FR EN ES PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama
Fixo

[GUIA] Todas as suas dúvidas tiradas sobre Osamodas!

Por Markzs 31 Maio 2016 - 10:44:41

E aí, galera. Pra dar mais uma mão pra quem ainda não pegou o jeito de Osamodas, vou ir colocando perguntas frequentes aqui. Se a sua dúvida não estiver aqui, pergunte que eu respondo e coloco junto com as outras o/

P: O que é Osamodas e de onde vem o nome?
Osamodas é um dos dez deuses que descobriu o Mundo dos Doze. Inclusive, existe a lenda que diz que todas as coisas vivas dos Krosmoz foram criadas pelos Três Dragões de Osamodas. O nome completo da classe é "O Chicote de Osamodas", e seu apelido é "osa".
Os Osamodas usam invocações que capturam em lutas anteriores para os auxiliarem.

◄▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬►
P: Quais elementos a classe usa? Como ela batalha?
:wind: Ar: ataques à distância, posicionamento aliado. Buffs: alcance, crítico, pm, esquiva
earth Terra: combate corpo-a-corpo na forma de Dragão e distância normal. Buffs: parada, armadura, resistência e cura recebida.
fire Fogo: ataques em zona e a distância. Buffs: dano final, PA, cura realizada e bloqueio.

Causadora de Danos: 9
Melhoramentos em aliados: 10
Tanque/Locker: 2
Controle de mapa: 8
Mobilidade: 9
Curas: 8
Versatilidade: 10
~ Basicamente uma classe causadora de dano e suporte.

Habilidades notáveis:
~ Goblivre: captura um inimigo do tipo elemental, animal, demônio e mortos vivos para utilizá-los nas lutas.
~ Simbiose: se transforma na forma de dragão ganhando danos, alcance e outros aperfeiçoamentos e alterando algumas habilidades elementais.
~ Komekom: invoca um companheiro Komekom capaz de realizar curas baseado no dano do osamodas

◄▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬►
P: Como se captura um inimigo? Como invoca ele?
É possível ter até 5 invocações no Komekom ao mesmo tempo. Você pode visualizar elas e digeri-las através da interface acessível por uma patinha do lado de sua vida, no meio da tela.

Nem todo inimigo é capturável. Você pode verificar isso das seguintes formas:

~ Pata do lado do nome (mapa)

~ Pata embaixo do nome do inimigo (em luta)

Só é possível capturar inimigos do seu nível pra baixo. Invocações não ganham experiencia ou sequer sobem de nível. De fato, o nível das invocações é fixo e independente do nível que você capturar ela (atualmente isso acontece com os monstros de Astrub e de Moon).
Os seus atributos variam conforme os atributos do Osamodas, mas não o dano base de suas habilidades. (o que implica que quanto mais ap a invocação tiver e mais dano base nas suas habilidades, mais dano ela causará)
Muitas vezes habilidades são alteradas ou removidas do monstro original.

Para invocar você precisa usar a habilidade ativa Goblivre. Ela abrirá a interface do Komekom assim como a patinha e então basta clicar na unidade desejada e escolher onde você colocará ela no campo.
O custo é permanente: 3 PA e 1 PW. Alcance é modificável.

As invocações atualmente recebem:
100% de PV, resistência, esquiva, bloqueio da criatura original
80% do domínio do Osamodas (maior dano elemental + todos os danos secundários)
100% da chance crítica do Osamodas

Não dá pra invocar fora de batalhas, então nenhum bichinho vai ficar seguindo a gente além dos mascotes (equipamentos) :c
Não é possível ter duas invocações ao mesmo tempo. Caso você veja isso na internet, é porque antigamente dava, mas elas não eram controláveis.
Se a invocação morrer na luta e não ressuscitar com uma passiva, ela ficará indisponível até que a lute acabe.
Para remover uma invocação e liberar espaço no seu Komekom, clique com o botão direito e escolha "Digerir criatura".

