FR EN ES PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama

[GUIA] Como montar a sua build / atributos

Por Markzs 12 Dezembro 2016 - 02:50:10
Edit: na atualização 1.56 (24/10/17) o novo atributo Vontade substituiu Remoção/Resistência de PA/PM e passou a ser importante

É impressionante o número de pessoas que perguntam como deveria distribuir os seus atributos. É bem compreensível que novos jogadores tenham essa dificuldade, mas vou tentar explicar mais ou menos o que cada atributo faz e COMO você deve distribuí-los conforme a sua classe.

Importante: você recebe um reset nos seus atributos gratuitamente no nível 30 e no 80. Até lá, não se preocupe em errar os seus pontos.
.
  • Inteligência

Em todos os seus personagens você vai primeiro colocar 10 pontos em Resistência.
Em todo o jogo é importante ter resistência e por causa de como a fórmula funciona, no começa compensa e muito.
O resto você pode colocar em %Pontos de Vida se for mais PvP ou %Pontos de Vida em Armadura se estiver mais preocupado em upar.
Barreira:eu gosto de deixar uns 2 ou 3 pontos, mas é opcional. Barreira reduz o dano recebido pela metade do seu nível em X vezes. Se você for nível 50 e tiver 2 pontos em barreira, vai receber -25 de dano em 2 ataques por turno. Confuso? Então deixe pra lá por enquanto.
% curas recebidas: pode ser interessante para Tanks e PvP, mas consiste em algumas estratégias específicas (se você não for curado ou receber mais cura do que precisa, eles são pontos inúteis).
.
  • Força

Você precisa escolher UM ou DOIS tipos de domínios secundários para o seu personagem. A escolha vai ser conforme as magias que você mais for utilizar nele.
Por exemplo, um Cra sempre vai bater de longe e um Iop sempre de perto, então faz sentido focar domínio a distância e domínio corpo a corpo para essas classes, respectivamente.
Você também pode escolher um outro domínio secundário para eles. Caso queira focar seu Cra em dano em zona, então coloque também domínio em zona.
Note que algumas classes atacam tanto de perto quanto de longe ou tanto em área quanto em alvo único. Tudo vai depender de como você vai querer jogar com a classe.
Depois que gastar seus pontos nos seus domínios secundários (sejam ele apenas um ou dois), o resto vai em domínio elementar. Se tiver muita duvida onde botar, coloque em domínio elementar pois ali nunca tem erro.
Observação: Não compensa colocar pontos em domínio distância E corpo corpo ao mesmo tempo OU domínio alvo único e zona ao mesmo tempo.
.
  • Agilidade

Personagens que vão tankar e bloquear devem colocar os pontos em bloqueio. Já os que precisam escapar ou pegar distância vão preferir colocar em esquiva. Classes que usam um pouco dos dois podem querer colocar em esquiva e bloqueio.
Iniciativa é essencial no PvP, mas pode não ser tão bom no PvE. Depende MUITO da composição que o time vai ter. Classes de suporte pode querer começar primeiro para posicionar e buffar aliados enquanto que as que dão dano preferem atacar no final da rodada já que os monstros já estão mais juntos ou acessíveis. Coloque pontos conforme preferir.
%Retirada de PM/PA e %Resistência de PM/PA viraram Vontade e essa mecânica está bem explicadinha aqui: [GUIA] O que é Vontade e quantos pontos você precisa ter.
Recomendo 20 pontos nesse atributo para você não se incomodar muito.
.
  • Sorte

Uma boa disposições aqui para todas as classes que forem focadas em dar dano é:
20 pontos em %Golpe Crítico e o resto em domínio crítico.
Parada é bom para Tanks e PvP, domínio de costas para classes que se veem frequentemente batendo nas cosas (Osamodas, Zobal, Sram, por exemplo), Berserker para builds específicas em dano quando com pouca vida (Sacrier, por exemplo), domínio de cura para classes curadoras e as resistências para classes tanks, mas nem sempre compensa.
.
  • Principal
Aqui começa a ficar bem mais particular para a sua forma de jogar.
Ponto de Ação é sempre uma excelente opção e deve ser seu primeiro ponto.
Ponto de movimento e danos é útil e você pode pegar até ter certeza se não compensa mais colocar em algum outro lugar.
Alcance e danos é muito bom para classes que atacam de longe.
Ponto de Wakfu é bom para classes que consome muito PW (Eliotrope, Huppermago..).
Controle e danos é mais focado para classes que possuem vantagens conforme mais controle (Sadida, Osamodas, Sram trap, por exemplo), mas não necessariamente obrigatório.
%Danos Causados uma boa opção genérica para aumentar todo o seu dano final.
Resistência Elementar uma boa opção genérica para aumentar sua resistência.
.
  • Resumo para build sugerida para qualquer classe

INT: Resistência 10/10 o resto em %Vida em Armadura.
FOR: 20/20 no seu dano secundário mais utilizado e o resto em domínio elementar.
AGI: 20/20 Vontade + esquiva (e Iniciativa, se preferir).
SOR: %Golpe Crítico 20/20 e o resto em domínio crítico.
PRINCIPAL: PA, PM, Alcance e %Danos Causados.

