FR EN ES PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama

[POLÍTICA] Guia básico Eleitoral

Por Barlin 13 Julho 2014 - 11:07:02

Bom dia a todos,

Como alguns sabem, está rolando a votação de Brakmar nesse exato momento no Efrim. Achei interessante para que vejam a mecânica de votação e candidatura.

Em quem votar? Como votar? Tenho que fazer um manifesto, e agora?

Primeiro:

Como explicado no outro tópico referente a políticas Clique aqui , é preciso pelo menos 100 Pontos de Cidadania para poder votar, estar com pacote de p2p e a candidatura dura 12 dias, fora os 2 dias de votação. Assim, basta se dirigir até o Membro de Clã mais próximo em dias de eleições.

Acima, a tela que aparece quando se clica na opção "Votar", do Membro de Clã. Na parte superior à direita, imagem do Membro de Clã do território local. Ele precisa ser de sua nação e estar em sua nação, até onde eu saiba.

No menu em si, é possível ver:
  • quantas horas falta para que a votação se encerre;
  • o número de votos e candidatos até o momento;
  • como criar o seu próprio manifesto e entrar como mais um candidato;
  • o manifesto de cada candidato;
  • quanto de STASIS ou WAKFU cada um deles tem;
  • suas respectivas guildas;
  • a foto de cada um.
Basta escolher um e votar. MAS, vale ficar atento em quem se vota.

----------------------

Temos ótimos exemplos nessa mesma imagem, por sinal. Não, não conheço nenhum deles, mas fica as dicas de como montar o seu próprio manifesto (assim como analisá-los bem antes).

Espero que eles leiam, não com desgosto, mas sim como dicas para evitar má interpretações.

Vamos ao primeiro candidato:

"Pretendo deixar Brakmar como ela deve ser. Outras nações estão destruindo nossos recursos e com isso temos que pensar um pouco melhor em nosso ecossistema. Brakmar sempre!"

... só que acho que ele não sabia que o STASIS dele apareceria.

Para quem não sabe, STASIS e WAKFU são medidores de meio ambiente de seu personagem. Quanto mais Wakfu você tiver, mostra o quanto você ajudou o ecossistema a se desenvolver. Quanto mais STASIS você tiver, mostra o quanto você o devastou. EDIT: Mas vale lembrar o que o naoshi- falou: Bem, nem sempre o índice status pode ser visto assim. Gobbais estão quase sempre superpopulosos. Chafers estão superpopulosos. Kralove estão superpopulosos. Para corrigir é necessário matar, e isso gera stasis.

A gafe desse candidato foi apostar no voto pelo ecossistema e meio ambiente tendo uma STASIS tão alta. Além disso, ele culpa as outras nações pelos problemas de Brakmar. É o mesmo que falar que vai dar um fim na corrupção tendo um mandado de prisão, e falar que a nossa situação é tudo culpa dos estrangeiros - basicamente. tongue EDIT: corrigido. Deixarei aqui pois não vou alterar o fato de ter escrito isso durante as eleições. Não destruirei a fonte dessa, por mais que tenha sido errônea de minha parte mesmo sem a presença do candidato em si.

Bom, vamos ao segundo candidato:

"Prometo organizar a nação, e usar toda minha experiência no remington para avançar a nossa nação o mais rápido possível. Bom jogo a todos e que Oto Mustam estejam com vocês."

Tudo bem, foi bem mais neutro esse. Mas ele também comete algumas gafes. No caso, ele diz que vai avançar a nação o mais rápido possível. Mas avançar para onde? Como? E para que a pressa? Ele apenas se apresentou, se disse experiente e fechou com um roleplay.

Não é de todo ruim, entendo, mas poderia ao menos ter citado alguma de suas metas, né?

Se disse ser experiente, mas não se deu ao trabalho de vir ao fórum para se comunicar como candidato nem nada. Se tivesse ao menos vindo aqui declarar suas metas, elaborar melhor o manifesto - que creio sofrer do problema de poucos caracteres por candidato, aparentemente - já seria uma mostra de sua experiência. Mas faltou um pouco disso, ao meu ver. tongue

E por final, temos o terceiro candidato:

" Olá a todos, quero reorganizar todo o ecossistema de Brakmar, criar leis dignas e corrigir os que estão destruindo nossos recursos! Agradeço seu voto desde já! VIDA LONGA A BRAKMAR E VIVA DJAUL!"

(Devo te dizer, No Mercy, que gostei mais desse seu discurso do que o que você postou no fórum - só para constar).

Mas também contém uma coisa ou outra que me deixaram com o pé atrás. "Reorganizar todo o ecossistema de Brakmar" sugere que está tudo desorganizado. Um caos.

Evite frases como "corrigir os que estão destruindo nossos recursos". Da a impressão que você ão liga em fazer uso da força para tal. Algo como "ensinar os inexperientes" soaria melhor. Mas claro, você teria que adotar tal postura para ensiná-los de fato.

A parte de criar leis dignas, caso ganhe as eleições, verá que já existem leis formuladas, e que você pode optar por adotá-las ou não por um custo de Pontos de Cidadania. Então o correto seria "adotar leis". E eu trocaria o "dignas" por "necessárias" - mas isso é uma opinião pessoal.

