgs.

Bem, uma forma de amenizar isso pode ser resolvida quando vc inicia o jogo, sabe ? lá em incarnam ? procure grupos, faça amigos, se quiser crie um servidor no discord ou ts para comunicação e joguem juntos quando puder.

Profissões... gosto de ser uma faz tudo .-. da muito mais trabalho do que upar só 3, mas sinceramente ? prefiro que mantenham assim... até pq se mudarem, como ficam as pessoas que dedicaram tanto tempo a upar várias ? seria mt frustrante... enfim, é só isso que tenho a dizer mesmo.

P.S.: Desculpa o texto, mas gosto de dar meu ponto de vista de forma mais clara possível ;u;

0 0

Olha em questão de profissão até tudo bem, nem faço questão mas acho que uma atençao especial deve ser dado ao mercado pq existe um certo problema ali de falta de itens, no dofus vc tem itens de todos os leveis e todos os materiais sempre vendendo, no Wakfu falta mt coisa, talvez seja falta de jogador que esteja afetando o mercado.

Quanto a questão do sistema de herois para jogadores que jogam pouco, eu não consigo ver a ligaçao entre herois e jogar pouco tempo, pensa comigo aqui vc loga e fica 1 a 2 h no jogo logado, pq essa pessoa teria dificuldades pra achar alguem em um Wakfu que não exista mais multichar e heroi ? as pessoas vao ficar sem a sua pt de forever alone e vão ter q usar o chat finalmente, o tão abandonado chat de recrutamento (sim acredite ou não tem mais de uma aba de chat ali alem do geral, guilda, pvp e privado que parecem ser os únicos usados) e usando o tal do chat é a forma de qualquer player achar grupo para fazer seja oq for, seja cala, missão, farm etc.

A falta de grupo existe pq as pessoas ja entram no jogo como multiconta ou herois, eu testei isso, quando comecei a jogar esse jogo eu pensava que o jogo estava com falta de jogadores, cheguei a usar o internacional pra ver ser melhorava e dava na msm, eu tinha missões iniciais no cala do papatudo real, tofu e shin larva e não tinha ngm ali no cala ou ngm usando o chat de recrutamento (msm tendo mt gente em astrub) e tão pouco usando o sistema de find de grupos do cala, a forma de up msm desse povo é vc pegar o seu char ir pra calamar no lvl 25 e ficar igual uma batata passando turno e upando e depois vai pra shiudoku e upa novamente igual uma batata até o 100, ou seja até o 100 vc é um vegetal no jogo. Ou seja até o lvl 100 vc praticamente pulou todo o conteúdo criado pela Ankama e todo progresso NORMAL que vc deveria ter feito mas não fez, pq upar dessa forma não é eficiente, o eficiente msm é ir calamar ou shiudoku pra ser carregado e se for multichar melhor ainda. Ou seja vc praticamente mostra o seu dedo do meio para a Ankama e todo o seu esforço para criar uma historia e cala até o nivel 100 e pula todo esse conteúdo, na real vc pula mt conteúdo do jogo simplesmente por esse sistema falho de forever alone q o proprio jogo proporciona, a propria Ankama que está se sabotando.

Usar guilda como exemplo para solucionar esse sistema é a msm coisa que tapar o sol com a peneira, mt gente da guilda tbm é multichar se eles param pra fazer algum conteudo com vc é mais por pena, pq eles de fato não precisam de ajuda e sim vc, são multiconta e podem fazer o jogo até o 200 sozinho, vc que se vire e tente pagar o vip ou compre mais 1 heroi e faça o seu trio forever alone.

0 0
Pontuação : 29

Infelizmente o sistema de progressão de level e o próprio grinding do jogo são bem falhos, a propria ankama faz vista grossa para sistemas que jogadores criam para ter vantagem extra jogo. o multi conta e o sistema de sidekicks nada mais e que um método de mascarar ou ate tentar amenizar este sistema que geral lucro tanto para a empresa com a compra de pacotes tanto para os jogadores multiconta que vende seus espólios e personagens fora do jogo por dinheiro real. Oque eles não percebem e que manter este sistema falho e prejudicial tanto para a empresa que vai perdendo sua playerbase aos poucos pois o jogo ficara cada vez mais desleal e monótono quanto para os jogadores adeptos dessa pratica que verão seu jogo morto dentro de alguns anos.

2 0

Se manter o multichar pode anotar o jogo vai morrer, só olhar o sucesso dos servidores monoconta no dofus contra os servidores multi, dão de 10x0. A ideia de multiconta é a pior ideia que alguem ja teve pra um mmo, isso mata a player base os jogadores se isolam e fica uma sensação que o jogo ta morto pq vc não tem interação nenhuma. Multiconta é com certeza o ponto chave do fracasso do wakfu, não é atoa que estão reformulando pra 2019 é sinal que lucro não esta dando, pois se estivesse, nem mudariam e nem pediriam opinião da player base.

1 0

ExLightningCrow|10/11/2018 - 00:27:22
Se pedem opinião dos jogadores não necessariamente o jogo está acabando, afinal, qual o problema de dar atenção a seu público ?.

