FR EN ES PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama
Fixo

Guia - Tutorial dos ENUTROFS, os caçadores de tesouros!

Por Uquo 18 Julho 2018 - 21:54:41

Bom dia! Uquo quem fala! biggrin

Sinceramente, planejei esse guia quando o atual Enutrof chegou no beta (Março de 2018), mas fiquei bastante desanimado com o jogo em geral por conta das mudanças no Huppermago (sad) e resolvi deixar pra lá. Hoje, vejo que ninguém fez algo parecido para essa classe e acho que nada mais justo que eu usar os materiais já coletados em março para construir esse guia.

Venho dar um norte para aqueles que se interessaram pelo Enutrof mas estão confusos ou incertos do que fazer. Quero deixar claro que meu conhecimento sobre essa classe vem apenas de muitos testes feitos em rolhas de poço e em combates PvP solo, então se você é do PvM ou do PvP em grupo e viu algo errado, por favor me avise. Chega de enrolar e vamos lá! 

Sumário:

1.0 - Introdução
2.0 - Feitiços Ativos
3.0 - Feitiços Passivos
4.0 - Feitiços Elementais
4.1 - Fogo
4.2 - Água
4.3 - Terra

5.0 - Vídeo no YouTube de Build: https://www.youtube.com/watch?v=6FYLXVodsAU

Use seu Ctrl+F e seja feliz!

1.0 - Introdução

Basicamente os Enutrofs são velhinhos aventureiros que fazem de tudo para conseguir coisas de valor, contam sempre com seus dois melhores amigos: a pá e o Perfuratroz.

Spoiler (clique aqui para ver o spoiler)

''Eles não resistem ao brilho, ao perfume inigualável e muito menos àquelas curvas perfeitas: os Enutrofs são completamente loucos por kamas! Extremamente avarentos, eles são capazes de mover céus e terra com sua pá quando encontram a pista de um tesouro. Isto os torna aliados muito úteis e ajuda-nos a esquecer o seu mau caráter e sua higiene duvidosa...''
     Diz-se que são conhecidos pelo título ''Os dedos do Enutrof'' porque há alguns relatos que eles já foram pegos comunicando-se nas minas, com os de mesma raça, somente usando os movimentos dos dedos. Seria um tipo de plano maligno? Apenas fofocas? Ou quem sabe eles estão dizendo onde escondem seus tesouros?... Não há como saber.

Pontos fortes:

Entrave: Remove PA, PM, causa cegueira e remove RES.
Versatilidade: Pode ser tank, causador de danos e entravador.
Sustentação: Possui auto-curas, auto-escudos e +RES.
Prospecção: Única classe de todo o jogo que obtém PP por meio de feitiços.
Auto-buff: Danos, PM, esquiva, bloqueio e RES.

Pontos fracos: É necessário muito planejamento para total aproveito das minas. Não possui qualquer forma de locomoção significativa fora seus PMs. Deve sempre estar gastando PA para colocar novas minas e assim evitar que seus PW se esgotem já que os PW do Enu não se regeneram de modo totalmente passivo.

huhTradução:
---> Entrave - Penalidades, efeitos negativos;
---> Buff - Bônus, efeitos positivos;
---> PW - Alguns feitiços necessitam de PW para serem lançados;
---> PvP - Player vs Player, Jogador contra Jogador (JcJ);
---> PA - Pontos de ação
---> PM - Pontos de movimento, determina quantas casas você pode avançar usando-os;    
---> Cegueira - Diminuição do Alcance;
---> Sustentação - recursos que te permitem viver mais tempo, se manter vivo;
---> Prospecção (PP) - Chance de obter itens ao final da batalha. Quanto maior a PP, maior a quantidade de drop e/ou maior raridade.

