FR EN ES PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama

Guia de Xelor do Easter (atualizado para o 1.36)

Por Eastermoon 18 Julho 2014 - 15:39:18

Tenho visto bastante dúvida perante a essa que é uma das minhas classes favoritas no jogo.
Com esse tópico, eu pretendo responder as dúvidas mais frequentes e ajudar pra que o nosso server fique cheio de xelors.

Primeiro, as builds mais usadas.
Ar/Fogo é dano, em área ou focado.
Ar/Água é dano focado e suporte.
Tri-Elemental é super versátil porém super complicada, não recomendo pra novatos.

fireFOGOfire
Danos altos focados em turnos de tique, danos bons em AoE em turnos de taque, essa é a branch de dano do xelor.
O que você deve olhar aqui é ponteiro, linha de fogo e queimadura temporal, a primeira é a melhor das 3, com maior dano/PA, mas como nem sempre teremos PA pra usar só ela, talvez seja necessário usar uma das outras duas.
Linha de fogo te dá a habilidade de atacar mesmo se estiver com algo lhe bloqueando a linha de visão e usar em inimigos adjacentes à você, porém tem uma range baixa e custo fixo de PA.
Queimadura temporal funciona muito bem em turnos de taque pois seu AoE é fácil de se usar em mais de um inimigo, tem um pouco mais de range que linha, e o fato de sempre usar todo o PA que você tiver(no máximo 3) faz dela uma spell muito versátil.

waterÁGUAwater
Suporte, danos bons focados tanto em turnos tique ou taque(melhor em taque, mais suporte em tique), mas com certeza, essa é a branch que você deve ir se quiser ser um xelor suporte.
As spells que valem ser notadas são controle do tempo, frio que queima e ampulheta do xelor.
Controle deve ser usada como suporte, use ela no aliado que quer dar PA no turno de tique, pra selecioná-lo como o receptor da sua aceleração, você raramente vai usá-la em turnos de taque, já que seu dano é medíocre, apenas em situações que você só tem 1 PA sobrando mesmo tongue
Frio que queima tem um dano ótimo, e se você quiser causar dano com água, deve tê-la maximizada, além de te dar a possibilidade de atacar inimigos adjacentes ela é a spell que vai usar se quiser tirar PA mesmo em turnos de tique.
Ampulheta de xelor é a sua spell se quiser ser mais suporte, é com ela que você vai fazer o famoso AP RAPE nos turnos de taque, e em turnos de tique você usa pra dar PAs, mesmo se ela não causar dano em nada(castada em um tile vazio) ela tem chance de acelerar(dar 1 PA) para você ou o aliado qual você selecionou pra ser acelerado, mas é óbvio que se conseguir acertar um inimigo é melhor.happy

:wind:AR:wind:
É aqui que as coisas se juntam, a branch de ar é a engrenagem do meio no seu relógio rolex, ela que faz do xelor uma classe tão forte.
Suas spells aqui serão envelhecimento e punição, você se quiser, pode upar artimanha ou distorção, mas elas não são tão necessárias.
Envelhecimento é uma spell maravilhosa, de princípio você olha o dano dela e pensa que ela não vale nada, mas o efeito que ela tem é que causa a devastação, em turnos de tique ela causa dano de ar a cada ponto de iniciativa que você rouba, e em turnos de taque, ela causa dano de ar a cada PA que você rouba... está entendendo onde vamos chegar?
Nos turnos de tique, você escolhe o inimigo que você quer destruir, casta envelhecimento nele e então caste as spells de fogo que der, você vai causar um dano MUITO ALTO, acredite em mim.
Nos turnos de taque, a mesma coisa, só troque para spells de água, e a cada PA que o pobre inimigo perder, ele ainda vai tomar dano.
Punição tem muitos limites, você tem que estar no seu mostrador, e castar no mostrador, porém seu dano é tremendo, e em área! Vale cada level.

ATRIBUTOS
Força: Distribua igualmente nas 4 opções de dano geral, assim ganhando uma boa resistência em todos os elementos.

Inteligência: Maximize resistência sem nem pensar duas vezes, depois é tudo em hp se jogar só em grupo, ou pegue %roubo de vida se solar bastante, %regen é viável apenas se você gostar de PvP.

