FR EN ES PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama

[Guias do Turtle] Como funciona o sistema de habilidades!

Por Turtledino 17 Novembro 2014 - 15:51:08

Olá sobreviventes!

Não diferente dos outros, este é um mini "guia" sobre como evoluir as habilidades/feitiços no Wakfu.

Como sempre, para que fique mais organizado, dividirei o guia em alguns tópicos (sim, é um mini guia, mas eu gosto de tópicos, então os farei... tongue)

1. Diferença entre feitiços elementais e especialidades;
2. Quantidade de feitiços elementais maximizados e elementos de um personagem;
3. Dicas de como evoluir seus feitiços elementais.

1. Diferença entre feitiços e especialidades

Para começarmos o guia, necessário esclarecer sobre algumas diferenças entre o termo "feitiços" e "especialidades".

chateado por não possuir o elemento ar.

Como podemos ver na imagem acima, existe no Wakfu uma divisão básica entre os dois. Resumindo, os feitiços elementais são aqueles que seguem um determinado elemento do personagem, então, são os incluídos dentro de um dos três ramos elementais.

Já as especialidades são as habilidades específicas da classe, podendo ser uma habilidade ativa (deve utilizar para fazer efeito) ou passiva (produz efeito sem a necessidade de uso, automático).

2. Quantidade de feitiços elementais maximizados e elementos de um personagem

Nessa parte falaremos apenas dos feitiços elementais, pois eles são os únicos que dependem de experiência para o ganho de níveis (explicarei mais sobre isso no tópico seguinte).

Basicamente, existem quatro elementos no Wakfu: Agua, Ar, Terra e Fogo (Vai Planeta!). Contudo, um personagem domina apenas três dos quatro elementos de acordo com sua raça. Por exemplo, um Pandawa possui feitiços elementais de Fogo, Agua e Terra, mas nenhum de Ar (ele nunca poderá voar, que triste...).

Ai você me pergunta (imite a voz do Marcelo Rezende nessa parte) "Tá, isso eu já sabia e dai?".

Bom, é que a quantidade de feitiços elementais que você poderá maximizar (colocar no mesmo nível do seu personagem) será determinada pela quantidade de elementos que pretende possuir no personagem!

A regra é relativamente simples, personagens especializados em apenas um elemento (monoelementais) poderão evoluir quatro dos cinco feitiços de seu ramo elemental ao máximo. Especializados em dois elementos (bielementais), poderão possuir três feitiços de um elemento maximizados, mais dois feitiços do outro elemento maximizados (cinco feitiços no total) e, por último, personagens com os três elementos (trielementais) poderão possuir dois feitiços de cada elemento maximizados (6 feitiços no total).

Vale lembrar que a cada 3 níveis em um feitiço elemental, você ganha mais 1% de dano no elemento correspondente.

3. Dicas de como evoluir seus feitiços elementais

Com relação as especialidades, não darei dicas de como evolui-las, pois estas aumentam a cada nível adquirido pelo personagem.

Agora, quanto aos feitiços elementais, você já deve ter observado que os seus feitiços mais utilizados estão em um nível bem próximo ao seu personagem, não é? Isso acontece porque eles ganham experiência ao serem utilizados em batalha.

Em geral, você ganha aproximadamente 2% da experiência da batalha para os seus feitiços. Então, caso tenha feito uma luta que lhe dê 200 de experiência, ganhará 2 para os feitiços. Sendo que, independente do número de vezes que utilizar o feitiço, a experiência adquirida será a mesma.

Isto é, não importa a quantidade de vezes que você utilize o feitiço, pois a experiência adquirida será a mesma (sim, não precisa usar 20 vezes achando que ele ganhará mais experiência)!

Então, em resumo, para evoluir um feitiço elemental ao máximo, recomendo o seguinte: i) escolha na sua barra de atalhos apenas os feitiços que irá colocar ao máximo; ii) reserve um tempo para evoluir aquele feitiço que ainda não está no seu nível; e iii) não use feitiços que não pretenda ter em sua build antes de maximizar os outros.

Seguindo estas dicas, desde a criação do personagem, você não terá problemas...

"Mas Turtle, eu não sabia disso e aumentei um monte de feitiços errados, agora eu não consigo mais colocar os que usarei no meu nível porque ele não ganha experiência, o que fazer?"

