FR EN ES PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama

[Tutorial] Guildas

Por MagisterCorvus 02 Agosto 2016 - 02:27:53
(Em desenvolvimento...)

Saudações, dozeanos!

Se você tem interesse em liderar uma guilda, esse guia foi feito para você! Registrarei aqui um pouco sobre o sistema de guilda no Wakfu, e darei umas dicas de organização que utilizei ou desenvolvi enquanto tomava conta da minha guilda.

Espero que gostem!

Fiquem a vontade para criticar, sugerir, corrigir ou adicionar qualquer coisa referente Guildas que, por ventura, possa ter passado em branco ou erroneamente!

Esse guia ficou grande. Copiando outros tutoriais que vi pela internet, montarei um sumário para facilitar a busca aqui.

Para quem não sabe, basta apertar Cntrl+F (Command+F se usar Mac) para ativar a busca no navegador, e digitar o que quer encontrar nele. Se busca por um dos itens diretamente no sumário, basta copiá-lo no local de busca ou simplesmente colocar o número com a devida pontuação.

...

Sumário

1.Banco de Guilda
2.Guilda: Primeiros passos
3.Dicas úteis - construindo a guilda
4.Manutenção da guilda
5.Agradecimentos

[blockquote]1.Banco de Guilda[/blockquote]

Esse local é onde se faz o registro das guildas existentes, presente nos "Postos Avançados" de qualquer nação - ou até mesmo nas cidades das nações.

Nele, você poderá acessar os seguintes itens:

• Guilda fácil: utilizado para criar a sua guilda. Nela, você pode escolher o fundo, o brasão e as cores de ambos. Mas para criá-la efetivamente, você precisará ou pagar 10.000 kamas ou utilizar uma “Guildalojoia" - um item raro que dropa de qualquer monstro. Não que juntar as kamas seja difícil, então utilize o meio mais rápido e fácil que desejar

• Mesa de Guilda: utilizado para comprar itens disponíveis pela guilda com a compra dos bônus. Todavia, você já pode comprar um Traje de Iniciante para desfilar com as cores de sua guilda.

• Classificação da Guilda: aqui é possível ver a classificação das guildas do servidor. Ela é categorizada pelo nível da guilda ou sua pontuação. Muitas das classificadas entre primeiros são guildas bem antigas, e apesar de tudo, tem uma rotação constante entre elas - visto que muitas encerram ou diminuem suas atividades mas se mantém bem colocadas por conta da quantidade de pontos coletados até então.

• Baú da Guilda: o mais acessado, provavelmente, de todas os itens no recinto. Nele, é possível depositar / coletar kamas da guilda (só quem tiver acesso), acessar os baús desbloqueados pelos pontos de guilda e conferir quem retirou itens ou kamas do baú.

Todavia, você precisa comprar o bônus de nível 4 para liberar o primeiro baú da guilda.

...

[blockquote]2.Guilda: Primeiros passos[/blockquote]
Depois de escolher o nome, o logo, o brasão e suas cores, e pagar a taxa de inscrição de sua guilda, basta começar a organizar as coisas.

Assim que apertar “G" ou clicar na aba na parte inferior da tela referente à Guilda, abrirá o menu dela.

No cabeçalho, é possível alterar a “Mensagem da Guilda” no lápis, no canto superior direito. À esquerda dele, tem a quantidade de pontos de guilda disponíveis. Cuidado para não clicar na parte de baixo em “Dissolver a guilda” e acabar deletando ela sem querer!

Também da para ver o nível da guilda, a quantidade de membros e o nível médio dos membros.

O menu de guilda também consiste em CINCO abas, no lado esquerdo. São elas:

[blockquote]Guilda - Aqui temos as informações básicas da guilda, como:[/blockquote]
  • Nação: a nação à qual a sua guilda é alinhada. Lembrando que isso determina quem pode ou não abrir a asa para PVP na guilda.

• Classificações: “Em Breve” (isso já está assim à dois anos, só para mostrar que o em breve não é tão breve assim).

