FR EN ES PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama

Guia - A máscara do Zobal

Por VarisSiannodell 14 Fevereiro 2019 - 23:15:58
   Olá a todos, esse é um guia feito com o intuito de trazer-lhes mais informações a respeito da classe, visto que não há tantos assim pelo fórum, além disso, é o meu primeiro tutorial, ( tenho o intuito de fazer para todas - ou quase todas - as classes com o passar do tempo ); caso haja a falta de alguma informação, ou sua dúvida seja muito específica, use os comentários e eu irei me dispor a responder.

Índice ( Use Ctrl + F pra ir a pontos específicos deste guia )
​​​ 1. Introdução a Classe
 2. Feitiços ativos
      2.1. Feitiços de Fogo
      2.2. Feitiços de Água
      2.3. Feitiços de Ar
      2.4. Feitiços Neutros

3. Feitiços Passivos
 4. Distribuição de Atributos

1. Introdução a Classe

"Os Zobals são os guardiões de máscaras com poderes estranhos. Temerários, covardes e loucos, tudo ao mesmo tempo: estes aventureiros de origem misteriosa trocam de rosto assim como trocam de roupa. Suas motivações são meio obscuras, mas frequentemente marcadas por um profundo desejo de vingança..."

O Zobal é uma classe extremamente versátil, sendo capaz de se adaptar com o decorrer do combate, vc irá assumir instâncias de acordo com a situação, portanto, mantenha o foco para não fazer bobagem, eu irei abordar, ao longo do guia, essas diferentes funções, e caberá a você criar seu próprio estilo de jogo, sempre tendo em mente as suas capacidades e limites.

2. Feitiços Ativos

2.1. Feitiços de Fogo

A proposta desse elemento é meter o louco causar danos a vários oponentes, e assim como os outros elementos, lhe traz controle sobre o mapa, as habilidades de fogo costumam ser o que mais atrai as pessoas no início, afinal, suas animações são simplesmente lindas, porém essa é uma parte um pouco "do contra" com relação aos outros elementos, portanto, cuidado ao focar aqui.

Fratura 3PA: Causa um bom dano com relação ao custo, destrói armaduras, e aplica incurável, simples assim, vc pode preferir n usá-la, mas no PvP, quando for jogar contra Sacriers classes que se curam muito, ou que geram muitos escudos, ela é fundamental.

Chifrada 4PA: O dano é justo e vc acerta vários alvos ao seu redor, o que acaba compensando, além disso, ela te dá flamejante, sendo ok no PvM, mas, no PvP é péssima ela pode ser substituída por algo mais útil.

Psicótico 3PA: Vc irá causar danos e atrair, em uma cruz, todos os alvos atingidos, o centro dessa cruz pode ser reposicionado nas suas diagonais, confuso ? um pouco, com a máscara do psicopata, ela irá te curar de acordo com o dano, o que a torna útil contra um grupo de oponentes, já no 1v1 tem o selo "chifrada" de qualidade perde bastante da sua utilidade.

Psicose 4PA: Tem 6 de alcance em linha reta, e causa altos danos além de te aproximar do oponente, atente-se que: vc se aproxima e DEPOIS causa o dano, portanto é uma habilidade considerada corpo-a-corpo, com a máscara do psicopata, remove 2PM, essencial no PvM e no PvP.

Psicaute 6PA e 1PW: Outra habilidade em linha reta, de longo alcance, que te teleporta para a célula visada e NAO requer linha de visão, com a máscara do psicopata ela causa 10% de dano extra, é uma ótima forma de sair de perto daquele boss chato, enquanto causa danos no caminho, n vejo muita necessidade além disso.

2.2. Feitiços de Água

Essa é a área mais forte na minha opinião, afinal, aqui temos curas, mobilidade, e dano, preciso falar algo mais ?

Fuga 2PA: Pode n parecer, mas essa é uma habilidade, realmente muito boa, isso se dá ao seu custo benefício, além de te afastar por uma célula, o que para nós, tem um grande valor tático e que nos permite aproveitar melhor algumas passivas.