Então, lembram de quando disse que os feitiços tem limites conforme a quantidade de elementos que você quer no seu personagem? Por tal motivo, mesmo que você continue lutando eternamente, não conseguirá ganhar mais experiência de feitiços. A experiência para feitiços possui um "limite", caso já tenha o alcançado, não ganhará mais experiência.

Nesses casos, recomendo duas alternativas:

RESETAR!

Essa é a mais simples e a mais usada. Basta você, ou fazer a missão "Reafirmação de Emergência" ou comprar um "Pergaminho da Absolvição" na loja. Feito uma das duas coisas, você irá para a sala de treinamento e, ao conversar com o "NPC", poderá redistribuir os seus feitiços utilizando a experiência máxima do seu nível (por isso muitas pessoas, ao atingir o nível 160, usam o resete ao invés de ficar upando as habilidades, pois elas já conseguem a experiência máxima dos feitiços ao conversar com o "NPC").

TRAVA DE FEITIÇOS!

Bom, infelizmente é um método mais demorado e utilizado apenas pelos personagens níveis 160, pois, antes deste nível, os personagens não tem acesso a este ícone.

-OBS: Após atingir o nível 160 e adquirir a quantidade máxima de experiência dos seus feitiços Elementais!

Nele, você deverá usar a trava de feitiços da figura acima. Após "arrastar" um feitiço do qual você quer retirar a experiência, você poderá revertê-la em favor de outro feitiço.

É simples, você irá, a cada batalha realizada, retirar a experiência adquirida por aquele feitiço e redistribui-la nos feitiços que utilizar em batalha.

Importante lembrar que, ao travar um feitiço, você ficará impedido de usá-lo em batalha.

Bom, são essas as dicas básicas de habilidades. Como sempre, vale lembrar que o guia é direcionado a pessoas que, assim como eu, tiveram dificuldades em compreender o sistema ou não sabiam como ele funcionava. Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, sugestão ou crítica, utilize os comentários abaixo.

- Abraço a todos!
4 0
Reações 10
Pontuação : 101

aew, parabéns pelo tutorial!! ta tudo bem explicado.
Vou repassar pra todo mundo biggrin 

1 0
Pontuação : 4669

Sisi, muitos novatos viviam me perguntando disso. Obrigado por consolidar a explicação nesse tópico. Outro ótimo tópico do mestre Turtle ;D

Já adicionei ele na Biblioteca de links úteis, por sinal.

Att. Noa D'Arca

1 0
Pontuação : 650

Olá,

obrigado Fergus e Barlin... eu tive muitas dúvidas com isso quando comecei a jogar, espero ajudar com essas dicas.

-Abraços!

0 0
Pontuação : 463

Só confirmando... entao, no 160, se eu resetar, consigo por 4 habilidades 160 (caso de monoelemento), 3/2 em caso de bi, e 2/2/2 em caso de tri?

Sem precisar upar mais nada?

0 0

Olá NeuerL,

sim... no momento que você chegar no nível 160 e usar o "reset", irá poder colocar suas habilidades no máximo.

-Abraço!

0 0
Pontuação : 153

A trava de feitiços só é liberada quando você atinge o máximo de experiencia em magias, o que mesmo depois do lvl 160 costuma demorar um pouco dependendo de quais feitiços você usa.

0 0

Olá ValiunDovale,

exatamente, acrescentei a informação no tópico, pois da forma que abordei havia ficado implícito.

-Abraço!

0 0
Pontuação : 384

Olá,
Fique em uma dúvida sobre as habilidades especializadas... Você diz que elas aumentam sozinhas com o tempo, meu char é um Xelor lvl 17 e até agora as minhas especializadas continuam no lvl 0... Como que faço para elas aumentarem?

Abraços

0 0
Pontuação : 4669

As especialidades você aumenta no mesmo menu das características - quando você ganha level.

Quando for aumentar os pontos de características, basta trocar a aba clicando na cabeça de Iop, no canto esquerdo do menu de característica. Lá terá todas as especialidades, só selecionar a que te interessa mais.

1 0
Pontuação : 384
Barlin|2014-12-27 21:34:28
As especialidades você aumenta no mesmo menu das características - quando você ganha level.

Quando for aumentar os pontos de características, basta trocar a aba clicando na cabeça de Iop, no canto esquerdo do menu de característica. Lá terá todas as especialidades, só selecionar a que te interessa mais.
Obrigado Barlin,
Acabou que depois da pergunta um amigo acabou me mostrando uauhaha.

Mas é bom que talvez outros que venham a começar a jogar podem ver aqui..
0 0
Comentar neste tópico