• Missões: essa parte é importante. Essas missões diárias servem para coletar “Pontos de Guilda”. Tais pontos são utilizados para comprar os diversos bônus que existem para todos os membros da guilda. Então lembre-se sempre de pedir para as pessoas fazerem tais missões e contribuir para a guilda - é fácil faze-las e quanto mais gente fazendo, mais rápido a guilda evolui. Cada missão gera 10 pontos de guilda para quem a fizer.

• Pontos de Guilda: semanalmente, existe um limite de quantos pontos uma guilda consegue juntar. O limite inicial é de 7.500 pontos semanalmente (a semana zera às 00:00 de segunda-feira, na virada de domingo para segunda). Existe um bônus de guilda que aumenta o limite para 9.000 pontos por semana.

Nota: Lutar em grupos com mais membros de guilda gera 2 pontos de guilda por luta para cada membro.

[blockquote]Geral - sempre que você entrar no menu da guilda, essa será a primeira aba a abrir. Nela, é possível:[/blockquote]

• Ver os membros que estão online ou offlines;

• Adicionar novos membros - para isso, você precisa colocar no nick do personagem que quer entrar na guilda;

• Ver a classificação de cada membro, assim como o nível e os pontos de guilda doados até então - além de conferir se está online ou offline. Também é possível mudar o emote de seu personagem na foto, clicando na seta laranja.

[blockquote] Categorias - essa é uma das partes mais importantes na organização da guilda. Aqui, você poderá criar até 15 "categorias" para os membros de sua guilda (sendo uma a sua e outra a de quem acabou de entrar na guilda). Eu costumo chamar de “Cargos" ou “Rank”, no qual poderá classificar cada membro da guilda. [/blockquote]

À direita, em “Mudar Classificação”, você poderá alterar as permissões e o nome da “categoria" selecionada. O líder da guilda terá todas as permissões, enquanto o membro que acabou de entrar não terá nenhuma. Entre esses dois cargos, o líder decide como organizará as permissões entre os membros.

Alguns lembretes importantes dessa seção:

• é possível separar o acesso aos baús de acordo com o cargo.

• Os baús de casa, contrabandistas e mansão só serão acessíveis para quem tiver o Mundo Seguro e as respectivas construções.

• Gerenciar Mundo Seguro; Comprar melhorias para a guilda; e, Pegar kamas do baú são algumas das permissões que deve tomar muito cuidado com quem as deixa. Só as deixe numa classificação de extrema confiança.

• Não que outras permissões como “Expulsar membro”, “Recrutar membro” ou “Mudar a classificarão de um membro” não sejam importantes.

• Vira e mexe aparece algum “bug” nessa parte, geralmente algo que o impede de editar as classificações ou criar novas. Se for o caso, não deixe de enviar um Ticket para a Ankama alertando o problema!

[blockquote] Melhorias - essa parte é tão importante quanto a de categorias. Aqui é onde você irá comprar os diversos bônus para sua guilda e subir o nível dela. Conforme o nível aumenta, mais bônus diversificados aparecem para serem comprados. [/blockquote]

Os bônus podem ser permanentes (quase todos) ou temporários (Bônus de PP e XP de nível 10); pessoal (que pertence a todos os membros individualmente, como PV, resistencias, danos) ou estrutural (que pertence à guilda em si, como baús, trajes, aumento de limite de pontos etc.).

Serão necessários MUITOS pontos para atingir o level 10 e completar todos. Salvo engano, cerca de 250.000 deve ser o suficiente para chegar no nível 10 da guilda - pelas contas superficiais que fiz aqui, precisa de cerca de 400.000 Pontos de Guilda para pegar todos os bônus.

Mas lembre-se que o limite inicial semanal é 7.500 por semana, e pode ser aumentado para 9.000 semanal com um bônus de nível 4! Ou seja, para deixar sua guilda no nível 10 e comprar boa parte dos bônus, você demorará cerca de 8 meses - isso se chegar no limite todas as semanas.