◄▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬►
P: Como vai pra forma de dragão? O que muda nela?
Você precisa usar a habilidade Simbiose para ficar na Forma de Dragão.
Ela em si aumenta todo o seu dano causado em 10% e reduz o dano causado e cura realizada pela invocação em 30%.
Ele melhor utilizado com a passiva Força Dragontina que aumenta esse bônus, conforme:

Sem passiva → Passiva Nível 1 (lvl 30) → Passiva Nível 2 (lvl 130)
-30% Dano causado e cura realizada da invocação
+10% Dano causado (pelo Osamodas) → 15% → 20%
+0 Alcance → 1 → 1
+0 PM → 1 → 1
+0 PA → 0 → 1

Além disso, a passiva Benção de Osamodas concede +4% de dano final pra cada ponto de controle que o Osamodas tiver, em até 40%. Isso significa que por apenas 2 PA você pode ganhar até 60% de dano final, alcance, pm e pa. (mais sobre Controle x Dano: Clique aqui)

Na forma de dragão não é possível usar Elo Animal e nem buffar nenhum aliado, inclusive a própria invocação. Na forma de dragão, todas as magias podem causar dano em aliados, diferente de quando na forma de invocador.

A mudança das magias pode ser encontrada na descrição de cada uma, exceto as seguintes informações das seguintes magias de terra:

Espírito do Crocodyl: passa as ser limitado em alcance corpo a corpo (duas células), alcance não modificável e sem sem necessitar de linha de visão.
Pinça do Tracanranguejo: passa a causar dano nas 4 células em sua volta
Força de Tauro: o alcance passa a ser limitado em 1 célula (só colado)
Traçado do perfutratoz: o alcance passa a ser limitado em 1 célula, mas a área é a mesma
Golpe do esmagador: apenas lançável sobre si mesmo

Note que além dessas mudanças, há mudança no dano base e efeitos, como por exemplo:
Maritaca: reduz a resistência crítica do inimigo
Fúria de Milobo: aumenta o dano recebido no inimigo pela invocação do Osamodas
Espírito de Crocodyl: reduz resistência inimiga
Pinça do Trancaranguejo: remove PM
Traçado de Perfuratroz: se a invocação estiver no final da magia, um pequeno dano adicional é causado
Golpe do Esmagador: dano adicional em volta da invocação
Corvoc: reduz alcance
Perfídia de Bwork: vira o alvo de costas

Além disso, a passiva Espírito de Fênix permite ao Osamodas ressuscitar uma vez por luta caso seja abatido na forma de Dragão. O Osamodas jogará imediatamente no turno após ser ressuscitado, inclusive se ele morrer no próprio turno. O mesmo vale para a ressurreição da invocação.

P: Como buffar um aliado?
Para invocações, basta usar a magia correspondente em diretamente em cima dela. Para jogadores, é necessário usar Elo Bestial antes. As magias em área só fornecerão o bônus para o aliado se forem usadas na mesma célula que a unidade e não por alguma "beirada" da magia.
É necessário de adestramento suficiente, veja abaixo.

P: O que é Adestramento? ou Pra que serve Controle?
O Osamodas pode buffar a sua invocação e seus aliados com até 3 bônus. Cada tipo de bônus consome uma certa quantidade de Adestramento. Eis a lista:

Maritaca: aumenta cura realizada. +30% invocação. +10% jogador. 25 de adestramento
Grito do Kwak: aumenta bloqueio. +30 até +220 para invocação e jogadores. 10 de adestramento
Fúria do Milobo: aumenta dano causado. +30% invocação. +15% jogador. 30 de adestramento
Coaxo: aumenta PA. +3 invocação. +2 jogador. 40 de adestramento.
Espírito de Crocodyl: aumenta parada. +30% invocação. +15% jogador. 10 de adestramento
Pinça do Trancaranguejo: concede armadura. varia conform o nível da magia, jogadores recebem menos. 25 de adestramento.
Força de Tauro: aumenta resistência. varia conform o nível da magia, jogadores recebem menos. 25 de adestramento.
Traçado de Perfuratroz: aumenta a cura recebida. +40% invocação. +20% jogador. 15 de adestramento.
Corvoc: aumenta alcance. +4 invocação. +2 jogador. 15 de adestramento.
Asa de Escarafolha: aumenta esquiva. Invocação não pode ser bloqueada. Jogador ganha quantidade variável de esquiva, conforme nível da magia. 10 de adestramento
Chicote: aumenta chance crítica. 30% invocação. 10% jogador. 15 de adestramento.
Perfídia de Bwork: aumenta PM. +3 invocação. +2 jogador. 30 de adestramento.

O aliado não receberá o efeito caso você não tenha adestramento pra pagar o correspondente bônus.
Quando acabar os turnos de duração da magia, o Osamodas receberá integralmente o valor de adestramento que a magia consumiu. O mesmo acontecerá se a invocação ou aliado morre.