Já escolheu sua build? Confira [GUIA] Como escolher equipamentos e montar seu set

EDIT 15/10/17:
Essas sugestões continuam valendo. Inclusive, to feliz com a preocupação que os jogadores estão começando a ter com suas builds e continuo me colocando à disposição nos comentários para quem quiser tirar dúvidas.

EDIT 25/10/17:
Coloquem 20/20 em vontade e sejam felizes.
6 0
Reações 36
Pontuação : 2

Vlw cara, ajudou bastante =D

0 0
Pontuação : 522
Sempre utilizei a estratégia da classe suporte jogar por ultimo, já que os aliados já vão estar com pouca vida e posso cura-los, se eu for o primeiro a começar, a vida deles já vai estar cheia e não vai adiantar muito eu estar ali. 
2 0
Pontuação : 11208

É que suporte nesse jogo não é só cura. De uma forma geral, no começo da luta dificilmente alguém vai precisar de curas, até mesmo os tanks pois eles terão armaduras e tal. Além disso, muitas classes não vão receber dano no começo porque os personagens começam longe dos inimigos.
Suporte no Wakfu consiste em buffs e debuffs. Buffar dano ou AP antes de um DD jogar ou tirar resistência dos inimigos ou até posicionar os inimigos de forma favorável (juntar eles) pode ser uma melhor opção no começo da rodada do que no final quando todo mundo já jogou.

Mas é importante notar que iniciativa no PvE geralmente vai depender da luta em questão. Todas as lutas possuem uma forma mais otimizada de iniciativa e algumas a ordem é super vital (por exemplo em Xelorium Presente onde eu, como Osamodas, nunca vou bater no boss, mas só eu consigo liberar ele usando a invocação pra desmarcar as duas células vermelhas). Ou então em outras lutas, como em moon, onde um Panda ou Cra jogando primeiro faz toooda a diferença.

2 0

Uma duvida existe uma ordem no calculo da % de vida e da % de vida como armadura?
Por exemplo:
Tenho 1000 de vida e 10% de vida extra e outros 10% de vida como armadura
eu ficaria com 1100 de vida e 100 de armadura ou ficaria com 110 de armadura?

0 0

Creio que 1100 de vida e 100 de armadura

0 0
Pontuação : 73

assim como faço pra destribuir de novo meus pontos....?

0 0

Boa pergunta, talvez fosse interessante criar um guia pra deixar essa funcionalidade mais clara.

Nos nívels 30 e 80 você ganha um reset de atributos automaticamente.
Depois disso você precisa fazer uma missão que pode ser adquirida nos Zoãos de cada nação (aquele cara grandão que fica no posto avançado).

Ele vai pedir diversos recursos que dropam de monstros das 4 nações (especificamente, 100 recursos de 2 monstros de cada nação).

Então basta entregar esses recursos pra ele e você poderá redistribuir todos os pontos de atributos de todas as suas páginas de habilidades.

0 0
Pontuação : 1

Saudações!

Eu queria saber se ficaria ruim colocar uns pontos em %Pontos de Vida e %Pontos de Vida em Armadura.
Isso arruinaria minha build?

Grato pela seu post, O-Velho-Persa.
0 0

Olá!
Você diz colocar um poucos nos dois tipos, certo?
Não tem problema. Geralmente o pessoal gosta de colocar tudo em um tipo só pra ter um foco mais PvP ou PvM, mas é válido distribuir também. 
No fundo a diferença vai ser bem mínima ^^

0 0
Pontuação : 37

Markzs Se eu coloco primeiro vida e depois eu vou focar em armadura ia arruinar uma build de tank??

0 0

Não necessariamente. Em Tanks geralmente é melhor colocar tudo em vida, já que existem chefes cujos ataques ignoram a armadura.
Mas vai depender da sua preferência mesmo.
Se estiver upando aí compensa colocar armadura.

0 0

Essas sugestões continuam valendo. Inclusive, to feliz com a preocupação que os jogadores estão começando a ter com suas builds e continuo me colocando à disposição nos comentários para quem quiser tirar dúvidas.
- Markx

1 0
Pontuação : 108

Saudações Markzs, queria saber como fica o Dano Causado Indiretamente, A habilidade causa dano em área mas deixa o efeito indireto para quando o alvo for andar. Esse dano indireto escala com qual ponto?

