FR EN ES PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama

Compensação por reformulações de classes

Por Uquo 22 Março 2018 - 15:24:52

Como a maioria aqui do fórum deve saber, muitas classes estão passando por grandes mudanças, e com essas mudanças, sempre há aqueles que ficam totalmente insatisfeitos com as mudanças que sua querida classe sofreu.

Pensando nisso, acredito que a Ankama deveria disponibilizar alguma compensação para aqueles que não gostaram da sua classe reformulada. É extremamente frustrante você investir tanto em tempo, Itens, missões e quebrar cabeça com builds para chegar um dia e isso tudo ir por água abaixo num estalar de dedos. Eu mesmo já abandonei um Zobal 131 e provavelmente vou abandonar um Hupper 158 por não ter gostado nem um pouco de suas reformulações (a do Hupper ainda está em beta).

Então minha sugestão é: Presentear diretamente no inventário do personagem um pergaminho de mudança de classe 200 vinculado ao personagem com data de validade que começa a ser contada a partir do login no personagem (validade em torno de duas semanas até um mês), assim os jogadores terão tempo para testar as mudanças e decidir sua opinião. Quem não curtiu sua reformulação pode mudar de classe com o item justamente presenteado e quem gostou pode permanecer com ela sem se aproveitar de qualquer forma do presente.

O que acham?

9 0
Reações 31
Pontuação : 11061

Acho que Mudança de Classe seria demasiadamente desnecessário. Um reset gratuito (que é o que geralmente acontece) é suficiente.

2 -3
Pontuação : 5705

Um reset seria suficiente caso a pessoa tenha ficado satisfeita com as mudanças, assim ela poderia escolher sua build nova.

E aqueles que não gostaram de nenhuma build? Não é raro a Ankama mudar tanto certas classes que elas fiquem completamente diferentes e obviamente diferente do que muitos gostavam.

5 -1
Pontuação : 706

KKKKKKKKKKKkkkkkkkkk só isso? Quer mais nada não? Uma quantia em kamas talvez?

3 -8

Sim, só isso. Ou você prefere pagar R$100 por um serviço de troca de classe por conta da falta de respeito da empresa?

5 -1
Pontuação : 237

Entendi o raciocínio e concordo apesar de ser utópico. Realmente não é difícil se frustrar com o peso das modificações que a Ankama anda fazendo, vide Enutrof por exemplo, a maioria dos jogadores simplesmente abandonou a classe, mas uma troca de raça também não seria a solução (a ideia é criar um meta onde todas as raças estejam em pé de igualdade não é?). O problema está nas reformulações mesmo, tanto player experiente sugerindo coisa bacana e eles sempre fazem besteira...

1 0

Concordo que seja meio utópico, mas acho que o mínimo que a Ankama deveria fazer é dar alguma compensação como fichas ou sei lá :unsure:...

1 0
Pontuação : 838

Eu concordo, acho complicado, vc upar um char 300 anos, equipar e a ankama vai la e muda tda a sua classe.. Ai vc vai la deleta o char e ela resolve arrumar o que foi refeito, como foi com o enu.

1 0

Putz... excluir um char pra depois melhorarem a classe e você ficar com as mãos abanando... não consigo nem imaginar o quanto você se sente frustrado(a)

1 0
Pontuação : 1189
A falta te empatia de vocês é tão porca quanto o colocamento de alguns que debocham de um assunto sério. Se por ventura osamodas fosse completamente reformulado e não agradasse a grande massa que usa o personagem, uma vez que tanto ele quanto Iop ocupam praticamente a metade do servidor, duvido muito que estariam se posicionando dessa forma. Logo, aprendam a se posicionar sem trazer teor ofensivo ou desmerecimento a uma pessoa que perdeu o tempo dela vindo a forum para discutir.

Quanto a situação, é mais do que um fato que concordo com isso. Quando temos uma reformulação geral, há grande possibilidade de perder a identidade do personagem em meio ao jogo, como aconteceu com o Eniripsa de fogo anos atrás, como ocorreu com o próprio Osamodas há trocentos anos quando parou de usar duas invocações, quando o Sadida deixou de colocar duas Poderosas... São pequenas coisas que chamam a atenção dos jogadores e são, de fato, relevantes numa discussão.

O Huppermago pra mim foi a maior decepção do Rework. A classe sempre teve sua marca em versatilidade, tanto que a galera a qual sempre joguei dispensava até eniripsa, uma vez que eu estava na posição de suporte. Huppermago tinha uma gama muito interessante antes do Rework ainda que o principal problema fossem pequenos ajustes.