Gostei MUITO de ver seu tópico aqui no fórum, mas faltou colocá-lo na área certa, ao meu ver. Não gostei muito do seu discurso ter mudado de "corrigir os que estão destruindo nossos recursos" para um certo ódio por outras nações.

Espero que os candidatos não me levem a mal com as críticas e sugestões desse post que usei como exemplo. Eu realmente fiquei feliz em ver o empenho de vocês, e resolvi utilizá-los para que melhorem no futuro.

----------------------

Agora, segue umas dicas para candidatos e eleitores:

Antes de exigir guerra contra alguma nação, lembre-se que caso haja uma guerra, será possível agredir E SER AGREDIDO pela outra nação. Além disso, você perderá acesso àquela nação, o que pode ser incomodo, pois dizem que existem alguns monstros únicos para cada nação.

Se houver algum problema com alguma nação, vale a pena correr atrás de seus representantes para saber maiores informações. É importante optar por conversar antes de espalhar ou adotar um discurso de ódio.

Eleitores:

Sejam perspicazes. Leiam o manifesto do candidato com atenção. Se possível, tentem entrar em contato com ele para, quem sabe, descobrir um pouco mais sobre os planos deles e como desejam realizá-los.

Cobrem as promessas, e caso estejam satisfeitos ou insatisfeitos, lembrem-se de entrar no Menu de política (no botão de "Comunidade" é possível vê-lo) para dar sua opinião. Essa é a sua ferramenta de controle sobre os políticos, e se ele tiver muitos votos negativos, ele sai do poder.

E acima de tudo, PARTICIPEM da política. Aqui ela não é obrigatória, e é preciso mobilização para se atingir o sucesso. AJUDEM como puderem a desenvolver os planos do governo, quando de interesse.

Candidatos:

Fiquem atentos aos reais problemas da nação. Não use boatos para montar sua campanha, e seja específico ao citar algo a ser corrigido. "Pretendo criar uma área em tal região para manter os Freixos sempre presentes; estou juntando pessoas para desenvolver as minas de tal região; pretendo limitar o acesso de tal nação por conta disso/ disso e disso".

Assim as pessoas saberão que você não está apenas falando da boca para fora, já que citou o seu plano bem. apenas falar que "ah, vou proteger o ecossistema" é tão útil quanto "ah, vou salvar o mundo". COMO você pretende fazer isso? O Manifesto não disponibiliza espaço o suficiente? Então bem, poste no fórum e peça para que olhem nele o seu verdadeiro Manifesto.

Conversem com as guildas e com as pessoas. Tirem suas dúvidas quanto à política. Saibam quem vai chamar para qual cargo - você precisa de pessoas de confiança, pois se alguém fizer besteira, você quem será o culpado.

Acima de tudo, lembrem-se: vocês não estão sozinhos. Sejam cativantes com a nação e saiba administrar a força que ela lhe dará.

Lembrem-se:

Uma nação unida vai mais longe do que qualquer Tofu atravessando mar de lava.
- Noa D'Arca
1 0
Reações 15
Pontuação : 821

Mas por que só Brakmar está tendo eleições?

0 0
Pontuação : 4688

O server começou a pouco tempo. No começo, nenhum dos governos tem um jogador como governante. Só depois que alguém se candidata, que começa a parte das eleições.

Pelo que vi, Sufokia e Amakna já tem governantes - isso porque nem passou a primeira semana de jogo ainda. Brakmar e Bonta estavam sem ninguém - e não sei se Bonta alguém está levando a ideia de governante adiante.

Eu usei Brakmar como exemplo por conta do acesso ás informações. Porém, essas dicas valem para todas as nações.

0 0
Pontuação : 43

Bem, nem sempre o índice stasis pode ser visto assim. Gobbais estão quase sempre superpopulosos. Chafers estão superpopulosos. Kralove estão superpopulosos. Para corrigir é necessário matar e isso gera stasis.

0 0
Pontuação : 821
Barlin|2014-07-13 21:37:11
O server começou a pouco tempo. No começo, nenhum dos governos tem um jogador como governante. Só depois que alguém se candidata, que começa a parte das eleições.

Pelo que vi, Sufokia e Amakna já tem governantes - isso porque nem passou a primeira semana de jogo ainda. Brakmar e Bonta estavam sem ninguém - e não sei se Bonta alguém está levando a ideia de governante adiante.

Eu usei Brakmar como exemplo por conta do acesso ás informações. Porém, essas dicas valem para todas as nações.
Ah sim, eu estava em dúvida de como começava a primeira eleição no jogo, por isso a pergunta. Obrigado pela ajuda.
0 0
Pontuação : 41

Barlin, deverias saber que Wakfu e Stasis não são apenas uma marca de como você cuida do meio ambiente, posso citar o fato de existir um buff a parti de 50% de wakfu e outro a partir de 50% de Stasis que ajudam na colheita e no plantio, e me defendo quanto a não ter participado ao fórum pois tive problemas com o novo site de Wakfu em português, alem disso não pude escrever quais seriam minhas metas pois o limite de caracteres era bem curto.
Você fez citações erradas e pode ter muito bem alterado o fluxo de uma votação de uma nação, quando for tentar lançar um "Guia" faça isso depois das eleições terminadas e procure saber um pouco mais sobre as coisas, apesar disso gostei muito da sua publicação foi bem feita e organizada.