Mecânica das Minas: A jogabilidade do Enutrof é potencializada quando ele faz uso das minas da maneira correta. Elas evoluem em todo início de turno do Enutrof na ordem Bronze -> Prata -> Ouro -> desaparecimento, sendo que a mina de ouro te concede 1 PW quando usada ou desaparecida. Quando o Enu passa por cima de uma mina ele ganha alguns efeitos dependendo da Mina em questão. Entenda o que cada uma faz:

Mina de Bronze - O próximo feitiço, antes de infligir danos diminui a RES do alvo em 50. Se você acertar mais de um alvo com um só feitiço, a diminuição de RES passa a ser 25. Desloca a mina de bronze do seus pés para os pés do alvo, caso não haja outra perto dele.

Mina de Prata - O próximo feitiço, antes de infligir danos diminui a RES do alvo em 100. Se você acertar mais de um alvo com um só feitiço, a diminuição de RES passa a ser 50. Desloca a mina do seus pés para os pés do alvo, caso não haja outra perto dele, e ela volta a ser de Bronze.

Mina de Ouro - O próximo feitiço, antes de infligir danos diminui a RES do alvo em 100. Se você acertar mais de um alvo com um só feitiço, a diminuição de RES passa a ser 50. Desloca a mina do seus pés para os pés do alvo, caso não haja outra perto dele, e ela volta a ser de Bronze. 

A Mina de Ouro concede o estado Tesouro que aumenta sua prospecção em 50 e é consumido ao usar certos feitiços para gerar efeitos adicionais.
OBS.: Não é preciso ficar em cima da Mina para se aproveitar de seus efeitos, apenas passar por cima dela basta.

2.0 - Feitiços Ativos
      Na parte dos feitiços ativos e passivos, deixei :tap:minha opinião sobre cada um dos feitiços, não leve como verdade absoluta, procure sempre criar seu próprio olhar sobre eles.

Escavação - Escava uma mina de bronze, 2 usos por turno.

:tap:Essencial. Sem essa ativa o Enutrof não teria todas as vantagens que as minas oferecem.

Dívida - Pode ser usada uma vez por turno, remove 100 de RES do seu alvo e o deixando no estado Endividado. Se lançado novamente no mesmo alvo, ele fica no estado Falido. Esses estados tem interações com outros feitiços, aguarde.

:tap:Muito útil. Menos RES significa mais dano para você e seu time todo.

Desastre - Remove 3PM pelo custo de 1PA. 2 usos por turno.

:tap:Muito útil em PvM, nem tanto em PvP.

Flor da idade - Por 1 PW e 2PA, o Enutrof ganha dois PM e perde bloqueio para ganhar em esquiva.

:tap:Muito útil. Como essa é uma classe extremamente dependente da esquiva e locomoção, esse feitiço se encaixa como uma luva, porém, sua recarga é de 3 turnos.

Riqueza sísmica - Por mina presente num AL de 8 células, o Enutrof ganha toneladas de dano extra por 3 turnos.

:tap:Muito útil, quando eu falo toneladas, é toneladas mesmo. Isso sem contar sua longa duração.

Chamado do companheiro - Invoca um Perfuratroz de aparência aleatória e libera o feitiço Perforzerker. O Perfuratroz conta com 6PA e 6PM e tem alguns feitiços:

neutral Escavação rápida - 1PA. Descobre uma mina de Bronze. AL 0-3;
neutral Túnel - 4PA. Pega uma bolsa ou troca de lugar com aliado. AL 2;
neutral Saltar - 4PA. O perfuratroz ganha 3 PM;
neutral Garras de Perfuratroz - 4PA. Atrai o alvo por duas células. AL 2-3;
neutral Terreno movediço - 4PA. Consome uma mina para Curar o seu mestre Enutrof em 10% da vida máxima. (LIBERADO SOMENTE COM A PASSIVA PERFORZERTANQUE)

:tap:Nem preciso dizer que seu companheiro é indispensável né? Se você for um Enu a distância, ele vai ficar te auxiliando com as minas e posicionamento. Se você for corpo a corpo, vocês vão se fundir e bater em quem entrar no caminho.