Todo Osamodas começa com 50 pontos de Adestramento. Cada ponto de controle aumenta em 10 esses pontos iniciais. Com 10 de controle, um Osamodas começaria com 150 de Adestramento.

Além disso, cada ponto Controle aumenta +4% de dano causado enquanto na forma de Dragão se a passiva Benção de Osamodas for usada.

P: Posso trocar de invocação no meio da luta?
Sim. Para isso você precisa usar a habilidade Chicote Espiritual. Ela retornará a invocação ao Komekom e assim você poderá invocar outra. A que foi retornada pode ser utilizada novamente.
Note que se a invocação for retornada após reviver com o Espírito da Fênix, ela voltará podendo ressuscitar novamente (ou seja, com o buff novamente)

P: Como funciona a habilidade Slash de Sramva?
Forma de invocador:
Só pode ser lançado:
em cima de um inimigo: causa dano numa área 1x1 em cima do inimigo.
se possuir uma invocação ou aliado com Elo Bestial, lado de um inimigo, teleportando a unidade aliada e causado dano em 1x1 em volta dela.

Forma de Dragão:
Pode ser lançado em linha reta em qualquer casa.
Se a sua invocação estiver colada com um inimigo e você usar sob ela, então trocará de lugar com a invocação e causará dano em volta do Osamodas.

P: Como funciona a habilidade Golpe do Esmagador?
Forma de invocador:
Causa dano em uma área 2x2 numa distância de 3-4 células.
Se usado sob o próprio Osamodas, a área do dano passa a ser em volta da invocação.

Forma de Dragão:
Causa dano em uma área 2x2 em volta do Osamodas e um dano adicional numa mesma área em volta da invocação.

P: Como funciona a habilidade Tornado de Penas?
Forma de invocador:
Se usado numa célula vazia, teleporta a sua invocação para lá. Caso algum aliado esteja sob o efeito de Elo Animal, aquela unidade será transportada. O dano causado será em volta da unidade antes dela ser transportada.

Se usado em cima de um inimigo, causará dano no inimigo e em toda a volta dele.

Forma de Dragão:
Causa dano em uma área 3x3 quadrada.
Se você estiver ao lado de algum inimigo e usar a habilidade sob a sua invocação, você causará dano em sua volta e trocará de lugar com a invocação.

P: O que é esse buff Vontade de Osamodas? ou Como eu recupero WP?
Todas as classes possuem alguma forma de regenerar WP que são Pontos Wakfu e são utilizados em magias especiais, como invocar alguma criatura.

Os Osamodas ganham pontos contados por um outro buff chamado Dádiva de Osamodas e conforme a Vontade de Osamodas:
+5 quando a invocação causa um crítico
+15 quando a invocação bloqueia um inimigo
+6 por bônus mantido no inicio do turno (invocações e jogadores)
+8 por quando o Osamodas causa um golpe crítico enquanto na forma de dragão
+10 ao buffar a sua invocação ou um aliado
+20 quando o Osamodas mata um inimigo na forma de Dragão
+15 se a invocação estiver em campo no começo do seu turno
+10 quando a invocação cura um aliado

Ao chegar em 100 o Osamodas ganha +1 WP e o contador volta a zero

P: Que builds posso usar?
Dê uma olhada no fórum. A mais comum é Fogo/Ar Domínio a Distância, isto é, usar habilidades de fogo e ar e equipamentos/atributos que deem dano à distância.

P: Quais as melhores invocações?
Use essa lista como referência: Clique aqui
Basicamente, até o nível 100 use qualquer invocação que estiver de acordo com o seu nível. Uma forma fácil de comparar a força de invocações é analisando quanto de AP ela tem, quanto de ap cada habilidade custa, quanto de dano base cada habilidade causa e quantas vezes aquela habilidade pode ser usada.
Minhas recomendações são:
Sussurrador Porta-estandarte (90) - Buffs, posicionamento, curas pequenas
Gelatina de Morango (99) - AoE (fogo)
Ocushu (100) - AoE, Buff, Lock
Gelatina de Menta (105) - AoE (terra), Lock
Arqueiro do Norte (112) - Dano a distância (água/ar)
Black Wabbit (122) - Dano a distância (ar)
Victus (125) - Dano (água/terra), Lock
Atiwadow Wabbit (140) - Curas, Dano a distância (fogo)
Sramva (150) - Danos (fogo), Lock
Psykoko (170+) - Melhor invocação de dano (terra)
Estripador Dunylo (170+) - Tank, Lock
Feroman (170+) - Cura em área, dano a distância (fogo/ar)

