FR EN ES PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama
Fixo

Evolução das Classes em 2020: Osamodas

Por [Ankama]WAKFU - ADMINISTRADOR - 13 Dezembro 2019 - 18:04:21
DevTracker AnkaTracker

Olá pessoal, 

Como vocês podem observar, nós planejamos uma reformulação para algumas classes de Wakfu. 

Essas mudanças foram publicadas em um artigo Devblog, disponível aqui

Neste tópico, vocês podem deixar a sua opinião e debater sobre a classe Osamodas.

Obrigado!

Reações 11
Pontuação : 133

Boa tarde, tudo bem?

Eu jogo de osamodas desde 2014 e pra min é a melhor classe por conta do sistema de invocações.É um sistema único do jogo, como desenvolvedor de jogos indies, também pensei que seria trabalhoso como listado por vocês de ficarem dando manutenção sempre e tal.Mas por favor, mantenham esse sistema, é algo único de vocês que traz novos jogadores interessados em algo mais do que as classes principais de qualquer rpg com sempre as mesmas skills e jogabilidade igual..Eu não jogo mais por conta do tempo mas queria que outros jogadores pudessem experimentar da experiencia do wakfu que eu pude experimentar, então deixarei aqui minhas ideias se alguém quiser ler textão, fique a vontade !

Sobre design e visuais:

Osamodas Invocação- Não entendi muito bem o intuito de deixar alguns monstros definirem a aparência do komekom, sério.Todo mundo optaria por monstros mais fracos, seria hilario ver um papatudo num pvp ou dungeon lvl alto dando suporte pra galera toda.Porém, isso vai fazer com que as animações que foram feitas para determinadas habilidades dos monstros não se encaixe muito bem com a do komekom, além da quantidade exorbitante de bugs que podem ser retirados disso ai.(Pensem na repercussão que a manutenção das montarias trouxe)

Osamodas Dragão- A ideia é muito boa mesmo ! Deixar o osamodas com o dano de uma classe feita pra dano puro é incrível e eu espero que seja muito bem encaixada ! Afinal, eles são dragões não são? Não ! Estamos pedindo para alterarem aquela aparência de dragão com nariz quebrado e traje bugado careca a vários anos e espero que tragam realmente um dragão estilo a transformação do kilorf pro jogo..Ou algo que realmente demonstre o dano que vocês estão propondo.(Se precisarem, abram concurso e vão ver muitas ideias de dragões incríveis propostos pela comunidade, inclusive o meu)

Sobre uma ideia de implementação:
Ok, eu pensei aqui em outra possibilidade que acho que seria interessante também ! E se o komekom não fosse uma base de invocação que tivesse duas evoluções baseadas na habilidade selecionada pelo jogador? Assim, manteria a identidade visual do osa suporte e poderia trazer a versão dracônica para a invocação criada pelo osa, ou simplesmente em sua fusão com o osa se tornando realmente um dragão...Pensem no sistema de invocação atual do dofus, onde ele tem as invocações fixas com aparências incríveis já predeterminadas e características próprias..Não precisa ser o mesmo, só alterado!

Quem chegou até aqui e leu tudo, agradeço de coração e espero que tenha acendido a faísca da ideia em alguém que possa ajudar também a melhorar a raça, obrigado e até breve !

9 0
Pontuação : 407

Achei muito interessante o devlog, mas deixar apenas uma invocação pra apenas mudar de aparência me desanima, invés disso façam 5 criaturas cada uma com papéis diferentes e deixe o jogador personalizar elas, um exemplo uma summon que cura posso capturar um vovó wabbit ou caranguejo exótico deixando as mesmas habilidades pra um invocação genérica pra suporte.

3 0
Pontuação : 661

No texto foi mensionado que a invocação acompanhar o nível do osa é injustificável. Eu discordo, pois passamos por diversas faixas de nível ao longo da nossa jornada no jogo, e querendo ou não nos afeiçoamos a uma ou outra invocação. Claro que é muito mais vantajoso vc, sendo um personagem nvl 200 por exemplo, usar um texugo q tem várias skills para vários usos do que um papatudo com 1 ou 2 skills, mas a vontade do jogador deveria prevalecer sobre a escolha final, assim como esse novo sistema
no exemplo do passivo dado "-20% do dano melee; a invocação compartilha do dano melee do osa", não sei se vão fazer algo em relação a isso, mas uma classe que não tem mobilidade para se aproximar ou afastar dos alvos, ter de usar dano melee na sua construção, apenas para beneficiar a invocação, jah que o uso primordial da invocação eh tankar e atacar melee, não faz sentido, assim como vcs estão "vendendo". Joguei com osamodas por 2 anos, troquei apenas quando saiu a classe kilorf, mas mesmo assim fui jogando alternadamente por amor a classe

0 0
Pontuação : 173

Não apoio a ideia do Osamodas ter somente uma invocação genérica. O sistema atual de invocações foi o que me fez escolher a classe e continuar com ela até hoje. Umas das coisas interessantes é justamente ter essa liberdade de escolha.