No fim, a classe perdeu a identidade de mago, junto com a mobilidade completamente nerfada juntamente do range, já que as melhores skills de distância (orbes cintilantes, que perdeu sua área de ação) e aguaceiro (que apenas funciona em linha reta e em uma distância pequena) foram completamente esquecidas no churrasco.

"Ah, mas o que isso tudo tem a ver com a troca de classe?"

Imagina, você upa teu char até o 200 (Uquo, não desmerecendo tua dor, mas garanto que a minha tá bem maior), deixa ele full item de cura que não é barato, digamos de passagem, faz todo um projeto com o personagem pra ser suporte e simplesmente ele perde a habilidade a qual você focava como principal.

É chato, né?

Quero muito trocar meu huppermago pra eniripsa para evitar a decepção, mas olha que legal:
Pagar 100 reais pra mudar a classe do huppermago e se, por acaso, eu ver ele voltando ao que era anteriormente, precisar pagar mais cem pra ter minha identidade devolvida.

Muito, muito chato ter o seu principal char sendo jogado na sarjeta, e digo isso porque foi minha mecânica preferida que me fodeu.

Ademais, acho não somente válido como importante isso acontecer. 

Grato a todos,

Jugo.

[ Ah, mas se quiser me dar uns 360+mk de kamas eu super aceito, é mais ao menos o preço que cai um set 200 full zinit + runas + metamorfos com meses de vip gasto sobre o mesmo para garantir que tivesse o poder que tenho atualmente. Apenas me sentindo lesado. ]

Militei todo, mas é porque tô muito puto em não ser compensado de levar um tabefa dessa no meio da cara.
1 0
Pontuação : 7
Não vi ninguém faltar com respeito, lembre-se discordar não é faltar com respeito.
Eu concordo que tenha alguma recompensa em relação a reset e troca de atributos dos itens, porem as reformulações são feitas justamente para que a classe não se torne demasiadamente útil como vc mesmo falou, hupper estava sendo melhor que uma classe dedicada a cura, isso não faz sentido. O main hupper da minha guild por exemplo esta se adequando as mudanças e ate o momento esta adorando falou que pra pvp ficou muito OP, porem em Norgord onde ele brilhava pela facilidade em estabilizar o grupo vai ter que pensar um pouco mais. 
O jogo é feito pra trazer desafios de forma que vc não precise de uma classe especifica para fazer certo conteúdo mas sim de time, o que tem no time? tank, posicionador, DD, healer, por mais que alguma classe possa exercer mais de uma função ao mesmo tempo tem que ser feito um ajuste para que a classe não se torne OP, por exemplo imagine uma Eni curando o que cura e ainda por cima batendo como um Xelor por exemplo, um Feca batendo como Iop e ainda tank. 
Eu jogava de osa na época que osa sumonava 2 monstros  e confesso que adorava, apesar de os summons serem burros feito pedra, lembro que quando mudou uma galera deletou classe e talz, e depois perceberam que o osa ficou muito mais forte que antes e por ai vai, lembro tbm da Eni fogo que no decorrer da luta ia ficando OP já que ele ganhava dano pelas marcas colocadas. Mas mesmo assim adoro jogo de Eni ainda hj, da mesma forma que alguém abandou a classe por ela ter mudado.

Devemos ter em mente que o jogo evolui o tempo passa e com isso coisas antes niveladas acabam ficando OP e devem ser revistas para que não exista apenas 2 classes no jogo. 
0 0
Pontuação : 52

Eu parei de jogar após as mudanças no sacrier, me desanimou em 100%, um pergaminho de mudança de classe provavelmente me faria voltar a jogar.

2 0
Pontuação : 158

acho o seguinte: a ankama tem que focar em pacotes herois e deuses, quem usa esses pacotes merece sim ganhar um reset e uma mudança de classe gratis intransferivel, é um absurdo a pessoa pagar 35 reais todo mes e ter que gastar + R$100 por conta de decisões da empresa
.
players free/aventureiro nem pensar, isso seria agradar players que a empresa quer longe do jogo

1 -6
Pontuação : -224

falou merda

2 -1
Pontuação : 395

Eu mesmo apaguei classe depois de rework (Enu 200). A classe tinha ficado TOTALMENTE diferente do que costumava ser. Perdeu a essência do dropador ambicioso, por mais, perdeu a essência de dropador pela questão das bags serem aleatórias. Pouco tempo depois me vem à ankama da um rerework na classe. Se eu fiquei frustrado, com raiva? Fiquei com nojo. Os players reclamaram que não estava legal, enquanto estava em beta, e mesmo assim eles insistiram em deixar daquele jeito. Estava ruim em dano? Não estava, só estava com uma mecânica totalmente tosca (meu ponto de vista) e com muita informação para pouco tempo de jogadas... Prefiro gastar tempo com jogadas em um xelor do que com um enu dando metade do dano que o  xelor daria.

