FR EN ES PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama

[GUIA - FERRAMENTA] Da semente de Alcachofra ao Tempero Eterno!

Por Crazy010 30 Janeiro 2020 - 00:10:05
Ferramenta/Guia de UP das profissões - Atualizado: 06/02/2020
-
Todas as informações de XP e recursos foram baseados no tópico [GUIA] UP DE PROFISSÃO feito pelo Akyla-patricio. Obrigado Akyla! cool
-
Navegando nos nebulosos Artigos da ardilosa Encosta Dos Fóruns, pouco se vê além dos resquícios de sementes mortas e espadas enferrujadas. As raras luzes que acendem o olhar de novos aventureiros são tão antigas quanto as primeiras lágrimas de Ogrest
É hora de uma nova chama surgir nessa terra desolada
Apresentação - 1
Demonstração - 2
Funcionamento - 3
Problemática - 4
Conclusão - 5
  • Apresentação

Olá aventureiros! 
Estou trazendo aqui uma nova ferramenta na qual é possível ver detalhadamente a quantidade de ítens de Coleta ou Craft necessários para upar as profissões. De forma dinâmica ela considera os bônus de XP oferecidos pelo jogo, como por exemplo o Almanax (20%), podendo assim ser útil para testar diferentes situações e sentir se compensa ou não aproveitar certos bônus, como os Pacotes de Aventura (50%). Para facilitar deixei destacado um local específico para inserir esses bônus, sendo possível testar entre 0% e 360%, fica à escolha de vocês.
Panorama da Ferramenta

Spoiler (clique aqui para ver o spoiler)

A parte de “Profissões em Geral”, seguida da tabela no canto inferior esquerdo, são as bases para todas as outras profissões, pois nelas se encontram as quantias padronizadas de Coleta e Craft necessárias para se evoluir de 10 em 10 níveis.

As demais tabelas seguem modelos de UP específicos, visando melhor eficiência e melhor uso de tempo; entretanto, infelizmente ocorreu um problema técnico na hora de criar uma tabela que considere ao mesmo tempo todas as formas de se evoluir uma profissão de coleta, o que impossibilitou deixá-la ainda mais dinâmica; descreverei melhor a situação no tópico 4. O mesmo se aplica ao Marceneiro.

-
PS: A coluna roseada “TESTE” indica o XP obtido pela soma das coletas/crafts em tempo real, se houver alguma discrepância entre o valor do teste e o XP necessário, apenas colete ou crie mais um recurso.

-
fire Desde já, aqui a tal ferramenta earthhttps://drive.google.com/drive/folders/126xQ2QOYYjMcRtGi63MHrnjvD826P458?usp=sharingwater Pode tirar uma cópia ou testar no Google Sheets à vontade, ela foi feita lá. neutral

-
  • Demonstração

Lenhador

...juro solenemente plantar cada árvore cortada, não somente as árvores cortadas, mas muito mais que as árvores cortadas…
Vamos supor três situações: Na primeira, por puro impulso, um jogador decide evoluir a profissão às pressas só aproveitando o bônus da região (30%); os recursos coletados serão:
Na segunda, o tal jogador decide  aproveitar também o bônus do Almanax (20%); agora, as coletas necessários serão:
Na terceira, o mesmíssimo jogador decide pagar pelo pacote de aventura (50%) e usar o bônus do Almanax; o número de coletas passará para apenas:
Mestre das Armas

...hoje finalmente irei evoluir Mestre das Armas! Farei a mais poderosa das varinhas, nenhum Iop nesta terra poderá me deter!... 
Vamos igualar a proposição: Na primeira, o teimoso decide evoluir sem bônus algum:
Na segunda, o danado decide juntar recursos e aproveitar o bônus de 20% do Almanax; agora, precisará de:
Na terceira, o espertinho decide pagar pelo pacote de aventura (50%) e usar do bônus do Almanax; enfim seu esforço será reduzido a:
Nesses exemplos é possível notar que embora os Bônus não façam tanta diferença no começo, conforme for somar o total de recursos necessários ao longo dos lvl’s ficará bem visível que não é apenas um breve esforço poupado, mas sim um ecossistema inteiro poupado!