Zobi Zobá 4PA: Uma habilidade de médio alcance, ela te afasta uma célula, e move o oponente na direção oposta, se tornando uma boa ferramenta para causar colisão, controle de mapa, e danos, interagindo muito bem com Mestre Zobal.

Dardo Fiel 3PA: Vc lança um dardo que acerta um quadrado 3x3, com a máscara do covarde, ela irá curar e dar esquiva, seu dano é baixo, porém ela tenta compensar isso com seu alcance e área de efeito, eu n a uso, mas isso n muda o fato de que é sim muito útil, afinal, quanto mais esquiva, melhor.

Dardo Fugaz 4PA: Meu dardo preferido, causa dano aos oponentes, cura os aliados, e ainda troca de lugar com eles ( 1 vez por alvo ), com a máscara do covarde seu alcance irá de 4 para 6, sua maior eficácia é justamente desfazer merdas esse teleporte, que serve para fugir, se aproximar de um alvo, proteger aliados, e deixar um oponente mal posicionado ( cuidado com essa última parte, pois vc ficará exposto na maioria das vezes ).

Dardo Audaz 5PA e 1PW: Serei direta e clara aqui, MUITO dano, e MUITA cura, esse dardo é só alegria, ela é simplesmente indispensável. Ela também tem o efeito adicional de fazer os oponentes chorar no PvP.
obs.: Seu domínio de corpo a corpo ou de distância se aplicam a essas curas, eu mesma testei, fica a dica.

2.3. Feitiços de Ar

A temática do elemento Ar é o controle de mapa, e não é diferente com o Zobal, são habilidades de baixo custo que te permite causar colisões e chegar facilmente nas costas de um oponente é pra Sram nenhum botar defeito '3' tornando fácil o aproveitamento de passivas como: Arte da Esquiva, Discípulo dos Elementos, Zobal Classudo, Mestre Zobal e Abaixo as Máscaras.

Chuticote 3PA: Vc dá um chute no oponente, e ele vira de costas, simples e prático, além de ter um dano justo, sendo muito boa tanto no PvM quanto no PvP.

Vingativo 2PM: Empurra o alvo duas células, e o acompanha, o dano é baixo, ela é muito útil, e seu custo é de PM, o que te salva PAs e ainda estaca Arte da Esquiva, eu recomendo usar, mas n chega a ser uma habilidade insubstituível. 

Clastanhola 2PA: O dano é justo, mas ele n é o foco, a principal força dessa habilidade é seu alcance SEM linha de visão, e a capacidade de puxar o oponente e passar para o outro lado, além de servir como forma de movimentação, essa sim, é insubstituível, use e abuse. Vai lá, protege suas costas ai que eu quero ver.

Classarola 2PA: Pode ser estranha de usar no início, mas é bem simples, vc bate e o alvo te segue, é eficaz em grupos, para reposicionar os oponentes e os deixar expostos para seus aliados, e mesmo que vc esteja solo, vc tem um clone, certo ?

Classablanca 4PA e 1PW: Aqui está outra grande ferramenta para colisões, o Zobal se aproxima duas células, e depois empurra o oponente por duas células, dá pra usá-la das mais diversas formas, divirta-se.

2.4. Feitiços Neutros

Máscara do Covarde 2PA: +20% de curas, 1 de alcance, e +1PM para cada esquiva, até um máximo de +3PM por turno, é a mais utilizada, seu bônus de PM nos ajuda a ativar Renovação, e te permite uma melhor movimentação pelo mapa, além de te dar um sustento maior no jogo, e melhorar seu potencial de curas.

Espírito Mascarado 4PA e 1PW: Vc invoca um clone de sí para seu apoio e dos seus aliados, mas, atente-se a alguns pontos; Primeiro: os danos que o espírito recebe são redirecionados a vc, portanto se ambos receberem uma habilidade em área ao mesmo tempo, vc irá levar o DOBRO do dano. Segundo: ele irá copiar seu deck de feitiços, equipamentos, buffs ( sua máscara conta como um buff ) e debuffs. Terceiro: ele tem 6PA + X, onde X é o número de PAs que vc n tiver utilizado, X deve ser igual ou menor a 6, e apenas 3PMs.