Perforzerker - O Enutrof se funde com seu Perfuratroz dando origem a um lobisomen Perforzerker. O perforzerker transforma PA em PM, não pode ser bloqueado na primeira vez que se mover, ganha 30% de esquiva adicional e o AL máximo de todos os feitiços passa a ser de 3.

:tap:Perfeito para Enus que não são de ataque a distância.

3.0 - Feitiços Passivos

Arte da Prospecção - Te concede pontos de PP e uma % da sua esquiva total. Começa o combate com uma mina de prata sob seus pés.

:tap:Bom para drop e para esquiva, que como eu já disse, é indispensável pra Enutrof. Uma mina de prata assim de cara não é nada mau também.

Geologia Avançada - Descobre uma mina de bronze sob seus pés quando não há minas por perto (2 células) no começo do turno. No lvl 2, permite que Escavação seja usada em AL 0. Você deve estar pensando ''E se eu tambem estiver usando a passiva Arte da Prospecção? Começarei o jogo com uma mina de prata ou de bronze sob meus pés??'' A resposta é... UMA DE OURO!! SIM! as duas se juntam e formam uma de ouro.

:tap:Se é bom começar o jogo já com uma mina de ouro e, consequentemente, no estado Tesouro, não perca seu tempo, use isso com Arte da Prospecção!

Não Tão Velho - Concede AL extra na forma Enutrof e danos Corpo a Corpo na forma Perforzerker.

:tap:Ótima passiva para a maioria das builds.

Cotação na Bolsa - Os alvos Endividados recebem mais danos. Aplicar o estado Falido te faz receber PM.

:tap:Não é uma passiva ruim, mas acho que outras sejam mais impactantes.

Bênção de Enutrof - Quando o Enu gasta PW, uma % da sua vida perdida é recuperada. Reduz o tempo de relançamento de Riqueza Sísmica em 1 turno.

:tap:Muito útil em Enus de linha de frente por conta da regeneração. A redução de relançamento também é muito bem vinda.

Vontade de Enutrof - Te concede um bônus de Vontade. Quando você remove PM de inimigos, rouba esquiva e bloqueio. 

huhTradução: 
--->Vontade - Aumenta suas chances de retirar e evitar perda de PA e PM.

:tap:Perfeita para Enus de retirada.

Perforzertanque - Se no estado Tesouro, o Enu recebe +50 RES. Aumenta em 30% seu bloqueio total. Libera o feitiço Terreno Movediço no Perfuratroz.

:tap:Ótima para Enus tanks e aqueles que querem maior sustenteção.

Simulação - Se o Enu for nocauteado em cima de uma mina, ele volta à vida no próximo turno. Ao se transformar em Perforzerker, recebe uma % da sua vida máxima como escudo.

:tap:Útil em qualquer build, principalmente em Perforzerker. Se você ficar alternando entre a  forma Enu e a Perforzerker, ganhará armadura frequentemente.

Juros dos Credores - Quando um alvo Endividado é morto, uma mina de prata é colocada sob o inimigo nocauteado e seu carrasco, isso se não houver minas próximas. O estado Falido agora deixa cair duas bolsas. No level 2 permite que Dívida seja usada duas vezes por turno.

:tap:É uma boa passiva para PvM, alivia um pouco a constante necessidade de ficar colocando minas o tempo todo, além de dar mais drops. 2 alvos endividados ao mesmo tempo também é ótimo. Já no PvP é menos útil, principalmente em leveis menores.

Ganância - Dobra os ganhos de danos de Riqueza Sísmica. Reduz em um turno a reconjuração de Flor da Idade, sendo que no level 2 também concede 1 PM extra nesse feitço.

:tap:Dobrar os ganhos de Riqueza Sísmica é algo extraordinário. Os buffs na Flor da idade não são tão impactantes, mas com certeza útil.

