FR EN ES PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama
Fixo

[GUIA] Up de Profissão Automatizado

Por Lord-Akyla 28 Outubro 2020 - 06:48:22
[Atualizado 27/12/2020 - 13:52]
Olá Dozianos, venho aqui trazer um Guia de UP de Profissão Automatizado, para upar todas as profissões do jogo do zero ao 135 (Coleta) e 140 (Artesanato).
Para isso irei fornecer a vocês uma planilha de EXCEL 365, com todos os dados calculados, você só terá que digitar a quantidade de bônus de profissão que possui, e assim saberá a quantidade de recursos para coletar, e componentes que irá craftar com os recursos que coletou.
Vou logo alertá-los que talvez se assustem com a quantidade de informações, mas depois de compreender, na prática é tudo rápido e simples.

ÍNDICE
water UP por Craft
earth Noção de Plantio
fire Versões da Planilha
neutral Observações Extras
excl Status de atualização do guia
LINKS
• Planilha Resumida
• Planilha Completa
• Resumo de tudo isso em vídeo

excl Favoritem o guia, pois há possibilidade de no futuro atualizar a tabela, afim de torna-la mais dinâmica. Lembrando que as atualizações ficam no final do guia.

waterUP por Craft
Utilizaremos a planilha "Craft" e teremos como base a criação de componentes, eles aparecem de 10 em 10 leveis, e dão 300 de experiência cada.

• Como calcular seu Bônus

Spoiler (clique aqui para ver o spoiler)

Use a Tabela Auxiliar "Bônus de XP por Fabricação" e basta colocar "OK" no nome do bônus que você possui. GIF
Obs: Você pode alterar os número dos bônus "Evento" e "Guilda", afinal nem toda guilda possui os dois bônus de fabricação, e alguns eventos dão 50% e outros 100%.
        • Formatação das tabelas

Você poderá observar na planilha que temos 3 tabelas, Artesanato, Coleta e Padeiro.
Artesanato
  • LVL: level em que você está;
  • Faixa de Level: faixa de level que você irá obter;
  • Level do Recurso: leveis dos dois recursos que você precisa coletar;
  • Componentes: Quantidade de componentes que você precisa criar;
  • Recursos: quantidade de recursos que você precisa coletar;
  • R. Coureiro: quantidade de recursos que você precisa coletar de coureiro;
  • C. Único: apenas para coureiro em casos que é possível craftar com apenas um tipo de recurso;
  • Level Quebrado: e aqui embaixo temos a tabela "Level Quebrado", que é para calcular uma faixa de level que não inicia de acordo com as apresentadas na tabela.

Coleta
Os componentes das profissões de Coleta começam a serem criados a partir do level 05, e só serve para quem precisa saber a quantidade de recursos que precisa comprar, pois ainda não consegui fazer de forma precisa um cálculo que englobe coleta + craft.

Padeiro
A única diferença na profissão de Padeiro, é que você irá usar a mesma quantidade de componentes e juntar com água para criar uma receita de pão do mesmo level.
Exemplo: Você irá upar a faixa do 60 (61-70), você irá coletar 975 recursos, criar 195 óleos, e usar os óleos para criar 195 receitas de pães da mesma faixa de level (60).
        • Cálculo de Leveis fora da faixa

Essa planilha considera o UP de 10 em 10 leveis, mas nem sempre você inicia o UP no level inicial de uma faixa, como 0,10,20,30 e por aí vai. Por isso criei uma planilha para calcular esse valor quebrado.Exemplo: se você tem Marceneiro no level 34, então você terá que calcular do level 35 até o level final dessa faixa, nesse caso 40.
Como usar
1 - Apenas por uma questão de referência, copie e cole em "Level quebrado" a faixa de level em que você vai começar, e altere o level em que você está; GIF
2 - Clique na planilha Level Quebrado;
3 - Click duas vezes no número da célula Componentes;
OBS: O Padeiro tem uma célula (Óleo) só pra ele, pois usa uma quantidade de recursos diferente para criar os componentes.