2 0

Isso é algo horrível de se passar. Excluir seu personagem e depois melhorarem mil vezes a classe, você com certeza não foi o único a passar por isso e o pior é que a Ankama sequer se pronuncia quanto a essa questão desrespeitosa.

Talvez a empresa não se pronuncie ou compense esses casos pois há a falta de tópicos abertos com jogadores expondo sua insatisfação de modo decente. Pelo menos em nosso fórum PT-BR. Não sei se adiantaria alguma coisa já que eles só dão atenção à alguns fóruns internacionais... mas fazer o que? a gente tenta né? aceitar calado que não devemos sad

0 0
Pontuação : 366

Ankama pinta e borda até fazer sujeira em certas classes e os players pagam?sacanagem isso!Deveriam dar um pergaminho de mudança de classe ou dar uma quantia em kamas suficiente pra comprar iténs e runas e dar um pergaminho de reiniciação de habilidades pra conseguir se adaptar as mudanças da classe.

0 0
Pontuação : 363

Cara me desculpa, mas quem deletou o char lv alto so porque não gostou da reformulação é no minimo estupido, eu ja passei por diversas reformulação das classes e sempre ficam diferente. Não curtiu ok deixa o char parado, agora deletar é porque você não tinha o minimo apego pelo personagem, ficar chorando pelo personagem depois é cara de pau isso sim, mostrando que a pessoa foi NO MINIMO upada ate o lv alto e não tem apego pela classe ou o personagem, so usa pela modinha. E digo mais desrespeito é da pessoa que deletou o personagem PORQUE QUIS e depois vem no forum chorar depois de ser modificado por reversão.

Agora concordo com de repente uma mudança de classe pra quem manteve ou algum set de equips temporarios talvez (?) enfim uma poções de sab pra upar o proximo hahaha

6 0
Pontuação : 66

tbm acho isso um problema, mas um pergaminho de mudança de classe pra todo mundo? até pra quem gostou da classe depois da att? oq ela vai fazer com isso? e tbm acho q é muita coisa pra uma "compensação", e se a ankama quiser resolver isso ela vai procurar outro jeito, alem de dar 100 reais em forma de um papel pra os players. sabe... nem sempre a ankama é muito... generosa tongue não acho q isso vá acontecer, pelo menos não dessa forma.

1 0

Último parágrafo.

''um pergaminho de mudança de classe 200 vinculado ao personagem com data de validade que começa a ser contada a partir do login no personagem (validade em torno de duas semanas até um mês), assim os jogadores terão tempo para testar as mudanças e decidir sua opinião. Quem não curtiu sua reformulação pode mudar de classe com o item justamente presenteado e quem gostou pode permanecer com ela sem se aproveitar de qualquer forma do presente.''

1 0

Wakfu é o primeiro MMORPG de muita gente e cada vez mais eu to aceitando que isso é verdade, pq tá tenso

2 -2
Pontuação : 706

Pessoal acha que o jogo tem rodar 100% na vontade deles. Companheiros, nem o Brasil rodar conforme nosso querer, imagina um jogo. 

0 0
Pontuação : 364

Calma calma calma, vamos analisar com calma o que tá acontecendo aqui:

Se um jogador possui uma classe e qualquer alteração é feita nessa, a decisão de continuar ou não jogando com ela parte do jogador. E a pessoa precisa ter noção de que essa decisão vai implicar em gastos porque ou vai ter que usar um serviço que custa dinheiro ou vai deletar / deixar de lado algo que demandou muito tempo pra ser efetivado. Ou seja: ela precisa ter prudência.

Vamos analisar o que foi a situação do enutrof, que foi o último revamp efetuado e tem sido bem discutido, principalmente porque a Ankama vai reformulá-lo de novo:

90% das pessoas que jogavam com enutrof o faziam pela classe poder ser utilizada de forma estupidamente fácil e rentável (um personagem praticamente cone que rendia horrores, basicamente). Quando a Ankama deu o revamp na classe, deram a ela mais mecânica (e bota mecânica nisso!), e a grande maioria dos jogadores nem testou porque viu que a classe exigiria muito mais estratégia e planejamento, mas com menor rendimento - já que o drop poderia ser distribuído entre o grupo.