Máscara do Psicopata 2PA: +20% de danos, -50 de resistência, +30% de roubo de vida para psicaute, dardo audaz, e classablanca, ela é um pouquinho polêmica e pouco utilizada devido a sua redução de resistência, que também a torna a mais punitiva, sendo bastante situacional, apenas atente-se a sua vida quando usá-la e vc estará bem, gosto dela principalmente no PvP, mas no geral, é justa.

Máscara da Classe 2PA: +20% de chance crítica, e a cada crítico dá aos seus aliados +5% de danos causados ao alvo em questão, até um máximo de 20%, pode parecer um pouco inferior as outras, mas se vc foca em crítico, ela é perfeita, além disso, com a passiva Carnaval, vc pode equipá-la em um aliado, o que a torna mais útil em combates em grupo, sendo uma boa adição para uma build com mais suporte.

Dança Macabra 2PA e 1PW: Ao usar, vc recebe +2PM por 2 turnos, mas n é só isso, veja bem, o espírito mascarado não tem formas de recuperar PW, e é aí que essa habilidade se torna linda, afinal, se ele está em jogo, vc irá dispensá-lo, e além do PM extra, irá receber +2PA por 2 turnos, e o melhor de tudo, reanima todos os aliados nocauteados com 20% de PVs máximos.

3 Feitiços Passivos

Liberação de Wakfu: Faz com as cargas de liberador ( Suas habilidades que custariam PW, não custam mais, e ainda geram 1PW ) sejam geradas a cada 2 turnos, e aumenta os danos e curas de Psicaute, Dardo Audaz, e Classablanca em 10%/25%, aconselhável em qualquer build, pois acelera sua geração de PW e ainda fortalece suas habilidades, além disso, as cargas são cumulativas.

Arte da Esquiva: Te dá 1 de domínio corpo-a-corpo e domínio de cura a cada 2 de esquiva, até um máximo de 100/400, e te dá 20/60 de esquiva por habilidade lançada, essa passiva faz com que valha apena o foco em esquiva, e acaba valorizando mais as habilidades de baixo custo, como vingativo por exemplo, mais uma passiva essencial e desbloqueada cedo.

Abaixo as Máscaras: Com isso vc gera +3/+5 de renovação a cada feitiço elementar não-crítico e esquivas, e ao atingir 30 cargas, seu próximo feitiço será critico e retira 100 de resistência de oponentes, ou dá 100 de resistência aos aliados, ambos efeitos apenas por um turno, essa passiva é muito forte para Zobals que focam em domínio crítico, Zobals de ar ( devido ao grande número de habilidades com baixo custo ), e para aqueles que se baseiam no uso da máscara do covarde, pois com ela vc pode ficar indo e voltando próximo ao oponente para gerar renovação e PM.

Carnaval: Como o próprio nome sugere, ela te dá a capacidade de equipar as máscaras em seus aliados, e reduz os custos delas para 1PA, é útil caso vc queira buffar aliados.

Mestre Zobal: A minha preferida, te dá 50/200 dom. de costas, e sempre que causar uma colisão regenera PV, ela te dá uma forma extra de sustain, e aumenta bastante seu dano as costas, então, mesmo que esse n seja seu foco, ela pode se mostrar muito eficaz.

Em Contato: Sempre que vc terminar o turno próximo de um aliado ou oponente, vc gera +4/+6 cargas de contato, até um máximo de 30, e a cada carga vc recebe +1% de danos e curas realizadas em corpo-a-corpo, se vc está sempre juntinho de seu oponente, e n tem nenhuma passiva que gosta mais, use sem medo, vale apena, adendo: Contato deve ser reaplicado todo turno para ser mantido.

Zobal Classudo: Vc recebe +2/+3 elegância sempre que o clone realiza uma esquiva ou colisão, e +3/+5 sempre que ele desloca um aliado, e ao chegar em 40 de elegância vc terá: 20% de crítico, 10% de curas, Zobi Zobá recebe +2 de alcance, Vingativo empurra por 3 células, Chifrada gera o dobro de flamejante, e Classablanca custa 1PA a menos, apesar de eu n gostar, ela é boa para Zobals que usam Ar/Água, já que vc sempre estará reposicionando aliados e inimigos, basta vc deixar que seu clone faça as ações "principais", que é uma proposta um tanto única, mas divertida.