2 0
Pontuação : 322

precisa apresentar melhor estatus da novas invocação da osa e não esqueçam de mostra como vai funcionar os buff e passivas com mais detalhes.... só assim posso dizer se é aceitavel ou não... essa proposta não me agrado nadinha.

Sempre usei invocação de osa como um tank e atrasar inimigos ... ou seja um saco de pancadas que causa dano e consegue atrasar inimigos... uma verdadeira estrategia de estrategista.

Pq não tentam criar uma invocação que possa rouba habilidade de inimigos com no maximo de 5 a 6 habilidade diferentes e também roubar uma porcentagem do estatus dos inimigos no mesmo numero de habilidades? acho que seria mais aceitavel e interessante... roubar aparecia tambem seria uma boa P/ não deixar osa invocações de osa parecidas e desgastadas ou deixar que jogadores escolher aparencia da invocação e customizar elas.

0 0
Pontuação : 1961

Penso que ter invocações genéricas pode sim ser algo interessante; Creio que vá ajudar bastante no balanceamento geral, além de poder variar mais o que se pode fazer com elas.

0 0
Pontuação : 45
Em relação ao Dragosa:
A ideia ta mt boa, a única coisa que me incomoda, como ja disseram, é a aparência de dragão. Coloquem algo que pareça mesmo um dragão.

Em relação ao komekon:
Acho desnecessário essa preocupação com a aparência dele e ele poder pegar "skins" de monstros genéricos. Seria bem melhor manter a aparência dele e focar mais nas skills, fazendo dele útil.

Uma sugestão seria permitir invocar versões do komekon:
  • Uma voltada pra dano (com uma aparencia mais draconica e com elemento fogo do osa), ele teria mais dano e uma resistencia baixa pra compensar;
  • Outra versão tank (com uma aparencia mais "robusta" e com elemento terra do osa), com bloqueio mais alto, mais resistencia, mas com menos poder de ataque
  • E por fim a versão atual do komekon, voltando pra um estilo mais suporte e de posicionamento (com o elemento ar do osa) e com resistencia e dano equilibrados.
No fim, vc teria que saber gerenciar as três versões do komekon de forma a não prejudicar o time e o jogador.
Por exemplo: numa ultimate de um boss supremo, não seria a melhor estratégia manter a forma de dano do komekon, ja que ele tem menos resistencia e os danos sao redirecionados ao invocador.

2 0
Pontuação : 32

Sobre invocações, as minhas sugestões e críticas:
-Acho ótima a idéia de um komekom se transformando em uma invocação que seja do seu desejo,  deixa o osamodas muito mais complexo no sentido de versatilidade, o que sempre foi o diferencial da classe que é capaz de invocar criaturas do jogo nas batalhas e o komekom ja está se escondendo a muito tempo, hora de traze-lo de volta às batalhas.
- Não acho bizarro invocar um papatudo com poderes de um dragoso no campo de batalha, pois afinal de contas o osamodas é um mestre de invocações capaz de deixa-las poderosas né? além disso e se eu quiser usar um traje de papatudo rosa que combina com minha invocação? eu sou todo poderoso controlador das forças das criaturas e posso faze-lo contra ogrest.
- Falando em cores, por que parar de mudar cores dos summons de acordo com as cores do osamodas? em shhudoko isso ja rola desde a criação do mapa, voltem com esta ótima ideia.
- Aconselho fazer invocações com o arsenal de magias que o osamodas escolher, podendo aproveitar pra mudar de aparencia/summons de acordo com o pacote que será util nas diferentes batalhas, por exemplo: Se meu komekom se transformar em um piwi eu escolhi magias de cura e suporte para ele, mas se ele se transformar em um tofu ele usa magias de ataque e movimentação... Por ai vai. Não precisa dar tantas opções mas melhor que ficar eternamente usando os summons de sempre com magias nerfadas. 
- e se uma das magias do komekom fosse transformar o osamodas em uma das invocações "digeridas" e assim tanto o osamodas quanto o komekom tomariam formas de invocações com seus proprios arsenais de magias permitindo duas invocações em jogo!  