-
DICA: Quando for evoluir uma profissão de craft, junte todos os recursos necessários, espere um dia de bônus do Almanax e evolua de uma vez até o lvl desejado. Vai poupar muitos recursos assim.

[left]-[/left]
  • Funcionamento

...um mais um vezes um menos um é igual a… Dois!...
 Partindo de uma base de XP, o que a ferramenta faz é pegar o XP total do conjunto de níveis (ex: 7.500) e em seguida tentar dividir pelo ganho de XP por coleta/craft em conjunto do bônus%. Obtendo assim um valor que será arredondado e testado; se o resultado for menor que o XP total, será adicionado 1 unidade ao valor final, por garantia.

-
XP Necessário / [ Base + (Base * Bônus em %) ]
Ex.: 7500 / [ 300 + (300 * 20%) ]
[left]-[/left]

Essa é a fórmula-base para tudo que está acontecendo na planilha, ela consegue calcular dinamicamente todos os valores que precisam ser considerados. Para fazer o teste é incrementado um clone dela dentro de um “=SE( )”, de forma que seja feito um cálculo antes que o valor seja exibido. Ficando assim:

[left]-[/left]
=SE( [ XP Nc / (Base + (Base *  %)) ] * (Base + (Base *  %)) < XP Nc; (...)
Ex.: =SE( [ 7500 / (300 + (300 * 20%)) ] * (300 + (300 * 20%)) < 7500; (...)
[left]-[/left

Dessa forma é possível ter garantias de que o valor exibido sempre será igual ou maior que o necessário para o conjunto de níveis, sem ser necessário uso de números fracionados. 

Por outro lado, temos o curioso caso do Mineiro e Pescador, que me custou boas horas fazendo testes e mais testes.

[left]-[/left]
(XP Nc. * 18%) /  (Base + (Base * Bônus em %)) + [ (XP Nc. * 82%) / [ XPcoleta + (XPcoleta * Bônus em %)) ] / 2 
Ex.: (7500 * 18%) / (300 + (300 * 20%))  [ (7500 * 82%) / (131 + (131 * 20%)) ] / 2
[left]-[/left

O que aconteceu aqui foi uma gambiarra bem-sucedida em conciliar Craft e Coleta ao mesmo tempo, baseando-se na mesma fórmula-base usada anteriormente; após muitos testes eu notei que esses específicos dois valores em % foram os melhores em fazer essa parte da ferramenta funcionar, por isso viraram constantes dentro da fórmula. 

[left]-[/left]
Prints das demais fórmulas

Lenhador (Coleta de madeira)
Padeiro (XP do óleo + XP do pão)
Coleta em geral
Admito que foi bem conturbado chegar até algumas dessas fórmulas, porém se está funcionando e complementou seu conhecimento, está de muito bom tamanho!

[
  • Problemática
...oh Xelor, por quê Xelor? Por quê?!...
O maior problema que se encontra nessa planilha está por trás dela, em quem a criou. Eu, enquanto eterno novato, tenho conhecimentos muito básicos das entranhas da planilha em si. Basicamente tudo que usei foi o arredondamento, a condição “=SE( )” e três das 4 operações básicas. Por conta disso, surgiram alguns… Probleminhas.

-
Caso da COLETA

Como comentei na introdução, não há nenhuma tabela ali que consiga calcular todos os aspectos do Up das profissões de coleta. Simplesmente são 4 a 5 valores para se considerar ao mesmo tempo, sendo que cada um influencia no outro. O que gera uma bagunça terrível na hora dos testes.
  • Exemplo: Coleta de sementes + Plantio + coleta de recursos 1 e 2 + craft
  • Sendo que, de forma genérica: 2 sementes = 1 plantio // 1 plantio = 1 recurso // 10 recursos = 1 craft.
A lógica é essa dali, simples e intuitiva para nós, mas como considerar isso e ao mesmo tempo considerar o ganho de XP?
  • 1 c. semente = 101 de XP // 1 plantio bem-sucedido = 101 de XP
  • 1 c. recursos = 101~201 de XP // 1 craft = 300 de XP
De forma que sob as mesmas condições intuitivas genéricas gere:
  • 20 c. semente = 2020 de XP + 10 plantio = 1010 de XP
  • 10 c. recursos = 1010~2020 de xp + 1 craft = 300 de XP // TOTAL = 6360 de XP
  • 6.360 < 7.500 {!!!}
Se adicionar o Bônus isso vira um verdadeiro inferno pra mim, não sei como lidar com esse problema. Help-me.
Caso das CONSTANTES