Multiconta é algo falho, mas em momento nenhum é dado como ponto positivo, ou foi usado pela empresa pra promover o jogo, é uma falha, falha dos jogadores que vcs tanto estão defendendo, e sinceramente ? se eu uso multiacc e jogo a 2 anos por exemplo, ai o jogo acaba cm isso, eu pararia de jogar, veja bem, isso é um dilema "Banir multiacc e perder grande parte dos players agr?" ou "manter multiacc e ter um crescimento mais lento dos jogadores ?", eu manteria, mas daria incentivos a jogar com outras pessoas, a questão é, isso é complicado, uma empresa n faz mágica. Além disso, reformulação é algo que já teve mt no wakfu, não é sinal do fim do jogo.

Acho que o maior problema n é apenas o multiacc, mas a falta de informação de mts players e a forma monótona como olham para ponto X ou Y .-.

tem o multichar e o multiacc ou seja tem a pessoa q tem vip e tem 3 char na conta e outra que tem 2 contas seja ela com vip ou não, se tiver vip são 6 personagens na pt, se não tiver são 6 so que 2 personagens e 4 ajudantes. O fato de vc dizer isso :

"ou foi usado pela empresa pra promover o jogo, é uma falha, falha dos jogadores que vcs tanto estão defendendo, e sinceramente ? se eu uso multiacc e jogo a 2 anos por exemplo, ai o jogo acaba cm isso, eu pararia de jogar, veja bem, isso é um dilema "Banir multiacc e perder grande parte dos players agr?"

É bem triste ouvir isso mas isso explica mt a negativação do post, eu venho aqui com uma ideia que acredito ter uma boa chance de atrair jogadores novos, ja vc esta defendendo uma ideia apenas para manter os jogadores que ja existem por aqui, entenda q nenhum jogo do planeta se mantem com jogadores velhos e sim com publico novo, afinal quem é velho por aqui tende a gastar mt menos grana do que jogadores novos que ainda tem mt pra conquistar. Afinal um jogador com todos os personagens 200 vai gastar vip para q ? ele ja gastou tudo que tinha q gastar, ja deu todos os ovos de ouro que tinha que dar, agora o jogo vai precisar de uma fonte nova para beber e essa fonte são players novos chegando. Se vc tem uma ideia apenas para manter a player base acostumada a jogar sozinha, então realmente esse jogo esta fadado ao fracasso, assim como o Dofus ja esta afundado a anos. Bom de qualquer maneira eu ja vi que é desperdício de tempo discutir aqui, os jogadores que ainda residem no forum, são aqueles que aceitam o multiconta e multichar, então não tem mt o que se fazer, quem não curte esse sistema de multichar e multiconta ou aceita ou vaza, uma pena um jogo que acredito ser tão promissor e não sabe o básico da alma de um mmorpg, um massive multiplayer online que te traz uma sensação de singleplayer kkk é o fim dos tempos mesmo. Continuem Ankama com os seus multichar e multiacc com 6 personagens na mão de um jogador, vcs vão longe com essa ideia, bom de qualquer maneira não tem mais pq discutir aqui afinal vc é um multiacc...
0 0
Pontuação : 1979

vc não falou nada nessa parte, ainda quero ver onde 1 player desmotiva outros dessa forma

0 0
Pontuação : 347

tambem acho que wakfu poderia ser que nem dofus ao entrar em uma dg vc poderia ver quem e que esta fazendo assim sumiria esse sentimento de solidão.... o sistema de dg do wakfu é fechado por isso não da pra ver quem ta fazendo as salas. 
não é questão de mult acc cansei de ir na dg dragão porco do dofus e ter 10 ou mais pessoas fazendo a dg.... isso altas horas da madrugada ter 10 ou mais time full fazendo a dg é incrivel!!! eu tinha que esperar ate o boss respawnar pra pegar a luta.
obs: isso quando o almanax tava dando taxa de drop dobrado na dg. todo mundo tava querendo "TUTU".

creio que wakfu tem que se tornar so um servidor pq eu me lembro quando joguei o servidor beta. antigamente so existia bonta e amakna como cidades, tinha gente de toda parte do mundo. a comunidade br era muito grande em todo mapa em todo lugar os servidores cheio de gente. os BR era unido contra os gringos a rivalidade tomava conta era incrivel o como o jogo era interessante as luta contra outros países nós faziam mais forte e assim plantava no nosso interior o sentimento de rivalidade. do meu ponto de vista wakfu tem tudo pra ter sucesso se tomar a medidas de juntar os servidores e diminuir o mapas, colocar objetivos diarios tipo almanax do dofus que almenta algum bonus randomicamente em algum lugar do mapa.. nesses dias fica quase impossivel realizar tal tarefa ou adquirir tal recurso jogada genial pra quem guarda recurso, poderar aquecer o mercado com vendas e tudo mais.

1 0
Pontuação : 19

Sou novato no Wakfu e não entendo muito bem sobre o game. Mas já vi jogos definharem, jogos que eu amei... É díficil uma empresa lucrar e manter a player base. Creio que cosméticos no LoL deram certo por não ser um RPG.

