FR EN ES PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama

[GUIA] Wakfu no Ubuntu

Por Masfrii 18 Março 2019 - 08:34:46
Motivo do post

Uma semana atrás um amigo meu, que recém tinha instalado o Ubuntu, estava tentando jogar Wakfu mas não estava nem consigo instalar. O primeiro motivo era porque ele não sabia nem o que era um arquivo tar.gz, então eu dei aquela força e ajudei ele. Então resolvi postar aqui no forum caso tenha algum iniciante de Linux que queira jogar ou alguém que tenha dual boot e queira instalar nos 2 sistemas.

Um pouco sobre mim

Atualmente eu uso um dual boot do Windows 10 com o Ubuntu 16.04 pois alguns programas só rodam no Windows e eu preciso do Ubuntu para melhorar meu aprendizado e estudos (e também por estar acostumado), e por usar esse dual boot eu acabei baixando o Wakfu em ambos os sistemas pra facilitar um pouco as coisas. Sou um Osamodas 200, Menu, lider da Angel Mobile - Efim e jogo Wakfu a 4 anos.

Instalando Wakfu no Ubuntu

OBS: Eu uso o Ubuntu 16.04 mas os procedimentos serão iguais ou quase.
1 - Baixe o jogo;
  • Você pode encontrar o download AQUI;
2 - Escolha a versão de acordo com o seu sistema, 32 ou 64 bits. Você pode verificar pelo terminal digitanando "uname -m" se aparecer "x86_64" seu sistema é 64 bits e caso apareça "i686" seu sistema é 32 bits. Outra opção é pela interface gráfica seguindo o caminho "Configurações do Sistema" -> "Detalhes" e lá vai ter "Tipo de Sistema" 64 ou 32;
3 - Extraia o arquivo baixado. Você pode fazer isso com o botão direito e "Extrair Aqui" ou pelo terminal com o comando "tar -vzxf nomedoarquivo.tar.gz";
4 - Dentro da pasta extraida clique com o botão direito em "Wakfu" vá em "Propriedades" e depois em "Permissões" e marque o campo "Permitir execução do arquivo como um programa" caso não esteja marcada.

Feito isso basta abrir a pasta via terminal e executar o arquivo Wakfu!
Q - "Ah, menu, tu fez um tutorial pra ensinar a baixar e extrair e executar um arquivo?"
A - Não, calma.

Com esses 3 passos já é possível executar o jogo, basta abrir a pasta que acabou de extrair clicar com o botão direito e "Abrir no terminal" e em seguida digitar "./Wakfu". Mas eu acho mais fácil criar um executável pro jogo.

Criando um Executável

1 - Crie um documento vázio e escreva o seguinte código dentro dele:

#!/usr/bin/env xdg-open
[Desktop Entry]
Version=1.0
Type=Application
Terminal=false
Exec=/home/username/Desktop/Wakfu/Wakfu
Name=Wakfu
Comment=Wakfu
Icon=/home/username/Desktop/Wakfu/game/icon.png

Obs: Em negrito e riscado vai entrar o local aonde você extraiu o Wakfu, caso nao saiba o diretório completo basta abrir um terminal na pasta (botão direito -> abrir no terminal) e digitar "pwd".
2 - Salve o arquivo com o nome de "Wakfu.desktop";
3 - Clique no seu novo arquivo com o botão direito, vá em propriedades -> permissões e marque a caixa de "Permitir execução do arquivo como um programa".
4 - Basta dar 2 cliques no seu novo executável e jogar!

Caso você não consiga rodar

Bom, caso depois disso tudo você não consiga rodar o jogo, tente mudar para a versão java fornecida pela Ankama. Com o updater (o seu novo executável) aberto, vá na engrenagem de configurações e marque a opção "Usar a versão do java fornecida pela Ankama". Usando essa opção ele deve baixar mais uns 50mb.
Obs: Essa opção arrumou alguns pequenos bugs visuais que eu tive.
Obs da @ImPaDaBR: Caso esteja usando versões mais recentes tente instalar o pacote"libpng12-0".
5 0
Reações 9
Pontuação : 1547

Parabéns pela iniciativa !! obrigado por compartilhar !!! 

1 0
Pontuação : 651

Obrigado!

0 0
Pontuação : 1962

Vale dizer que, ao menos onde vi, o Wakfu rodou com o "OpenJDK 8" (openjdk-8-jre), e não com o 11 (versão mais recente). Caso alguém use versões mais recentes do Ubuntu e derivados, vai precisar do pacote "libpng12-0", que pode ser encontrado aqui (teste com a versão mais recente). No mais, esse post é um salva-vidas, com toda certeza ^^.

*Aliás, muto obrigado pelo atalho acima, já tava agoniado com isso á tempos :v

2 0

De nada! Fico feliz em ter ajudado em algo e obrigado por contribuir!

1 0
Pontuação : 30

Só contribuindo se também pode criar um alias 
ex : alias wakfu='caminho/para/executavel/baixado/' 
e adcionar esse alias no .bashrc
Por aqui uso assim!

Otimo post! Legal saber que tem mais ubunteiros por aqui tongue

2 0

Obrigado por compartilhar! laugh

1 0
Pontuação : 16

Oĺá a todos, muito obrigado pelas dicas. Uso Ubuntu 18.04.3 64 bit, e jogo Wakfu pela Steam. Após uma atualização recente não consegui mais jogar, pois quando clicava no botão de Jogar, não iniciava o jogo. e tive q usar Windows 10 só para jogar Wakfu. Graças a Deus e a ajuda de vocês consegui resolver o problema instalando openjdk-8-jre. Obrigado a todos.

1 0
Pontuação : 278

Opa! você também pode usar direto pelo laucher, sem precisar acessar a Steam. Eles já arrumaram o pacote pra linux 64/32. Então dá de baixar direto pelo link deles e jogar sem Steam (Para não ser julgado pelos contatos da Steam, vendo você jogar eternamente Wakfu)
Como o ImPaDaBR já tinha falado, quem tiver problemas com atualizações do Java para Ubuntus recentes, que usam o OpenJDK 11, dá pra modificar a versão para a 8, com os comandos:

sudo apt-get install openjdk-8-jre
sudo apt-get install openjdk-8-jdk
sudo update-alternatives --config java

Escolha o número do OpenJDK 8 instalado e seja feliz jogando seu Wakbugfu

1 0
Pontuação : 16

Muito Obrigado Mano,no meu eu so precisei fazer oque o carturvol falou pq to jogando pela steam.

1 0
Comentar neste tópico