Nowsk ;D

0 -1

simsim, naoshi- , de certa forma queria ver se os demais candidatos de fato apareceriam para dizer algo sobre isso.

Não sabia que existia um bônus para quem tem mais de 50% em um deles, por sinal. Apenas sabia que não necessariamente uma pessoa com Statis alto pisava em qualquer muda que visse - como algumas pessoas podem ter interpretado.

Vou alterar o guia. Mas não deixa de ser importante observar tudo, sempre - o que vale para os candidatos principalmente. Um post no fórum principal não pode passar despercebido, já que como você mesmo disse, pode ter alterado o rumo das votações.

Quanto às citações erradas, por favor, indique elas. Se refere-se à parte de Wakfu e Estatis, vale lembrar que o naoshi- me corrigiu, mostrando que não necessariamente é isso e ponto.

Eu mesmo afirmei que o número de caracteres pode ter influenciado nos manifestos breves, mas enfatizei que, caso queira que os demais saibam de suas metas e planos, deveriam vir para o fórum divulgá-las - por sinal, foi um dos motivos que me fez criar o guia: ver se os demais candidatos se manifestavam nesse período. Caso o contrário, poderia muito bem ter postado depois, mas provavelmente não dariam muita bola.

Se teve problemas com acesso ao fórum ou ao site, poderia ter pedido ajuda a algum amigo. O meu estava funcionando até ontem a noite - apesar de não ter respondido ao naoshi-. Foi mais preguiça mesmo e um pouco de esperança de que você ou o Yuno descem as caras.

Mas enfim, já passou. Fica as dicas para as próximas eleições.
Gostei de ver você lá assim que fechou as votações. É uma boa presença, apesar do horário. rs

E realmente agora que começa o trabalho do governo. Então mãos a obra, pois temos muito o que aprender nesse departamento.

0 0
Pontuação : 731

Tópico muito interessante, de boa reflexão, Barlin. É sempre bom a presença da filosofia dentro da política. Seguinte, não encontrei ou não li essa informação, sabes quanto tempo dura uma eleição? E como faz para se candidatar?

0 0

Bem observado... é que coloquei já em outro tópico isso. Mas vale a pena refrisar, claro.

Clique aqui

Vou reeditar. Estava esperando a resposta do xNowsk para ver se ele gostaria de conferir os erros do post antes de editá-lo, para que fique claro que não o editei depois que ele respondeu no tópico, mas acho que já estou sendo precavido até demais. rs

0 0

Desculpa a demora, passei o dia lutando com um Malware chamado KMS que fica rebootando a maquina. Bom tudo foi resolvido, então Barlin os pontos são os apontados sobre o Wakfu e Stasis mesmo e sobre não se antecipar sobre algum candidato, e assim passar uma imagem ruim sobre alguém que pode estar enfrentando problema de alguma forma.

Bom essa candidatura foi curta de apenas dois dias, na próxima espero não passar por esses probleminhas e fazer algo bem organizado da minha parte.

~ non multa, sed multum.

0 0

Opa, parte do Stasis e do Wakfu corrigidas. Adicionei também o período no guia, Hakory.

Nowsk:
Bom, sinto pelos problemas enfrentados. Mas hey, se ver bem, eu cutuquei todos os candidatos. E aposto que vc erra se te perguntarem em quem eu votei. wink

Mas como você disse, dessa vez não deu. Se precisar de ajuda com algo, saiba que estou aqui para ajudar no que puder, por sinal. Só não saquei porque vc desistiu de ficar como Engenheiro Climático - me pareceu uma boa oportunidade pegar um cargo para ver como funciona, como os demais políticos pensam e que linha de governo vc pretende assumir.

Claro, esse é meu modo de ver as coisas. rs

E malz, não falo latim. huaehuaehuaheuhuaehuae

0 0

Com o problema do boot em meu pc perdi o dia tentando resolver, então pedi para um amigo logar na conta e me retirar do governo já que o pc iria para manutenção e certeza que ficaria por lá algum tempo, mas acabei resolvendo por conta própria e quando loguei já tinha Engenheiro smile 

0 0
Pontuação : 37

Só uma coisa, não é Statis, é Stasis.

0 0

Vish, só reparei agora que sempre li errado. bwahueahuaehuhueauhae

Valeu, Leo. Corrigido wink 

0 0
Pontuação : 21
Adoro politica! Colocar isso no jogo é genial! Um grande incentivo para pensar um pouco tambem em nossos candidatos reais, ler suas propostas antes de declarar voto e checar historico. Ainda sou um iniciante em wakfu, mas logo estarei mais envolvido.
0 0
Pontuação : 359

O jogo precisa atualizar esse sistema que está bem ultrapassado.

0 0
Comentar neste tópico