FR EN ES PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama
Fixo

Dicas de Mercado

Por Barlin 15 Julho 2014 - 01:31:43

Olá a todos,

Venho por meio desse tentar auxiliar sobre como funciona o mercado no Wakfu. Principalmente para aqueles que vieram do Dofus, deve ser bem estranho.

Então vamos pelo básico.

1.) O mercado:

Existe o Mercado das Nações, e à parte, o Mercado de Astrubia e o Mercado de Kelba, que é interligado aos mercados dos Mundos Seguros - cada um com seus itens de acordo com o que colocam por lá para vender.

Normalmente, eles ficam próximos do Membro de Clã local, e se tratam de um quadro negro em cima de um pequeno palco, como na imagem.

Mercado de Brakmar - Reparei também que, pelo menos os de Brakmar, todos tem um Zap por perto e se localizam apenas nas partes de cidades. Se alguém puder confirmar para mim referente a outras nações e regiões, agradeço.

Basta clicar no quadro-negro para abrir o menu de compras e vendas. Sim, esse é o único meio "global" existente de compra e venda de mercadorias.

2.) O Menu do Mercado:

Assim que clicar para usar o quadro negro, será aberta a tela de compras do mercado. Nela, é possível buscar por itens pelo nome, level e faixa de preço - ou então utilizar o filtro, acima da barra de pesquisa. Claro, tem como buscar pela lista também, só que pode demorar mais. A parte boa é que da para ver o preço, level, ver o item ao clicar nele com o botão direito e até quem o está vendendo no mercado!

Menu do Mercado - Ao lado esquerdo, as outras abas, com as opções de vender e recolher itens ou kamas de itens vendidos.

3.) Vendas:

Para vender um item no mercado, basta clicar e arrastar o item para a parte indicada. Abrirá uma pequena janela para colocar o preço e a quantidade referente àquele preço. Além disso, a opção de QUANTAS HORAS você pretende deixá-lo no mercado.

Quanto mais tempo, maior a taxa paga, sendo: 2% para um dia (24 horas); 3% para dois dias (72 horas); 5% para três dias (168 horas).

Vale frisar, como alertado por Bekaah, que essas taxas cobradas nos mercados vão para o Governo do mercado utilizado. Então se eu colocar um item no mercado de Sufokia, as taxas ficarão no tesouro da nação de Sufokia para ser gasto pelo seu governo.

E cada governo possui taxas diferentes sobre os itens do mercado, então fica a critério de cada um optar pela nação ou pela própria economia.

Não menos importante, caso você utilize o Mercado de um Mundo Seguro, não pagará taxa alguma - apesar dos itens lá à venda só aparecerem no mercado de Kelba e nos demais Mundos Seguros.

Menu de Venda - Conhecem a caixa de lenhador? Armazene suas lenhas com 6 espaços já! Propaganda, a alma do negócio.

4.) Retirada:

Quando um item é vendido, o valor dele aparecerá em seus Kamas guardados para retirar - é só clicar em "Voltar". Caso ele não seja vendido no período de venda que você colocou, ele volta para você ao clicar em "Voltar".

Vale lembrar que você tem até 30 dias para retira-lo do mercado. Se não retira-lo, ele é descartado!

Menu de retirada - Mercado das Nações, Sufokia.

-------- O que segue abaixo está um tanto desatualizado, mas acaba sendo pertinente para quem tem interesse "histórico" de como eram as coisas no início do servidor.

Agora algumas dicas, como de costume:

Como alguns devem ter percebido, o mercado está um caos. Em partes, porque o server acabou de começar. Por outro lado, temos que lembrar que boa parte das kamas (moeda corrente) do jogo são feitas pelos próprios jogadores. Ou seja, o preço das coisas, principalmente agora, vai variar de uma maneira absurda. Como o Set de Lambiscarneiro - uma hora você encontra partes dele por 20 kamas,
outras, por 100 ou mais kamas. Entendo que o meu preço está um tanto alto, porém, quem faz o preço somos nós.

Então é importante encontrar algum tipo de Norte para nos direcionar.

O que eu conselho a fazer é: pense bem antes de vender algo. Quanto você acha que vale cada recurso utilizado para montá-lo? E além, quanto vale o seu trabalho por transformá-lo no produto final? e para plantar e colher?

----------------------
Vamos pegar um exemplo para facilitar: A caixa de lenhador.

Para montá-la, eu preciso de 38x Madeiras de Alvineiro; 18x Tábuas de Alvineiro e 12x Suporte pequeno.

Cada Suporte pequeno eu gasto 3x Madeiras de Freixo. E cada Tábua custa 3 da respectiva madeira.

Logo, isso dá um total de 38+54 = 92x Madeiras de Alvineiro e 36x Madeiras de Freixo.