Agilidade: Sua preferência, iniciativa se gosta de agir primeiro, esquiva se gosta de não precisar usar fugit pra escapar, não recomendo dividir entre os dois, pois isso te faz ficar ruim em ambos.

Chance: Críticos no máximo e o resto em danos críticos.

Mestre: PA depois PM e 20% de dano e por último Alcance e 40% de dano.

ESPECIALIDADES
Você óbviamente precisa do seu mostrador o quanto antes.
Um xelor sem mostrador é como um iop sem seus punhos, é como um panda sem seu barril, sempre maximize seu mostrador primeiro, e sempre o posicione bem no início da luta.
Depois do mostrador, a melhor opção geralmente é devoção, pra qualquer uma das 3 builds, mais PA=mais dano base, confie em mim, você sempre vai querer ter mais PA como um xelor, e você vai ter.
Depois de devoção, se for fogo/ar ou tri-elemento a melhor opção é prisma temporal, assim você causa mais dano a cada vez que usar suas spells, e quem é que não quer mais dano?
Se for suporte água/ar, talvez pegar roubo de tempo vale mais a pena, pegue prisma logo depois.
Agora é redução e depois guarda-tempo, assim te dando mais PA ainda.
Depois que maximizar tudo isso, você provavelmente já vai saber o que está fazendo e não vai mais precisar da minha ajuda, mas se mesmo assim precisar, pode me mandar um PM ingame. sleep

Pequenos truques do Easter:

Se você usar artimanha no tile do lado de uma de suas casas do mostrador, você cria um glifo pelo custo de 1PW extra, e o próximo alvo de sua distorção vai ser teleportado pra esse glifo, use isso para manipular o campo, ajudando aliados que estão em uma situação ruim, ou levando monstros pra longe/perto de seu grupo, quando necessário.

Sempre use devoção em um aliado se conseguir, é 1 PM pra 1PA, não é como se você precise usar seus PMs tanto assim já que tem um mostrador pra lhe teleportar, então aquele PA extra pode significar uma spell mais forte usada pelo seu aliado, e a vitória.

Use o sinistro pra bloquear a visão/caminho de inimigos, ao contrário de outras coisas que podem bloquear caminho(como o própio mostrador do xelor, o barril do panda e os bloqueios do steamer, por exemplo) sinistros podem ser colocados em "choke points" e fazer com que a ai não possa fazer nada, cuidado para não bloquear seu aliados! O hidrande não é uma boa ideia pra isso pois ele pode acabar causando dano em aliados, já o sinistro só ataca se ele tiver um inimigo em range(e ainda pode tirar 1PA).

Tempus fugit e artimanha são suas armas de fuga, sempre que se encontrar em uma má situação, não pense duas vezes antes de usar tempus fugit pra dar o fora, artimanha pode ter seu empurrão ativado no mesmo turno que foi usada se castar envelhecimento no inimigo logo após artimanha.

Prática, xelor parece complicado no início mas não é tanto assim, é uma das, se não a mais forte classe do end-game, e eu te garanto que você não vai se arrepender se não desistir dela.

Qualquer dúvida, poste aqui mesmo, ou PM ingame que eu com certeza posso ajudar, não cobri sets pois há muitas opções disponíveis, mas se muitas pessoas pedirem, eu posso editar e colocar algumas das melhores opções depois.
Todo feedback, bom ou ruim, é bem-vindo.

Dano de longa distância e dano de crítico devem ser o que vocês procuram nos seus equipamentos, obviamente com os elementos que estiverem usando, tentem pegar 10 de PA o quanto antes pois isso facilita muito a sua vida.

1 0
Reações 84
Pontuação : 816

O tutorial ficou muito bom e muito fácil de compreender. Como você disse que tem várias opções de sets, isso atrapalha um pouco, pois não sei qual é o correto e quais atributos o set deve ter pra trazer benefícios ao Xelor, seria muito bom se tivesse uma seção de Equipamentos. Mais uma vez, parabéns.

0 0
Pontuação : 131

Linda! smile 

0 0
Pontuação : 291
kevinhonix|2014-07-18 23:19:01
O tutorial ficou muito bom e muito fácil de compreender. Como você disse que tem várias opções de sets, isso atrapalha um pouco, pois não sei qual é o correto e quais atributos o set deve ter pra trazer benefícios ao Xelor, seria muito bom se tivesse uma seção de Equipamentos. Mais uma vez, parabéns.