Sobre  a forma de dragão.
- Por favor equipe, você sabe eu sei, a aparência de dragão precisa de reformas gráficas urgente, vocês tem um estilo de desenho tão maravilhoso. 
- Eu sei que a intenção de vocês é de melhorar a fluidez das partidas, já que o osamodas pode tornar muito demorada as próprias ações, mas o komekom fazendo simbiose com o osamodas e transformando ele em dragão era muito lindo, as magias de fogo fazendo o osamodas cuspir fogo na forma de dragão era lindo e sumiu, o golpe de kraquen dando um socão no chão idem, só queria ver voltar esse espetáculo que era se tornar um dragão.
- A classe ja é forte na forma de dragão, só precisa desses ajustes mesmo, e por favor não perder a interação invocação/osamodas com as magias de terra.

Sabemos que osamodas da trabalho para a equipe reformular e reeditar, mas eu sinto que agora vocês estão dando um tiro certo pra classe, concordo plenamente que faz muito mais sentido trabalhar com um arsenal ja conhecido de magias para as invocações e status, do que reformular cada invocação de cada vez. 

Osamodas com muito orgulho, 
Att, Goomer.

2 0
Pontuação : 1589

Então... O osamodas vai só invocar o komekom e vai poder mudar a aparência dele? Mas e as skills, não muda? Não sei se entendi direito, mas se for isso vai tirar uma das marcas do osamodas. Eu concordo que ajude a equilibrar a força da classe com outras. Mas um osamodas sem vários summons pra cada ocasião, na minha opinião ficaria muito monótono.

0 0
Pontuação : 2

Decidi deixar também minha contribuição para vocês da Ankama, eu tenho um grande carinho pelo Osa e o que mais me chama atenção nessa classe é sua incrível versatilidade, podendo desempenhar muitas funções dentro de cada batalha, ainda que essa função não seja a mais especializada dentro de sua categoria (o dano mais forte por exemplo) a possibilidade de sempre ter uma ação diferenciada me manteve conectado à classe.

SOBRE OS INVOCADORES

Ter a possibilidade de capturar os monstros do jogo sempre foi um ponto que achei extremamente relevante e por mais que eu consiga compreender que balancear os summons dentro do jogo seja uma tarefa extremamente exaustiva não consigo gostar da idéia de simplesmente retirar essa mecânica da classe. Os Osamodas são literalmente tratados como treinadores pokémon no contexto do jogo e eu gosto disso, passar a capturar uma "aparência" tendo apenas algumas habilidades mais gerais dentro de uma só invocação parece trair a possibilidade de poder sair por aí assimilando qualquer criatura que desejar ter.

Talvez limitar o número de criaturas capturaveis possa ser uma alternativa, por exemplo criando uma lista fixa de 150 (valor referência meramente usado como exemplo, pode ser bem menos que ainda satisfaz) monstros padrões que possam ser capturados com habilidades fixas, mas que possam ser usados pelo resto do jogo acompanhando o poder do Osamodas ou evoluindo de forma independente, limitar mesmo esse número para facilitar os desenvolvedores a balanceá-los, mas sem remover completamente a característica única de poder ter sua própria equipe de Komemobs que tanto lutou pra capturar, claro que evoluir os summons de forma independente adiciona muito mais tempo de jogo e griding a classe, mas ao menos mantém a mecânica fiel ao modelo como ela é apresentada dentro do universo do próprio jogo.

SOBRE O DRAGOSA

Já se levar em conta que essa vertente pode ser a principal da classe gostaria que fosse levado em consideração que ela não precisa ser unicamente voltada para o Dano, quem sabe criar 3 formas de dragão, sendo a de fogo voltada para o Dano, a de terra para Tank e a de Ar para Debuff, mesmo sem podem invocar isso mantém um aspecto de versatilidade que como já disse é o que mais gosto na classe.

E por favor mudem a aparência da forma de dragão, gosto muito do estilo de animação de personagens atual do jogo, mas realmente a forma está feia.

EXTRA

Gostaria de ver um Devblog de mudança para os Eniripsas.

Espero que a comunidade do jogo seja escutada e que vocês da Ankama surjam com idéias que sejam divertidas e inovadoras. Boa sorte nesse rebalance e mal posso esperar para ver como vai ficar no final.

0 0
Pontuação : 2387

Queria que o deck do komekon que será predefinido, tivesse alguma modificação conforme o tipo de mob "capturado", talvez 1 feitiço adicional sei la. só pra não ficar apenas com a aparência.

0 0
Comentar neste tópico