0 0
Pontuação : 68

Acho que com Domínio alvo-único e o domínio CaC/distância  (dependendo da posição do envenenado e do envenenador)

1 0

Olá, boa noite..

Minha dúvida acaba não sendo na build ou atributos, mais sim nos itens, eu jogo de Srame foco totalmente no corpo a corpo, mais pergunto.. Os itens que uso, devem ser focados também no domínio corpo a corpo ou domínio elementar ?

0 0

Isso, você acompanha os seus atributos nos equipamentos também. Procure usar equipamentos que deem corpo a corpo de preferência. Alvo único também pode ser interessante pra Sram, mas aí não sei te dizer já que não tenho Sram.

0 0
Pontuação : 18

Muito Obrigado!

1 0

Se tiver alguma dúvida, pode perguntar biggrin

0 0
Pontuação : 79

Sou sadida e tenho um duvida em que colocar : dominio à distância, corpo a corpo, área, ou alvo único, pq sadida tem feitiços dos 4 tipos e to com medo de investir em uma coisa e outra ficar muito fraca. Será que daria certo se eu investisse só em dominio elementar? Eu foco mais em PvM(n sei se isso importa) e quero um trielemental summoner(tbm n sei se isso importa) tongue Preciso de ajuda :wacko:

0 0

Só domínio elemental é um desperdício, é bom você se especializar de alguma forma. Sadidas geralmente colocam em distância (por serem uma classe suporte e terem que ficar longe dos inimigos) e alguns até ousam em colocar em área também (muitas magias de utilidade são em área), mas isso tudo depende da sua forma de jogar.
Abraços

1 0
Pontuação : 18

adorei não sabia montar builds então me ajudo muito!rolleyes

1 0

Mto bom o guia, me ajudou mto.

Eu comecei a upar um Ecaflip e qria saber qual tipo de domínio da árvore de força compensa colocar os pontos, vc pode me ajudar?

0 0
Pontuação : 349

Pelo oq eu saiba, ecaflip pode ser bom tanto em Corpo-a-Corpo/Alvo Único quanto Distância/Alvo único, depende das skills que vc usa

0 0
Pontuação : -11

oi to criando um IOP dano e um huppermago tambem ofencivo poderia me dizer qual build melhor 

0 0
Pontuação : 4079

Bom, o Iop é corpo a corpo e o Hupper eu recomendo single target (pode colocar a distancia tbm, se quiser, afinal é sempre bom que ele esteja a uma distancia segura, mas ai vai de cada um)

Agora quanto a build especifica de cada um, eu recomendo que vc procure nas guias do forum especificas para cada classe, seguem os links:

IOP

HUPPERMAGE

0 0

mt obg me ajudou muito 

0 0

Eu comecei agora a jogar o osamodas e queria ser um osamodas dragão que causa-se muitos danos usando apenas as criaturas para tankar . Gostaria de saber se devo meter pontos em domínio corpo a corpo ou à distância

0 0
Pontuação : 515

distancia e pega uns 5 ou mais de controle.

0 0

Oi cara! Eu to jogando de steamer e queria saber, é bom eu colocar varios pontos em vida e pouco em armadura? Outra pergunta pra aproveitar caso você responda,eu deveria por meus pontos em alvo único ou domínio de distància(Eu acabo ficando colado nos inimigos as vezes, então meus pontos em domínio de distància acabam sendo inuteis)?

0 0
Pontuação : 4079

Ola XxciderxX,

Com a mudança do Steamer, talvez seja interessante reler tudo que ele recebeu de novo.
Assim que a atualização sair, dê uma lida nas novas passivas e habilidades.

Você tem algum healer na party? Se tiver, nesse caso eu recomendaria colocar tudo em pontos de vida, sem armaduras. Caso contrário, a armadura é bem vinda sim!

Em relação ao dominio distancia e ao posicionamento dos inimigos: Procure sempre se posicionar da melhor forma possivel. Como é composta a sua party? Tem outros classes e amigos ou joga sozinho? É importante manter a distancia entre voce e os oponentes. Então eu não recomendaria remover os pontos de dominio a distancia. De qualquer forma, se voce utiliza sempre danos de alvo unico, pode colocar primeiro 20 em alvo e depois voce aumenta dominio distancia.

Espero ter ajudado wink

Datsuki Fukumoto

0 0
Pontuação : -12

cara, depois da atualizacao do steamer para mim ficou melhor ele corpo a corpo porem nao sei builda um personagem que era a distancia e agora virou corpo a corpo do nada , que itens vc recomendaria para um personagem que era para ser a distancia que virou um tank corpo a corpo e zeker ? 

0 -1
Comentar neste tópico