4 - Arraste a janela azul que irá aparecer até os leveis que você precisa obter
OBS: Não altere a fórmula, apenas arraste a janelinha azul, mas caso você altere sem querer, além de poder baixar o arquivo novamente, você também pode reescrever a fórmula, pois a mesma se encontra na imagem abaixo;
5 - Aí você pode voltar para a planilha "Craft" e utilizar esses valores para saber a primeira faixa de level, daí em diante você utiliza a planilha normalmente;

6 - No level quebrado do Padeiro, você pode fazer uso das células "Soma dos Baldes" e "Soma - Quebrado", para calcular a quantidade total de baldes de água que irá precisar. A diferença dos dois, é que o primeiro calcula a faixa de level fechada, e a segunda calcula a primeira faixa sendo "quebrada" e o resto fechado. GIF
E para a soma do quebrado funcionar corretamente, você precisa indicar na tabela auxiliar "Balde de água quebrado", qual a faixa de level quebrado que você está iniciando.GIF
        • Almanax e Turbocraft

O Turbocraft e o Almanax tem um tempo limitado, e para lidar com isso, vamos usar uma tabela auxiliar para ter uma noção do quanto é possível usufruir do bônus.
Ao lado de cada bônus, temos os segundos que eles rendem, sabendo que cada componente leva um segundo para ser criado, iremos somar a quantidade de componentes que iremos criar na célula "Segundos necessários", o mesmo vale para um cálculo de level quebrado.
Dê apenas dois clicks e selecione o intervalo de células que você está evoluindo, se você perceber na célula "Componentes restantes" que faltou componentes, quer dizer que você não possui os Turbocrafts necessários para upar toda aquela faixa, para resolver isso, retorne uma faixa de level da soma, até ser seguro usar aquele valor como referência. O valor se torna seguro quando os componentes restantes ficarem negativos.

OBS 1: "Segundos necessário - Quebrado" e "Componentes restantes - Quebrado", é apenas para diferenciar caso você esteja usando a faixa de level inicial quebrada.
OBS 2: Eu acrescentei 120 segundos na quantidade de componentes necessária, afim de usar como margem de segurança, caso ocorra algum imprevisto

earth Noção de Plantio
Você irá perceber que ao lado de cada tabela existe uma auxiliar, chamada de "Noção de Plantio", O objetivo é saber quantas vezes eu precisaria plantar para obter a quantidade  de recursos necessária.

Para fazer uso dessa tabela, nos iremos editar apenas dois valores na tabela a esquerda.
Você irá colocar quantas células possui em cada fileira do seu saco de viagem, e quantas fileiras possui o seu saco todo (isso é muito constrangedor kkkk).
OBS: Blocos, simboliza a quantidade de vezes que eu precisaria plantar e cortar todo o saco de viagem mellow
Exemplo 1: Podemos ter 6 fileiras de 18 células ou 18 fileiras de 6 células.
Lenhador: No caso de lenhador, a dica que eu dou é que reserve duas ou três fileiras para multiplicar suas mudas e plante todo o resto, fileira por fileira, sempre conferindo as células que não nasceram, antes de partir para a próxima fileira, assim quando concluído, você pode transitar livremente por dois corredores afim de obter as mudas que precisa, depois plantar e começar a cortar todo o resto.
Ou você pode fazer um esquema de plantio de corredores, mas lembre-se de diminuir a quantidade de células disponível em menos um, para poder transitar entre os corredores, e diminuir as fileiras, afim de criar os corredores.

Exemplo 2: Esse é o layout dos corredores, em uma área de 18x18, plantando 17 células por fileira, nesse exemplo eu consigo até 12 fileiras.
O Resultado final é que eu precisaria plantar e coletar X vezes todo o saco (Blocos), plantar mais Y Fileiras e Z Células para obter a quantidade de recursos necessária.

• Bônus de coleta: Para facilitar a vida, eu adicionei os bônus de coleta que diminuem consideravelmente a quantidade de vezes que você precisa plantar.
Basta colocar "OK" no bônus que possui.
Os valores de Pet e Ferramenta podem ser alterados, de acordo com o que você possui, pois existem ferramentas que te dão 10%, 20% e 30% e Pets que te entregam 25% e 50%, e ainda existe a possibilidade de seu pet não estar no nível máximo.

fire Versões da Planilha
Achei que existia a possibilidade de quererem, então criei uma versão da planilha mais completa onde existe uma tabela para cada profissão com os nomes de cada recurso. Mas o funcionamento dela, permanece como já foi explicado.

Irei apenas atentar vocês a algumas mudanças.