Alvineiro é preciso de level 10 para pegá-lo e plantá-lo. Freixos, a partir do level 0. A caixa em si, precisa do level 15 de Faz-Tudo, e é ótima para quem tem o trabalho em si, pois 6 espaços de itens são preciosos quando não se tem um banco pessoal para enxotar tudo que se consegue.

Mas claro, tem mais coisa. Atualmente: ENCONTRAR um Alvineiro para COLHER. Plantar, ESPERAR crescer e depois CORTAR é algo que leva TEMPO e PACIENCIA. Cada árvore da de 1 à 4 Madeiras, o que é algo que consome bem a gente. Então vai de cada um o preço que coloca por madeira. Fora isso, tem os leveis necessários para cada uma, o trabalho para conseguí-los também.

Como a caixa é minha (àla Quico, rs) eu ponho o preço que quero. No meu caso, primeiro traço os preços médios e mínimos para seguir sem prejuízo:
Madeira de Freixo: 10 kamas cada;
Madeira de Alvineiro: 20 kamas cada;
Total: 36x10+ 92x20 = 2200.

Ou seja, não vendo a Caixa de Lenhador por menos de 2.200 kamas cada, pois caso contrário, vale mais a pena fazer outra coisa do que gastar tempo coletando madeira para/com isso. Por conta de precisar upar Faz-Tudo ainda por cima, fecho por 2.500 kamas, pois assim sei que não corro risco de sofrer prejuízos com o tempo, a manufatura e a venda.

Ah, mas tá caro ainda! Não vai vender nunca!

Pois bem, então upe lenhador, colha, plante, corte madeira e upe Faz-Tudo. Aposto que com o tempo que vai gastar, terá preferido ir ver o jogo do Pelé. hehehe

Claro, com o tempo, se houver mais árvores plantadas poraí e ficar mais fácil o processo - ou surgir madeiras no mercado por um preço que valha a pena pagar - irá baratear tais itens. Provavelmente, terá tanta gente fazendo ele que acabe ficando barato e o mercado se ajuste, por fim.

(Atualmente, da para comprar uma por 700 kamas, por exemplo, e o preço não sobe muito mais do que isso não).

Mas tá muito complicado, Noa! Tem um resumo não?

Esse é o meu método de colocar preço em algo que eu fiz. Crie o seu - talvez colocando um preço em cada ingrediente seja um bom começo. Chute uma média e vá fundo wink

A verdade é que o preço precisa ser determinado de alguma forma. E minha dica é: coloque o preço que considere JUSTO nos produtos que colocar à venda. Pois muitas vezes, o seu preço pode ser utilizado como base para futuras vendas, e não terá nenhum tipo de prejuízo, acima de tudo.

Acima de tudo, isso foi um EXEMPLO. Não coloquei nenhuma caixa a venda ainda. Provavelmente, se colocar, ficará mais barata do que acima.

Outra coisa, também possuímos um chat de troca, assim como havia no Dofus. Basta escrever /m antes de falar algo, ou selecionar em frente à barra de escrever no chat a opção.

Bom, por enquanto é isso.

Talvez coloque mais coisa, dessa vez referente às Sacolas Dimensionais que todos tem e que podem colocar coisas à venda (como o modo mercador do Dofus), mas a bem da verdade é que sei pouco sobre o desenvolvimento delas, o que seria interessante que algum jogador mais experiente ajudasse, se possível.

PS: Já falei que existe essas caixas para todas as profissões de coleta? Poisé... mas precisa de pelo menos level 5 na profissão utilizada, e só se pode colocar itens daquela profissão na caixa - vale lembrar. E não, se estiverem cheias, não é possível colocar no baú guardadas. Só pode colocá-las vazias lá, então não da para ter mais espaço no baú com elas.
4 0
Reações 6
Pontuação : 714

Bom tópico, parabéns pela iniciativa!

1 0
Pontuação : 2

Muito bom , parabéns.

0 0
Pontuação : 2

Eu gostaria de saber uma coisa, reparei que coloquei 3 itens a venda no mercado porém quando procuro só aparece um. Alguem saberia me explicar o porquê?

0 0
Pontuação : 648
Manzanolu|2015-02-01 16:35:47
Eu gostaria de saber uma coisa, reparei que coloquei 3 itens a venda no mercado porém quando procuro só aparece um. Alguem saberia me explicar o porquê?

É porque o seu método de pesquisa deve estar configurado para pesquisar somente pelo mais barato. Basta tirar essa opção desmarcando o quadradinho, conforme a imagem abaixo:

1 0
Pontuação : -20

Akama ta bugando demais,Sleepmakeswaves93 não é assim, é só relogar porque nossa Akama buga demais , bjos!

0 0
Pontuação : 1

Alguem sabe informar como recuperar os itens descartados que ficando depois dos 30 dias?

0 0
Comentar neste tópico