4.0 - Feitiços Elementais firewaterearth

Cada um dos elementos do Enutrof tem diferentes alcances, o menor deles é Terra e o maior Água, Fogo está no meio. Em cada um eu coloquei o peso do dano: Baixo, Médio ou Alto, o cálculo que usei foi o Dano no level 200 dividido pelo número de PA+PW, se o resultado for 25, o dano é médio, acima de 25, o dano é alto e abaixo de 25, o dano é baixo.

4.1 -fireFogofire
É o elemento que tem como principal característica os Danos em Área. No Enutrof esses ataques tem os formatos mais variados de todo o jogo, isso faz com que nunca falte 'ângulo' para fritar mais de um inimigo ao mesmo tempo todos os turnos.Todos os feitiços abaixo são em área.

fireFusão (No sentido de derreter, não de se misturar) - 2PA. Dano médio numa área em linha reta e médio alcance.

:tap:Um feitiço bem simples e normal, porém com uma área de efeito bem versátil.

fireMeteoro - 2PA. Dano baixo numa área de X com médio alcance.

:tap:Apesar do dano baixo, a área desse feitiço permite que você bata em até 5 alvos ao mesmo tempo, apesar de bem raro.

fireBrasas - 4PA. Dano baixo em um quadrado de 3x3, excluindo-se a célula central. Alcance baixo. Não precisa de visão e pode ser usada em si mesmo.

:tap:Perfeita pra quando você ou algum aliado estiver cercado de inimigos, você consegue bater em todos ao redor do seu alvo.

fireExplosão de Grisu - 2PA e 1PW. Dano alto. Deixa seu alvo marcado e no final do turno dele uma explosão acontece em até duas células ao seu redor, mas sem atingi-lo. Se lançado em uma mina, ela é deslocada para você.

:tap:Muito bom contra mobs que terminam perto uns dos outros ou em conjunto com alguém ou alguma invocação que esteja tankando, já que a explosão não pega no alvo. Ótima para alcançar minas quando só seus PMs não bastam. Veja o combo Perfuratroz + Explosão de Grisu:
Usei o feitiço no Perfuratroz.
Aproximei o Perfuratroz do meu alvo (no caso só tinha um, mas tente fazer isso perto de muitos)
Passei o turno do Perfuratroz e... KABOOM!!

Spoiler (clique aqui para ver o spoiler)

Curiosidade: Grisu é uma mistura do CH4 (Metano – Gás Natural), que ocorre naturalmente nas minas de carvão, com o O2 (Oxigênio) do ar, formando em ambientes fechados uma mistura explosiva que detona facilmente na presença de chamas ou centelhas. Constituía um grande perigo na mineração de carvão. No século XIX, quando a iluminação empregava lampiões, os acidentes eram frequentes. Eu não gostaria de ser um Enutrof nesses tempos...
fireTorrente de Lava - 6PA e 1PW. Dano baixo em formato de cruz. Se o Enu estiver sob o estado Tesouros, esse feitiço deixa os alvos ofuscados, tirando 3 de AL e remove o estado Tesouro. Não precisa de visão e tem o AL de 7 células modificáveis.

:tap:Apesar do dano relativamente baixo, esse é o feitiço de fogo com o maior dano base, então o crítico dele é destruidor. Não precisar de visão é algo extremamente útil!

4.2 - waterÁguawater

Normalmente este elemento está ligado às curas e aos efeitos secundários e no Enutrof não é diferente, 4 de 5 dos seus feitiços de água tem efeitos secundários e todos os feitiços abaixo tem o AL modificável e são de alvo único.

water Purgação - 2PA. Dano médio com um alcance muito grande.

:tap:Ótima pra cutucar inimigos ao mesmo tempo que se mantém seguro.

water Patifaria - 3PA. Dano baixo, tem o efeito secundário de remover a chance de Crítico do alvo.

:tap:Não é um spell muito bom, porém pode ser útil no pvp em níveis menores por conta do debuff.

waterCortes - 3PA e 1PW. Danos baixos, porém se o alvo desse feitiço for invocação, os danos são quadruplicados, fazendo o dano nesses alvos serem colossais.