[blockquote] Mundo Seguro - nessa aba, é possível conferir a localização do Mundo Seguro da guilda, assim como os edifícios construídos até então, os edifícios em construção e os gastos totais que a guilda já teve até o momento. Essas informações só estarão disponíveis caso sua guilda já tenha um MS, sendo que é preciso que sua guilda tenha no mínimo nível TRES para adquiri-lo em um leilão - os dois últimos ocorreram em julho. Para maiores informações sobre Mundo Seguro, Clique aqui[/blockquote]

[blockquote]3.Dicas úteis - construindo a guilda[/blockquote]
Agora que já vimos todo o sistema de guilda, vamos para a parte da criação da mesma. Segue abaixo uma série de dicas para montar sua guilda:

• Antes mesmo de criá-la, escolha um tema para a sua guilda. Pode ser exército, pode ser sobrevivência, pode ser até mesmo a bíblia. Eu me baseei tanto na religião quanto na serie “Game of Thrones” na criação da Corvos de Efrim. Tem quem se baseie em animes, livros, história antiga… então escolha um tema. Ele será sua base para a criatividade de sua criação.

• Determine a função da guilda. Ela será voltada ao PVP (jogador contra jogador)? Ou seria algo voltado à exploração? Talvez uma guilda de mercadores? Ou uma guilda politica? Ou uma guilda de mercenários? Ou uma guilda festeira? Ou uma guilda aventureira focada em roleplay (interpretação)? Use o tema para definir a essência da guilda - e determinar que tipo de diversão e pessoas você buscará para fazerem parte da guilda.

• Escolhido o tema e a função da guilda, vamos para a estrutura. Recomendo começar pelas regras. O que é permitido? O que é proibido ou prefere que seja evitado? Deixe claro para os membros os limites da guilda.

• Depois disso, temos o perfil de jogador que você pretende atrair e a forma que utilizará para atrai-los. Determine os pre-requisitos para entrarem na guilda. Basta ser ativo? Precisa de um level mínimo? Ou um conhecimento específico? Não se esqueça de pensar em formas de atrair esse mesmo perfil de jogadores!

• i.e.: uma guilda de mercenarios pode muito bem buscar por pessoas de asa aberta da nação que é alinhada ou quem tem interesse em PVP. Além de divulgar no fórum e no facebook, seria interessante sempre entrar em contato com pessoas desse meio para divulgar a guilda e chamar mais gente. Uma forma que eu utilizei na minha foi montar um tópico da guilda, criar guias e tutoriais de coisas que acho interessante um membro saber e busquei fazer programas de entrevistas de membros dentro da politica. Aos poucos, fui sendo conhecido por muitos e atraí muitos dos jogadores com o perfil da guilda que havia criado.

• Não se esqueça de determinar os cargos que existirão na guilda. Quais permissões cada cargo terá, o que você espera dos membros para contribuírem na guilda, etc. Não se esqueça de programar o meio de promoção dos cargos - será baseado em atividade? Será baseado em quem acumula mais pontos? Ou será determinado por tempo de estadia na guilda?

• Crie metas e planos de desenvolvimento para a mesma. Focará em pegar quais bônus? Como pretende desenvolve-la? Já está juntando recursos para o Mundo Seguro?

• Para o final, recomendo deixar o nome, o logo e as cores da guilda. Depois que tudo está pronto, ficará mais claro, ao meu ver, todo o conceito que você criou e resultará em algo único.

Creio que essas dicas podem ajudar na criação de sua guilda - ao menos é algo que eu gostaria de ter lido antes de criar a minha.

[blockquote]4.Manutenção da guilda[/blockquote]
Aqui abordarei medidas que podem ser tomadas (não a de três pinos, que fique claro *badum tss*) para a manutenção da guilda.

• Antes de mais nada: organize-se. Atualmente, na guilda, temos um grupo no facebook da guilda, temos um grupo no facebook dos cargos de liderança, um blog para novidades da guilda, um grupo no whatsap, uma serie de arquivos no googledocs para nos auxiliar na administração, um canal no discord para facilitar o contato entre os membros e até mesmo uma serie de planos que implementamos ou aprimoramos conforme vemos necessidade.