A escolha desses jogadores foi prudente? Simplesmente não. Olharam a capa do livro e jogaram na lixeira sem nem folheá-lo. E gastaram dinheiro pra isso ou deletaram um trabalho de longa data. Fizeram uma opção.

Agora, a empresa ouve o feedback dos jogadores depois do que seria um tempo minimamente aceitável pra se acostumar e se estudar a mecânica nova (poucos meses, ou vocês acham que um personagem com mecânica - que nem o enu novo - é algo pra se dominar em uma semana?) e decide reformular algumas alterações, e até revogar outras. 

Quem pagou dinheiro pra trocar de classe? Simples. Paga de novo ou cria de novo. Quem mandou ser descuidado? "Nossa, como você é grosso! Não pensa em quem não tem condições / tempo para repetir tudo?"... amigo, estamos falando de um serviço caro disponibilizado pela empresa e de algo que demanda muito trabalho - que é evoluir e equipar um personagem. Se a pessoa tivesse sido prudente e responsável antes de sair tomando decisões no primeiro susto, não estaria passando por isso agora.

Revamps não acontecem em uma atualização. Ele é um intervalo que vai desde semanas antes de acontecer (testes no beta) até alguns meses depois de ocorrer (feedback e viabilidade da classe pesam, sabia?). Se você foi imprudente, trocando sua classe no momento indevido, problema é inteiramente seu. Simples assim.

Se a Ankama realmente fosse uma empresa que DETONASSE classes, tornando-as inviáveis em todos os sentidos, poderíamos até conversar sobre algo como "trocas de calsse gratuitas", mas faz muito tempo que isso não acontece (não sei nem se aconteceu, Wakfu existe desde 2012 oficialmente, comecei a jogar em 2013 e a realmente entender o jogo em 2014, não tenho como avaliar esse intervalo). 

Vamos dar uma olhada nos últimos revamps efetuados e nos prometidos mais recentemente:

• Cra? Continua dando dano e se tornou um char de entrave incrível com a atualização de vontade.
  • Sacrier? Estão focando o personagem para tanker agora, e arrumando algumas doenças que vieram com o último revamp.
  • Enutrof? A classe foi tão ignorada quando foi atualizada que não temos quase ninguém que usa a classe em Zinit no Efrim.
  • Xelor? Fizeram optar: dano ou retirada? Não dá pra ser tudo ao mesmo tempo, mas a classe permanece forte.
  • Huppermago? De novo, falta de estudar a proposição nova. Quem joga com a classe sabe o que vem por aí, um personagem mais fluido, sem dependência de bursts e com um foco mais preciso (reclamavam até pouco tempo atrás por conta da mentira de "excessiva versatilidade e pouca eficiência da classe", agora reclamam que estão a fazendo com um foco?).
  • Feca? Ok, os nerfs têm sido pesados. Mas isso tornou a classe inviável? Longe disso. Continua sendo um exímio tanker / buffer.

Quem joga com sua classe e a domina, sem apenas ficar abusando de pontos quebrados (seja por força ou seja por facilidade) não cai nessas de trocar de classe na primeira alteração. Analisa, estuda, observa, testa, comenta, discute, participa do revamp. Não emburra e sai tomando decisões precipitadas das quais você pode se arrepender horrores depois.
5 0

Compartilho do mesmo ponto de vista, Carontte.

3 0
Pontuação : 74

Na minha opinião povo tem é preguiça de pensar em novas formas estratégicas para a classe, no Enutrof por exemplo, só ficavam usando skill pra dropa bolsa e acabou, agora tem que ter toda uma mecânica específica, e por ai vai. Acho que é preguiça do povo pensar mesmo... Mas sim, algumas classes precisam de umas mudanças e as que tiveram nem todos se agradaram. Mas querer um mudança de classe 200? Acho que já é demais. 

1 0
Pontuação : 160

Acho justo. Pois eu jogava com uma cra no nível 200 e AMAVA a classe de todo coração.
Era a única classe que eu não enjoava de jogar... até que a Ankama cagou na classe.
E agora tá lá um personagem que eu investi um monte de tempo, dinheiro e kamas, parado, inútil...

2 -2
Comentar neste tópico