Que tipo de xelor você pretende fazer?
Posso te dar algumas ideas de sets pra procurar baseado na sua build, mas botar todos os sets de todas as builds possíveis demoraria muito. mellow
Vou dando ideia de sets conforme as pessoas forem se interessando e pedindo.happy

SousChef|2014-07-20 05:33:42
Linda! smile

Quem? Eu ou meu guia? wub
0 0
Eastermoon|2014-07-20 23:56:37
kevinhonix|2014-07-18 23:19:01

Que tipo de xelor você pretende fazer?
Posso te dar algumas ideas de sets pra procurar baseado na sua build, mas botar todos os sets de todas as builds possíveis demoraria muito. mellow
Vou dando ideia de sets conforme as pessoas forem se interessando e pedindo.
SousChef|2014-07-20 05:33:42
Eu estou com um Xelor Fogo/Ar, e estava usando o set ganho na Closed Beta, mas não sei se ele é mesmo correto, e não sei qual os outros para os próximos níveis.
0 0

:tap: 

0 0

Nosssa, muitíssimo obrigado, eu tava muito perdido com o meu Xelor, é uma classe um pouco complexa, mas agora tá ficando mais fácil. Vou seguir suas dicas ao máximo. Mais uma vez muito obrigado e parabéns.

0 0
Pontuação : 4

Estou fazendo um time com um Zobal focado em água(Secundario ar) e meu xelor sendo ar/água, eu ainda não decidi se quero ar pela grande dependência de punição, sempre tenho dúvidas se envelhecimento vale a pena upar e se distorção é realmente util(eu a utilizo), não tenho upado teleporte e gosto de certas skills de agua, principalmente Sinistro

0 0
Pontuação : 173

Upa prisma temporal também, com o mostrador ainda acumula 150% de danos, hita MUITO.

0 0
EmpireFire|2014-07-21 23:33:32
Estou fazendo um time com um Zobal focado em água(Secundario ar) e meu xelor sendo ar/água, eu ainda não decidi se quero ar pela grande dependência de punição, sempre tenho dúvidas se envelhecimento vale a pena upar e se distorção é realmente util(eu a utilizo), não tenho upado teleporte e gosto de certas skills de agua, principalmente Sinistro
Punição no level 100 tem 16 de dano base/PA EM ÁREA, por mais que tenha suas restrições, é um feitiço super forte.

O dano de envelhecimento vale muito a pena, são 9 de dano base de ar no nível 100 a cada ap removido.
1PA removido = 4,5 dano/PA
2PA removido = 9 dano/PA
3PA removido = 13,5 dano/PA
4PA removido = 18 dano/PA
5PA removido = 22,5 dano/PA
6PA removido = 27 dano/PA
Com isso dito, Iops, conhecidos como uma das classes com maior dano base do jogo, no seu melhor feitiço no nível 100 têm 17,5 de dano/PA
Com isso, você realmente acha que envelhecimento não vale a pena?
Você pode não upá-lo, mas vai virar nada mais que um bot de tirar PA, causando dano nenhum, talvez funcione pra você caso tenha outras classes que use no seu "time" pra causar dano, mas pra alguém que vai usar o xelor de água/ar como seu único personagem, não tem graça nenhuma ficar sem causar dano.

Distorção não é necessário, realmente, eu disse que você pode upar, mas não é necessário não, ela dá uma outra opção pra dano de ar sem ser a punição ou o envelhecimento que depende das outras duas branchs, mas é, pode se deixar ela de lado se quiser.

Sinistro tem um medíocre 8 de dano/PA no nível 100, enquanto se você usar a ampulheta, você tem 9,5 de dano/PA e o dobro de chances de roubar PA, pois pode castá-la duas vezes ao invés de um sinistro.
Sem falar que você teria que ter controle em seus equipamentos se quisesse usar bastante sinistros ao mesmo tempo, tirando seu foco no dano.