4. Distribuição de Atributos

Inteligência:
Barreira (4) > Resistência Elementar > % de Pontos de vida
Não gosto de usar pontos de vida em armadura por preferir PvP, mas se seu foco é PvM, coloque 10 pontos aqui, dessa forma vc terá uma grande durabilidade nas lutas, recentemente fiz alguns cálculos com barreira, 4 pontos tem sido o melhor tanto em PvP quanto em PvM.

Força: Dom. CaC > Dom. Elementar
Isso apenas se vc quiser usar as habilidades em área, caso opte por substituí-las, vc deve colocar pontos em dom. CaC > Dom. alvo único > Dom. Elementar ou Pontos de Vida.

Agilidade: Esquiva
Nos usamos Arte da esquiva, o que nos proporciona mais dano de acordo com isso, mas se quiser vc pode focar em vontade ( para remoção de PA com colisões ) ou bloqueio e esquiva ( para uma build mais offtank ).

Sorte: Dom. de Costas
Aqui há algumas opções relevantes, vc quer causar críticos ? entt foque em % De critico > Dom. de Costas, vai usar renovação ? nesse caso vc deve ir de Dom. Crítico > Dom. de Costas; e, no caso do Zobal offtank, Dom. Berserk e Dom. de Costas intercalados.

Ps.: O guia não está completo, visto que irei adicionar imagens com a descrição das habilidades e talvez faça algumas observações a mais, estou sem tempo esses dias, mas brevemente atualizarei o guia para lhes ensinar combos e aplicações em combate, pf tenham paciência :3
3 0
Reações 9
Pontuação : 491

muito bom (a introdução lembra os guia do marks).

1 0
Pontuação : 290

Obg, ainda irei adicionar imagens e rever umas coisinhas, cm o tempo tbm pretendo adicionr novas informações, e quanto a introdução eu só n queria deixar sem nd, entt copiei do site da ankama e dei minha opinião, visto que uma introdução é... bem... uma introdução

0 0
Pontuação : 456

Meus parabéns, gostei muito da iniciativa, mas achei que faltou algumas informações extras, como por exemplo : Como se portar em uma luta de acordo com a build, alguns combos que você considera, e algumas experiências próprias com itens ou similares.

1 0
Pontuação : 290

Obg, estou sem tempo esses dias, mas tentarei providenciar tais informações pra prx semana, e quanto a se portar de acordo cm a build vai dar um trabalhinho a mais pra fzr mas vou trabalhar nisso :3

0 0
Pontuação : 1

Olá.
Muito bom o seu guia, gostei bastante e mesmo sem imagens deu pra entender tudo certinho, só que eu tenho um pedido meio pessoal para fazer...
Você poderia mostrar o seu deck e a sua rotação e explicar, brevemente, ela?
Eu entendo que o game te da uma liberdade de fugir de builds padrões e deixa o jogador bem livre para escolher oq usar, só que eu sou muito noob no game, comecei a uma semana só e não possuo esse discernimento de saber qual combo da mais dano e qual habilidade usar.
Estou pedindo apenas um exemplo de deck, que seria o seu, para que eu possa ter um norte.
E outra coisa, você também poderia falar sobre equipamentos, não precisa falar o set exato, mas mostrar quais atributos em um set são importantes para a classe, como uma hierarquia, por exemplo: "Bons atributos para você buscar em um set para essa classe é esquiva, dano corpo a corpo, vida" (sendo esquiva o atributo principal).

Obrigado, desde já.

0 0
Pontuação : 2

Quais são os melhores equipamentos para nv 185+?

0 0
Pontuação : 491

e engraçado vc perguntar olha a conta de quem escreveu,da pra ver q a pessoa nn possui um zobal nela, ja vc possui um zobal 171 garanto q vc sabe mais sobre a classe(aparentemente a quem escreveu nn tem outra conta)logo vc vai saber escolher um set melhor pela sua experiencia de jogo.

0 0
Pontuação : 20

Qual montaria recomendaria para uma build sorte? Dano a distancia?

0 0
Comentar neste tópico