0 0
Pontuação : 36

Irmão.
Te enviei um pedido de amizade a pouco. Caso queira montar uma pt para irmos jogando juntos é só me retornar que combinamos de nos add in game. Compartilho da mesma opinião, sem excessão. Abs. E aguardo o retorno.

0 0
Pontuação : 2

Concordo completamente com vc, sistema heroico e mundo seguro é um assassinato do termo Multiplayer.

0 0

Discordo, volto a afirmar que oque faz o jogo ser vazio não os player não o sistema de herois, o sistema de herois você pode usar 3 personagens oque é otimo, por exemplo tenho uma amiga que ela tem na pt dela uma sacrier tank e uma eni full suporte (falo isso porque 1 em cada 100 player no wakfu fazem um char suporte ou tank) oque supre nos quando vamos fazer uma dgn por exemplo em que é super dificil achar um tank ou um healer principalmente healer ja que todos fazem personagem com danos, nem ela nem eu pensamos duas vezes na hora de tirar os personaguens para chamar os amigos para a pt, ela tem o opção de vir com a healer ou com a tank que ela ja aprendeu a jogar, por isso o sistema de herois não torna niguem menos sociavel, se você tiver alguem que joga solo com herois, essa pessoa mesmo sem herois iria jogar solo, se tem alguem com herois na pt anda tem 3 vagas nela, e nada impede o nego de tirar os char dele pra outra pessoa vir, entrar numa boa guilda ajuda sim, na minha mesmo a galera de lvl 200 para um tempo pra ajudar em duvidas dgn e up mesmo, so concordo com o negocio de matar monstro no mundo seguro.

ExLightningCrow|09/11/2018 - 23:20:54
Narukame aqui, Então, o sistema de heróis foi criado justamente devido a falta de players e ao uso de multiacc, e nem sempre, 1h ou 2 é o bastante para achar gp para ajudar no aspecto X.

Além disso, não generalize esse tipo de coisa, pode acabar se tornando um problema, se sua guilda n ajuda, é pq ELA, é problemática, desde que comecei a jogar, sempre tinha gente disposta a ajudar na guilda ou até mesmo fora dela, nunca precisei do sistema de heróis, talvez seu erro tenha sido no inicio do jogo, lá em incarnam sabe ? lá mesmo eu consegui amizades e gente que joga cmg, aquele é o melhor momento pra criar vínculos, n é tapar o sol cm a peneira, pelo menos n pra mim, já que o sistema de guildas resolveu sim esse problema, ou, no mínimo, ajudou.

Upar assim até o 100 é opção sua, ser multichar é opção sua, e se vc faz isso, é vc quem n está aproveitando o jogo ou se valorizando como player, veja bem, a empresa faz vários conteúdos, se a parte roleplay agrada aqueles que se importam com ela, já é o bastante, se o sistema de job agrada aqueles que se importam com ele, é o bastante, se vc pode upar do 1 ao 100 em dois dias e isso te agrada, tbm é o basatnte, diversos conteúdos, diversos gostos, diversos motivos, as pessoas são diferentes, sabe qual é a opção da empresa nesse caso ? criar conteúdos diversos e agradar jogadores diversos.

Verdade, eu sempre encontrei que ajudasse, sei que é dificil para alguns, porem o discord do wakfu ta ai, la tem gente bacana, guilda bem animadas estão ai, gente boa estão ai, você quer ver que o problema do wakfu são os player e nao os sistemas? quantos de nos divulga o wakfu em redes social ou chama os amigos para conhecer o jogo?
0 0
Pontuação : 54

Já pensaram em mandar um pm pro cara e perguntar se tem vaga?
Se os lvls forem compátiveis ou se ele estiver livre para ajudar, certamente ele fará. Mas não se irrite se ele estiver tentando passar aquela dg maldita do Soft Oak e você não tem lvl para entrar, pois sempre que houver compatibilidade de lvls tenho certeza que as pessoas vão preferir jogar em grupo do que solo.
Talvez ele não entre no mapa e, de minuto em minuto fica shoutando um "recruto up em qualquer lugar ou qualquer dg 3/6", mas se perguntar se tem vaga e se for preciso certamente, ele irá ajudar ou colocar no grupo classes que sejam efetivas para a tarefa a ser feita. Afinal se uma pt está cheia de dd, talvez um cara multiconta tenha um tank com 80+ em todas as resists, ou um healer com 3k por cura, etc etc etc.
#FicaDica

1 0

Verdade bro os caras mal tentam, e ja vem falando que o herois vai matar o wakfu

0 0
Pontuação : 258

Jogo a poucos meses, e uso o sistema vip de herois, mesmo assim nunca neguei ajuda a ninguem. (tirando aqueles que chega do nada e diz: ei me upa! nem bom dia da). Wakfu é um dos melhores mmo  que tive privilegio e n pretendo sair daqui tão cedo.

1 0

Falou e disse bro, pessoal culpa um sistema bom por player ruins

0 0
Comentar neste tópico