Pelo que percebi, está argumentando que um xelor suporte não precisa de ar e pode ir puro água, poder até pode, mas você vai jogar fora muito potencial, seu prisma não vai procar tanto e seu dano vai demorar a subir, sem falar que mais tarde, os monstros tendem a ter uma das quatro reistências bem altas, e quando você encontrar um inimigo com reistência de água alta, você se tornaria mais "bot de tirar/dar PA" ainda.
Xelor tem inclusive uma passiva que te incentiva a usar mais de um elemento, por que negar esse potencial escolhendo usar apenas um elemento?

AlecKoy|2014-07-22 01:19:02
Upa prisma temporal também, com o mostrador ainda acumula 150% de danos, hita MUITO.

Eu sei, eu falo no guia pra upar prisma como a terceira passiva se for focar em dano, e mesmo se for focar em suporte, pegar ela como a quarta passiva pra maximizar, realmente é uma boa passiva.
0 0
Pontuação : 4

Hey hey, está me entendendo mal. Só coloquei na mesa coisas que eu estava em dúvida, porém eu utilizo envelhecimento, como não achei uma build para me basear ar/água eu fiquei um tanto quanto perdido. No lugar de distorção eu poderia substitui-lá por qual feitiço? Tempus Fugit ou Artimanha?

Outro ponto: Uso muito Distorção de tempo e ampulheta para retirada de pa ou simplesmente dar ao aliado que me convém.
E estou seguindo essa linha nas especialidades: Mostrador - Prisma Temporal - Devoção, a partir daqui não sei se vale a pena colocar pontos em ondas temporais ou em Guarda-tempo(também penso em colocar em mumificação, mas ainda não vi isso direito)

0 0
Pontuação : 1744

Estou jogando de xelor tb...
to tentando fazer um de ar/fogo.

ja aprendi a usar o mostrador utilmente, porem ainda to apanhando pro sistema de dano e o lance de tique e taque, mais isso eu aprendo com o tempo...

minha dúvida e referente aos atributos, no começo do jogo poe tudo Int mesmo?

0 0
EmpireFire|2014-07-22 13:19:21
Hey hey, está me entendendo mal. Só coloquei na mesa coisas que eu estava em dúvida, porém eu utilizo envelhecimento, como não achei uma build para me basear ar/água eu fiquei um tanto quanto perdido. No lugar de distorção eu poderia substitui-lá por qual feitiço? Tempus Fugit ou Artimanha?

Outro ponto: Uso muito Distorção de tempo e ampulheta para retirada de pa ou simplesmente dar ao aliado que me convém.
E estou seguindo essa linha nas especialidades: Mostrador - Prisma Temporal - Devoção, a partir daqui não sei se vale a pena colocar pontos em ondas temporais ou em Guarda-tempo(também penso em colocar em mumificação, mas ainda não vi isso direito)
Tempus Fugit deve sempre ficar no nível mais baixo que conseguir, pois as vezes você vai acertar seus aliados pra usá-lo.
Artimanha tem um dano ok então essa seria a minha escolha pra substituir distorção (mas eu as vezes também uso artimanha em aliados pra posicioná-los por isso optei por distorção)

Eu já expliquei como a distorção de tempo e ampulheta funcionam, e realmente você está fazendo o correto, se bem que se quiser mais dano, pode usar frio que queima.

Como digo no guia, roubo de tempo é uma boa passiva pra xelors de água/ar inclusive antes de prisma, mas depois de devoção.

Molotov1901|2014-07-22 16:54:05
Estou jogando de xelor tb...
to tentando fazer um de ar/fogo.

ja aprendi a usar o mostrador utilmente, porem ainda to apanhando pro sistema de dano e o lance de tique e taque, mais isso eu aprendo com o tempo...

minha dúvida e referente aos atributos, no começo do jogo poe tudo Int mesmo?

No nível 30 você ganha um restat de graça, então o que colocar antes disso não importa muito, eu coloquei em int pra dar mais dano mesmo. tongue

Porém, depois do reset do 30, o certo é seguir o que disse no guia mesmo.
0 0
Pontuação : 9

Ester, sou xelor de fogo/ar.

Quais no reset do level 30, quais magias de fogo e de ar que eu devo focar meus pontos? Além de ponteiro, quais eu devo subir de nivel e usar mais?

Se falar em ordem de qual usada, melhor ainda!

Ótimo seu guia para iniciantes como eu sou.