:tap:Sim, eu disse quadruplicados, esse é o feitiço que faz o Osamodas chorar no banho. Porém, não vale a pena se o alvo não for invocação.

waterTaxa - 4PA. Danos médios, se o Enutrof está no estado Tesouro o alvo perde 4PM e o estado é consumido.

:tap:Feitiço muito bom, tanto pelos danos decentes, quanto pelo entrave.

waterRefinamento - 5PA e 2PW. Danos médios, se o Enutrof está no estado Tesouro o alvo perde 4PA e o estado é consumido. 6 de AL.

:tap:Esse é o feitiço de água com o maior dano base, logo o crítico disso é devastador. Porém, ele tem um alto custo de PW... talvez seja o preço de bater bem de uma distância segura...

4.3 - earthTerraearth

Terra é o elemento com características puxadas pro Tank e Entrave, novamente o Enutrof não foge desse padrão, aqui tem cura, remoção de PM e Perfura-Armadura. Em sua maioria, esses feitiços são limitados para ser conjurados só em linha reta ou pelo AL. Todos são de alvo único.

earth Pá do Julgamento - 2PA. Danos altos. Linha reta e 3 de AL.

:tap:Um bom dano por um baixo custo, ótima.

earth Pá Assassina - 3PA. Dano médio. Ignora a armadura e causa danos direto nos PdV.

:tap:Ótima, principalmente em PvP.

earth Pá Virada - 4PA e 1PW. Dano médio e rouba 1 PM. 1 de AL.

:tap:Um feitiço feito principalmente para o Perforzerker.

earth Pá Sombria - 4PA. Dano médio, se o Enutrof está no estado Tesouro rouba 200% dos danos causados para seus PdV e consome o Tesouro. 
:tap:Muito forte. Causa um bom dano e ainda te cura MUITO. Indispensável para Enus de linha de frente.

earth Pá Sísmica - 5PA e 1PW. Danos baixos. Se o Perfuratroz estiver alinhado com seu alvo, ele conjura o mesmo feitiço causando danos extra. Veja o combo Pá Sísmica + Perfuratroz:

Bebê Perfuratoz conjura sharingan!

:tap:Apesar do seu dano escalar com alvo único, esse feitiço pode causar dano a mais de um alvo ao mesmo tempo, como alguém invisível entre você e seu alvo por exemplo. No meu ver só vale a pena usar isso quando seu Perfuratroz reconjurar o feitiço ou quando você tiver certeza que tem alguém invisível no caminho.

E por fim, essas são as principais armas de um Enutrof de retirada:
Taxa, Vontade de Enutrof, Pá Virada e Desastre, totalizando 9PMs que podem ser retirados, isso se você conseguir usar somente um tesouro na taxa, se conseguir mais de um esse total pode chegar a 12PMs.

Aqui tem um vídeo onde eu usei um Enutrof 185 para enfrentar um Sacrier 200 no Beta, a qualidade está ruim, mas foi uma ótima luta onde deu pra ver claramente o potencial do Enu PvP e os pontos onde eu errei por falta de planejamento. https://www.youtube.com/watch?v=tv6J-zHBqhU&t=16s

E por enquanto é só, desejo uma ótima jornada com seu Enutrof! Compensando a idade de volta em ouro. biggrin
9 0
Reações 34
Pontuação : 64

Uma duvida, a mina de prata e de ouro nao tem diferença mesmo?

0 0
Pontuação : 5549

Tirando o estado Tesouro da mina de ouro, não, elas não tem diferenças.

2 0
Pontuação : 367
  • tutorial muito bem feito alem de ajudar os enutrofs,tambem apresenta a classe.
1 0

Grato biggrin

0 0
Pontuação : 388

Parabéns! biggrintongue

1 0

Valeuu happy

0 0

Editei hoje 19/07/2018 para colocar um vídeo PvP que eu tinha esquecido. Editei de novo pq percebi que tinha esquecido também a imagem dos feitiços elementais de fogo :wacko:

0 0
Pontuação : 347

Guia ótimo! wink

1 0

valeuss smile

1 0
Pontuação : 48

Teria algum problema eu colocar algo único e dano corpo a corpo?
as pessoas ficam me dizendo que a build tá errada q eu tenho q colocar distancia tem algum problema?