De forma resumida, tentei de várias formas não usar valores fixos de % ao longo da planilha, pois caso futuramente ocorra uma mudança como ocorreu recentemente em Coureiro, será necessário testar novamente os valores até encontrar uma combinação funcional, o que é bem desgastante pra mim.
A fórmula do Padeiro é particularmente eficiente em considerar múltiplos valores, todavia sinto que ainda está muito rudimentar no momento. Aqui ela de forma isolada:
-
XP Nc / ((BASE+(BASE*%)) + (COLETA+(COLETA*%)))

Caso do MARCENEIRO

Esse caso é uma evolução do problema inicial que tive com essa planilha: “Encontrar uma fórmula que consiga calcular essas informações-base”. Na marcenaria se encontra em especial a Caixa de Encantamento, item facilmente craftável que gera uma quantia gigantesca de XP durante bons 15~20 lvl’s.
A problemática está justamente no cálculo do decréscimo de XP ao longo desses últimos lvls, de modo que sería preciso ter uma dinâmica desse valor ao longo do XP distribuído pelo conjunto de níveis. 
Vejo como possibilidade fragmentar os lvls, deixar 1-a-1, e distribuir o XP normalmente ao longo de cada um deles, entretanto isso não teria graça alguma e faria uma tabela imensa sem muito propósito.
No momento não tenho nem uma ideia de como dar sequência a essa questão, fiquei bem cansado pensando nas demais. A ferrugem me consome!
  • Conclusão
...para o mais tirano príncipe, deixo-lhe um grão de trigo; para o mais miserável ser, deixo-lhe a coroa; se este não sucumbir ao esmero do outro, o verdadeiro Rei dos Reis emergirá neste mórbido inglorium…
Embora não esteja completa e nem seja um site ou coisa parecida, fico feliz por contribuir para a comunidade Luso-Brasileira algo que há anos desejava existir mas nunca vira em canto algum dos fóruns. Obrigado por ter lido, e agradeço mais ainda se desejar compartilhar com outras comunidades.

Não precisamos ficar em guerra, é um MMORPG afinal, todos podem sair ganhando! cool
water Novamente, aqui está a tão aclamada ferramenta neutral
https://drive.google.com/drive/folders/126xQ2QOYYjMcRtGi63MHrnjvD826P458?usp=sharing
earth Sinta-se à vontade para copiá-la  e brincar como desejar fire

• Agradecimentos

Mais uma vez, obrigado Akyla-patricio pelo post original <3
Também agradeço ao Onzee (0nnze) pelo apoio ao projeto; à minha querida amiga Ray por me dar apoio motivacional nas fórmulas difíceis; ao clã Lado Sombrio (Efrim) pela companhia e ao próprio Deus XELOR por me doar tanto tempo para isso!
 Obrigado também a você que leu, aventureiro(a), espero que essa ferramenta possa lhe ajudar de hoje em diante. happy

~~Um forte abraço, Ske ~~

Att 06/02/20
Devido a uma série de bugs de formatação presentes no próprio fórum (pra mim ao menos), foi preciso atualizar esse post.
  • Notei um erro de lógica grave na forma como construí as bases da ferramenta, o problema consistia em ter 2 bases de XP (300 e 472) referentes ao XP normal e o XP com pacote VIP. Isso estava causando sérios problemas na prática. Agora só existe a base normal de XP.
  • Foi adicionado uma coluna de "TEST" em cada tabela, com ela é possível ver o resultado em tempo real do que está sendo calculado.
  • Imagino que agora esteja mais transparente o funcionamento descrito na parte de mesmo nome. Se quiser aprender um pouco mais, pode lhe servir ^-^

Um abraço, byee~
4 0
Reações 1
Pontuação : -4

Parabéns pelo GUIA, muito bom!
Estarei divulgando o link no discord da minha Guilda (Salém).

0 0
Comentar neste tópico