Veja também: Veja aqui Invocações recomendadas!
P: Que equipamento usar?
Vai variar conforme a sua build.
Fogo/Ar vai focar em dano a distância.
Fogo/Terra vai focar em dano em zona.
Ar/Terra vai focar em alvo único.
Lembre que todo o dano secundário que você tiver, será convertido em dano para a invocação.
Você deve julgar se compensa ou não pegar um equipamento com controle. Aqui há uma dica sobre isso: Clique aqui

P: Qual a melhor relíquia para Osamodas?
Veja acima e ajuste conforme o seu planejamento de build. Pegar uma relíquia que dê dano corpo a corpo pode não compensar, por exemplo.

P: Minha invocação morreu, mas não reviveu com a passiva da Fênix. Por que?
Pois você estava na forma de dragão quando isso aconteceu. Note que o Osamodas só irá reviver se ele estiver na forma de dragão e a sua invocação só irá reviver se o Osamodas não estiver na forma de dragão.

P: Qual o melhor companheiro/sidekick para Osamodas?
Basicamente qualquer um. Osamodas é uma classe bem versátil e cada invocação pode cumprir qualquer função no jogo (muitas vezes limitada, mas suficiente para jogar solo), logo não é necessário suprir uma função específica como cura e tank utilizando companheiro.
Se você quer decidir entre Shad e Pandora, eu recomendo a Pandora.

P: Como curar aliado?
A única forma de curar um outro jogador é através de uma invocação.

As mais conhecidas são:
- Komekom: habilidade ativa que invoca um Komekom pra curar, mas atualmente está MUITO fraca.
- Gobette (lvl 15): cura base: 15
- Caranguejo Exótico (lvl 64): cura base: 67 (e +3 AP). 4 turnos de cooldown
- Estandarte Sussuro (lvl 90): cura base 32. 1 uso por alvo. Cura aliado quando este inicia o turno próximo do estandarte (cerca de 30 cura base).
- Ocushu (lvl 100): cura 10% da vida (+AP). 1 uso por turno. 2 turnos de cooldown.
- Atiwadow Wabbit (lvl 140). cura base 60. 1 uso por alvo. // cura em área: 50. 1 uso por tuno [Melhor invocação para curar atualmente]
- Kokolérico (lvl 170): cura base 42. 2 usos por alvo.

P: Meu Victus e Ocushu nunca realizam um golpe crítico.
Por algum motivo misterioso, as invocações Victus e Ocushu nunca vão realizar um golpe crítico, ou seja, não adianta usar Chicote e buffar chance crítica neles que é perda de PA.

P: Como faço pra invocar mais de uma criatura ao mesmo tempo?
Era possível antigamente. Não é mais. Apenas uma por vez.

P: Não consigo dar dano de fogo nos meus aliados no calabouço Ala do Embaixador (109).
Enquanto na forma normal, nenhuma magia do Osamodas causará dano nos aliados. Apenas quando estiver na forma de dragão através da habilidade Simbiose.

P: Posso fazer uma build puramente de invocador?
Pode, claro! Inclusive até sugeri uma aqui, mas eu particularmente não acho que compense.

P: Qual o segredo pra jogar bem de Osamodas?
Saber quais buffs usar e em quem usar.
Saber quando virar ou não dragão.
Saber a hora de bater no inimigo ou buffar um aliado.
Planejar vários combos diferentes, tanto de dano quanto de suporte.
Escolher bem as invocações para manter no Komekom.
8 0
Reações 14
Pontuação : 3608

"prever a próxima ação do inimigo"
básico para como ser bom em todas as classes, Tutorial ótimo e bem estruturado, amei (like)

OBS: Versatilidade 7 ou 8, pois ele pode mudar seu oponente de lugar e trocar de lugar com um aliado ou Summom... mas claramente trocar de lugar faz ele gastar um pouco mais de atributos do que o necessário e nem sempre estará a alcance, mas se for considerar que um Summon pode mover o inimigo sim (a pesar de ser plausível). É com você cara, mas pense nisso.

1 0
Pontuação : 10660

Osamodas é super versátil. Pode posicionar qualquer aliado em basicamente qualquer lugar. Beleza que gasta mais que um Xelor, por exemplo, mas isso pode salvar vidas a qualquer momento.
Pode curar e não é qualquer cura. Tem luta que nem precisaria levar uma Eni ou outra classe de cura dedicada.
Pode virar o inimigo de costas, pode buffar vários tipos de bônus: defesa, ataque, mobilidade. Pode empurrar o inimigo (2x por alvo) ou até posicionar o inimigo com invocações tipo Estandarte Sussuro ou Feroman.
Osamodas basicamente só não pode tankar, mas dá pra usar uma invocação com lock bem alto em último caso.