1 0

Não tem problema nenhum em questões de Builds, quanto aos equipamentos eu não sei te responder, mas creio que não haja problemas também.

Apenas tenha em mente que sendo de alvo único você perderá todo o dano no elemento de fogo. E sendo de corpo a corpo seu AL será limitado. Perforzerker fica muito com Corpo a Corpo + Alvo único.

Enutrof não tem ''build errada'', todos os elementos tem suas vantagens e desvantagens e são fortes do jeito que são. Claro que você não pode combinar coisas contrárias como ataque a distancia + ataque corpo a corpo haha.

0 0
Pontuação : 188

Boa! Valeu pelo guia atualizado e informativo

1 0

De nada smile

0 0
Pontuação : 131

Muito bom!!!

1 0
biggrin
0 0
Pontuação : 168

Roxinho reconhece e agradece, se precisar, te vendo itens no desconto garantido!

1 0

Obg haha

0 0
Pontuação : 17

Parabéns pelo tutorial cara, está muito bom! mas você poderia divulgar quais foram sua distribuição de pontos? estou indeciso se faço Enutrof entrave ou continuo tank

1 0

Que bom que foi útil biggrin

Então, como eu estava pensando só no PvP x1, eu fiz ele corpo a corpo com parada e usando principalmente terra. Mas vai de cada um, se está indo pvp ou pvm, se gosta do elemento X ou Y e por aí vai. Garanto que qualquer elemento no Enu fica bom.

0 0
Pontuação : 68

Muito bom Uquo, um guia muito bem condensado e explicativo.

Uquo|03/08/2018 - 14:31:32
Fico feliz que tenha gostado, mas o que significa ''bem condensado''? :unsure:

Que não enrola, é sucinto, explica direito sem falar demais =)
1 0

Fico feliz que tenha gostado, mas o que significa ''bem condensado''? :unsure:

0 0
Pontuação : 155

Parabéns pelo TUTORIAL. Não achei outro igual esse, parabéns pela iniciativa.

Estou começando agora com um enu.

Poderiam me ajudar na distribuição de pontos. Venho do DOFUS e esses pontos e passivas pra mim é novidade. huh

Foco PVM corpo a corpo
PERFORZERKER wub

0 0

Olá, fico bem feliz que tenha gostado! biggrin

Meu Enu é um Perforzerker do elemento Fogo e Terra, nunca me arrependi, nem mesmo por um segundo sequer. Upei parada,  5 em armadura (aquela 50% do seu lvl) e os clássicos 10 resist. Boa jornada.

0 0
Pontuação : 2

Guia muito bom me ajudou a decidir com certeza a build que eu vou fazer, só um adendo você esqueceu de colocar a refinaria como habilidade de entrave ( não sei se conta já que ela remove PA me corrija se eu estiver errado).

0 0
Pontuação : 16

Agradeço o seu tempo e o seu esforço...

1 0
Pontuação : 85

Excelente guia!
Estou upando um Enu agora e estava na dúvida se realmente queria, depois disso minha dúvida se foi.
Obrigado!

1 0
Pontuação : 286

Um bom guia no geral, mas senti falta de uma área que fale sobre builds, e como se portar em PvP e PvM

0 0
Pontuação : 79

Olá gostaria de saber como eu dropo uma bolsa e o que eu posso fazer com a mesma, ela dá algum dano extra ou só serve para pegar o loot ? 

0 0
Pontuação : 367

passando por cima de uma mina de ouro se obtêm o status tesouro.

1 0
Pontuação : 1

got any gear advice ?or set, or rune and relic advise ?

0 0
Pontuação : 34

Muito bom!!!
Sempre que fico com duvida sobre o enutrof eu volto pra cá.

1 0
Comentar neste tópico