Grande abraço

0 0
Io-kiko|2014-07-23 05:37:15
Ester, sou xelor de fogo/ar.

Quais no reset do level 30, quais magias de fogo e de ar que eu devo focar meus pontos? Além de ponteiro, quais eu devo subir de nivel e usar mais?

Se falar em ordem de qual usada, melhor ainda!

Ótimo seu guia para iniciantes como eu sou.

Grande abraço
Ar é Punição e Envelhecimento.
Fogo é Ponteiro com certeza e você escolhe entre Linha de Fogo ou Queimadura Temporal, pode inclusive pegar as duas e usar 3 feitiços de fogo e 2 de ar.
Não há diferença nenhuma em questões de dano ou iniciativa roubada entre linha e queimadura, o que muda é a range e como elas se comportam em turnos de taque, então é uma escolha pessoal.

E eu não entendi essa parte "Se falar em ordem de qual usada"
Se me explicar direito eu talvez posso te ajudar laugh 
0 0
Pontuação : 2

Seu guia está muito bom, mas tenho uma duvida quanto a uma skill.
Gosto muito de Poeira Temporal e estou fazendo build de xelor fire/air
Queria saber se nessa build Poeira Temporal seria bem usada, ou não ficaria muito boa nessa build.

0 0
Enchantrix|2014-07-23 19:48:52
Seu guia está muito bom, mas tenho uma duvida quanto a uma skill.
Gosto muito de Poeira Temporal e estou fazendo build de xelor fire/air
Queria saber se nessa build Poeira Temporal seria bem usada, ou não ficaria muito boa nessa build.
Primeiramente, obrigado.happy

O problema de poeira temporal é o dano base baixo.
É claro que você ganha um pouco de dano em área mesmo em turnos de tique, e uma área gigantesca em turnos de taque, mas o dano é muito baixo, e é um feitiço que custa 6 de PA!
Sem falar que é o único feitiço que não tem uma base de -5 ini por PA em turnos de tique, diminuindo a efetividade do envelhecimento.
Então respondendo a pergunta, dá pra usar, mas não é uma boa ideia não.
0 0

Olha eu aqui de novo...Bom, Ester, eu queria saber o que fazer quando estamos no turno de Taque. Eu por exemplo casto Envelhecimento e Distorção Temporal no inimigo e uso o Queimadura Temporal logo em seguinda (ás vezes uso somente o Poeira Temporal mas como vi no outro comentário parece não ser recomendando vou reseta-lo no nível 30). Eu queria saber se usar esses feitiços juntos é certo ou se não como devo proceder? Obrigado.

0 0
kevinhonix|2014-07-23 23:22:35
Olha eu aqui de novo...Bom, Ester, eu queria saber o que fazer quando estamos no turno de Taque. Eu por exemplo casto Envelhecimento e Distorção Temporal no inimigo e uso o Queimadura Temporal logo em seguinda (ás vezes uso somente o Poeira Temporal mas como vi no outro comentário parece não ser recomendando vou reseta-lo no nível 30). Eu queria saber se usar esses feitiços juntos é certo ou se não como devo proceder? Obrigado.
Hahaha, eu estou sempre feliz em ajudar, kevinho, continue perguntando que eu continuo respondendo.rolleyes
Nos turnos de taque você tem algumas opções:
:tap:Usar punição.
:tap:Spammar distorção temporal até sobrar 2 PA, e então usar envelhecimento.
:tap:Usar seus feitiços de fogo pra dar dano em área
:tap:Guardar bastante PA pra virar um monstro no próximo turno.tongue

Ponteiro é uma boa opção quando você sabe que vai conseguir o rebound dele, que tem alcance de 2, lebrando que rebound precisa de linha de visão.

x=inimigo
o=tile vazio
s=parede/aliado

ooo osx
xox oxs
ooo ooo

Nessas situações dá rebound.

ooo
xsx
ooo

Nessa situação não dá rebound.

A explicação ficou meio confusa, mas espero que ajude.:wacko: 
0 0
Pontuação : 9

Como assim isso de rebound? eu não entendi a explicação de o que fazer no turno taque =/

Como assim conseguir rebound no turno do ponteiro? nao entendi o que é.

0 0
Comentar neste tópico