1 - Planilha Coleta: Como temos um grande volume de informação, precisei dividir as tabelas em duas planilhas, para as profissões de Artesanato e Coleta, o mesmo vale para o level quebrado
2 - Agora cada profissão possui seu próprio cálculo de level quebrado
3 - Coureiro: agora podemos alterar o nome dos recursos, pois existe mais de uma forma de criar. Também teremos duas tabelas de "Level quebrado", uma para receitas que usem dois recursos e outras para as que usem recurso único.
4 - Noção de Plantio: agora nós temos a coluna "R. Obtidos", caso você já possua uma certa quantia de recursos do item que você está coletando, afim de diminuir a quantidade de células plantadas.

neutralObservações Extras:
  • É possível usar uma receita para upar por 10 leveis, depois de ganhar a XP de determinado craft por 10 leveis, a XP vai começar a decair pelos próximos 10 leveis e no último level você não ganha mais XP, então é mais adequado usar uma receita para upar por apenas 10 leveis e não mais;
  • Caso queira saber a localização dos recursos, ao apertar o atalho "J", e clicar em uma profissão de coleta, aparecerá uma flor dos ventos ao lado do recurso, ao clicar você saberá os locais onde aquele recurso pode ser coletado.
  • Ainda não tenho certeza de como fazer, mas quando aprender mais, vocês não precisaram usar a planilha "Calculo Quebrado", só precisaram colocar o level X e Y, e a tabela fará tudo sozinha, e dessa maneira posso usar valores diferentes para cada tabela de valor quebrado.
  • Percebi que as vezes os bônus bugam e vc ganha mais do que deveria receber, caso isso ocorra, saiba que os cálculos não estão errados. Eu mesmo constatei upando Padeiro, que o bônus de almanax duplicou, e o que desencadeou isso foi meu VIP, um colega meu percebeu isso ao usar Turbocraft, o mesmo já reportou, mas a Ankama perde muito tempo criando jogo novo, e pouco corrige seus problemas, então paciência.

excl Status de atualização do guia:
[09/12/2020 - 02:15]

Alteração: Até concluir, modifiquei bastante a planilha, então reescrevi tudo, já deixarei o link para download disponível.
[14/12/2020 - 02:00]

1 - Correção: alguns nomes de recursos da planilha completa estava errada, pois durante a criação da minha planilha, a Ankama mudou algumas coisas.
2 - Correção: o cálculo da tabela "Noção Plantio", não estava funcionando corretamente nas profissões de Lenhador e Herborista.
3 - Correção: percebi que o bônus de Stasis, está dando XP e não mais % de colheita, o mesmo já foi retirado.
[19/12/2020 - 05:23]

1 - Correção: percebi que as tabelas de "level quebrado" de Coleta (Planilha Completa) não estava funcionando como deveria.
2 - Alteração: as tabelas das profissões de Joalheiro/Armeiro e Marceneiro e Mestre de Armas, eram juntas, e agora eu as separei.
3 - Alteração: agora cada profissão, possui um cálculo de level quebrado próprio, antes a soma modificava todas as tabelas.
4 - Vídeo: Lançamento do vídeo e finalização do guia (melhorias futuras são possíveis)
[27/12/2020 - 13:52]

Correção: Percebi que os links para download não estava atualizado, mediante a um problema de substituição e atualização do MEGA. O mesmo já foi corrigido, tinha uns errinhos na planilha completa, do qual o nome de alguns recursos estavam trocados, mediante a uma atualização da Ankama. Eu já tinha feito essa atualização, o problema é que o MEGA não substituiu o arquivo corretamente.
17 -1
Reações 3
Pontuação : 32

Alguem tem essa tabela pra compartilhar? happy

Showww manoooo, só faltou o vídeo mas no tópico mesmo ensina tudo bonitin, muito obrigado, a comunidade agradece.

1 0
Pontuação : 232

Mano, eu ainda estou terminando de desenvolver ela, pq surgiu uns problems com meu PC, passei um tempo sem mexer, e nas últimas semanas eu melhorei muito ela, e vou postar dentro de uma semana o arquivo com o vídeo no youtube, explicando melhor.
[edit1]: Eu terminei e os links estão disponíveis.

2 0
Pontuação : 17

muito bom mesmo !!! s2

1 0
Comentar neste tópico