• Planeje-se. Sempre. E prepare-se para as mudanças de planos de última hora! Não há nada de errado em mudar os planos e adequa-los à realidade do momento de implantação. Organizar-se é uma medida para o presente, planejar-se é para o futuro.

• Comece de baixo e cresça aos poucos. A um anos atrás, optamos pelo TeamSpeak3 esperando grandes fluxos dos membros nele. Não foi para frente - demos um passo atrás e ficamos com o Discord recentemente. O Blog foi a mesma coisa: tinhamos optado por algo maior do que necessitávamos. Logo, não tema começar por baixo - dar passos maiores que as pernas tem um certo custo - e não falo apenas de custo financeiro.

• De um passo de cada vez. A maioria de nossos projetos vieram depois de vermos necessidade para tal. Já teve gente falando para mim “Poxa, na minha época não era assim a guilda!” - mas como respondi para ele, novos tempos, novas necessidades.

• Divulgue sua guilda de alguma forma! Não precisa ficar simplesmente recrutando na porta do Almanax, em Astrub ou postando diariamente no facebook que está recrutando. Crie conteúdo, mostre nele a qual guilda você pertence, ajude a comunidade - que em breve você será reconhecido.

• Evite fazer tudo sozinho. Busque ajuda sempre que necessário, mas não se comprometa com tudo o que tem em mente. Não há mal em postergar planos que não precisam ser implementados de imediato.

• Não se limite à sua guilda. Faça alianças, monte grupos entre membros de sua guilda e de outras, aproveite o jogo! Estimule os membros a agirem por conta própria sem depender unicamente de você!

• Seja um líder, não um chefe. Evite dar ordens - aja da forma que espera que os membros ajam também. Seja um exemplo antes de mais nada.

• Peça feedback para os membros. Veja o ponto de vista deles de como as coisas estão e como podem melhorar. Peça sugestões antes de aparecer com soluções - várias cabeças pensam melhor do que uma. Aproveite isso.

• Saiba selecionar os membros de confiança. Geralmente, quanto maior a guilda, maior a necessidade de mais gente próxima de confiança para auxiliar na manutenção, administração e desenvolvimento da mesma.

• Assuma seus erros. Apenas assim será capaz de arruma-los. Caso contrario, estará sujeito a perder a confiança e os membros de sua guilda.

• Agradeça, sempre que possível, todo o apoio que recebe dos membros pela existencia da guilda. Uma guilda não se faz sozinho, então é importante reconhecer o papel os membros nela até então - criar eventos para a guilda é uma forma de reconhecimento pelo auxílio.

Por fim, divirta-se! Ter uma guilda não é nada fácil, mas definitivamente vale a pena.

[blockquote]5.Agradecimentos[/blockquote]
Gostaria de agradecer, novamente, a todos os membros da guilda - seja cargo alto ou cargo baixo. Seja membro de longa data ou novato. Todos fazem a diferença - por mais que nem sempre eu deixe isso claro.

Também agradeço a todos que de alguma forma interagiram com a guilda, visto que todo modo de interação acabou servindo de experiência para chegarmos aonde estamos atualmente.

E sim, esse tópico serve principalmente para mim, pois sei bem que algumas coisas que escrevi eu mesmo preciso aplicar melhor. Então caso me vejam faltando com algo que escrevi aqui, podem linkar esse tópico para mim também. rs

- Att. Noa D'Arca
2 0
Reações 5
Pontuação : 10706

Boa, Noa!
Só pra motivar a galera, se comprar todos os bônus permanentes, uma guilda dará:

Já estou adicionando no Listão de Guias wink 
1 0
Pontuação : 18

Minha Guilda foi criada a pouco tempo, tenho certeza que vai me ajudar muito.
Adorei a frase "ao menos é algo que eu gostaria de ter lido antes de criar a minha."

1 0
Pontuação : 59

ótimo guia, parabens

0 0
Pontuação : 53

não dá mais pra criar guilda sem a joia? tentei criar uma em astrub e me pede essa joça

0 0
Pontuação : 283

onde está esse livro e cofre nos mapas reformulados???(Amakna)

0 0
Comentar neste tópico