Acho que as únicas classes que podem concorrer na versatilidade do Osamodas são Zobal e Pandawa.

0 0
Pontuação : 591

E acho q sadida tb. Posiciona, cura, bate, tanka, locka, debuffa, buffa e ainda tem um dollynho, seu amiguinho

2 0
Pontuação : 3608

é cara, vi que o erro foi meu mesmo, acabei de ver o Osamodas novamente e percebi que o que não me possibilita são 2 coisas!!

1 - meu Osa é feito para focar em 1 cara ou somente ajudar aliados.
2 - Decks muito diversificados, assim fica dificil, pois me lembro que no Deck 2 eu faço 2 tipos de Osa x.x

Bem, resumindo, o fato de meu Osa ter uma build Suporte, Gobgob, Adestrador e Dragão me faz ficar reduzido e assim não posso aproveitar muitas técnicas que outros Osas usam.
Tenho que mudar essa build x.x

0 0
Pontuação : 2681

Amazing!!! *-* Você é o rei dos osas mesmo caraca!!! Nem vou precisar ficar enchendo os outros no game p pedir informação!!!

0 0
Pontuação : 66

Esse seu post ajudou demais, Obg!!!
Eu ainda tenho uma dúvida de como capturar mais de uma invocação.
Ps.: só possuo uma e sou NV:25

0 0
Pontuação : 10660
Cus-Cuz|2016-11-10 12:07:04
Esse seu post ajudou demais, Obg!!!
Eu ainda tenho uma dúvida de como capturar mais de uma invocação.
Ps.: só possuo uma e sou NV:25

Perdão a demora, já deves ter descoberto xD Pra capturar mais de uma invocação basta continuar capturando outras invocações normalmente. Podes ter até 5 no máximo. Caso queira remover uma, abra seu Komekom na patinha do lado da sua vida, clique na invocação e escolha "Digerir criatura" ^^
1 0
Pontuação : 1

Mano so novo no jogo e n sei que Skills upar para osa

0 0
Pontuação : 591

"As magias em área só fornecerão o bônus para o aliado se forem usadas na mesma célula que a unidade e não por alguma "beirada" da magia."

Reforçando aqui caso alguem não entenda: o buff só é concedido se o aliado (invocação ou não) estiver no centro da área (caso a habilidade seja em área).

1 0
Markzs sou novo no game comecei ontem aprendi umas coisas suas guias me ajudaram muito li todas, mas queria saber se você tem a build do Osa to procurando mas so acho antigas '-' Poderia me passa a build ?
0 0
Pontuação : 85

Olá Alemao, o Markzs também tem um guia mostrando a build clássica dragão invocador, fogo ar.
Segue o link: https://www.wakfu.com/pt/forum/30-osamodas/7772-build-o-classico-osa-fogo-ar-dragao-invocador

0 0

nao sei ao certo se alguem vai responder isso em 2019 mas, quais pontos de habilidades eu coloco focado em minhas invocações ?

0 0

Boa tarde galera alguem   poderia me auxiliar minha arvrakine   não ta dando para usar a skiil  de invocação dela . To no lvl 37 de osa. Obrigado  

0 0
Pontuação : 1342

maguinhorf|30/09/2019 - 20:45:44
Boa tarde galera alguem   poderia me auxiliar minha arvrakine   não ta dando para usar a skiil  de invocação dela . To no lvl 37 de osa. Obrigado  

Algumas skills vem desativadas por padrão, é normal. Tipo Smagador Ancestral ou Chafer de Elite (antes invocavam, mas foram nerfadas nesse ponto).

E, como você pode comparar, as resistências do minion que ela invoca são bem altas; Dá pra entender porque desativaram essa skill.

KenpachiZETS|12/08/2019 - 18:02:20
nao sei ao certo se alguem vai responder isso em 2019 mas, quais pontos de habilidades eu coloco focado em minhas invocações ?

Pra full invocação, creio que "qualquer um" (Exceto full elementar, não é lá muito bom). Já que as invocações recebem 80% de todos os domínios, até berserk tá valendo na soma.
0 0
Comentar neste tópico