FR EN ES PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama

Guia de Feca Protetor (09/2020 por Toxine)

Por eduardoduzentosesessentaenove 05 Setembro 2020 - 20:11:09

Bem vindos,

Feca é uma classe que recentemente foi retrabalhada para possuir três estilos distintos de jogabilidade, protetor, tank e danos, que dentre estes, protetor é o caminho que decidi seguir.

Muitos ainda estão com dificuldades de entender a nova mecânica da classe, portanto, estou criando esse guia para os auxiliar sobre a forma de jogar com Feca protetor pós rework, assim como comentar sobre minha experiência usando a classe em conteúdo 110-215.

Guia com opiniões pessoais.

• Mecânicas

Algumas skills do Feca possuem o efeito de Escudo, variando entre fire Escudo Fogo, water Escudo Água e earth Escudo Terra. Cada tipo de escudo é ativado de forma diferente e gera 4 níveis de Paz Interior, que é a forma de Feca regenerar PW.

As formas de acionar escudo podem ser ignoradas pois nesse guia se usa a passiva Mestre dos Escudos (olhar sessão de passivas).
  • Magias

Feca tem algumas magias que são situacionais de acordo com a dungeon,  as que eu achar mais situacionais eu deixo um slot vazio no deck que passar eu mostro as magias pra encaixar.

As notas x/10 são de acordo com a prioridade no deck de feca suporte.
As skills do ramo fogo do feca tem alcance fixo, podendo mudar com a Passiva Linha

Fecalistófedes: skill de feca danos. 0/10

Meteorito: o stab pode ser bem troll, tem q ter cuidado ao usar e avisar o aliado que vc vai stabar ele. 6/10

Ataque Natural: Interessante pra ajudar a prender boss mas não tem o efeito de Escudo Fogo para gerar Paz  interior. 3/10

Magma: skill de 2 PA e possui efeito do Escudo Fogo, pode ser bem interessante para dar % danos causados para aliados com a passiva Escudos Elementares e ainda regenerar PW. 9/10

Vulcão: Da armadura, recupera 1 pw de aliado e pode dar % danos causados para aliados com a passiva Escudos Elementares. 10/10

Gota: uma skill de 2 PA que recupera 2 PA próprio uma vez por turno e não requer linha de visão, por causa do Escudo Água essa é a melhor skill pra recuperar PW, junto com Mágma. 9/10

Onda: Armadura sem linha de visão e que não possui o efeito Escudo Água, assim não tem intervalo entre turnos para usar em aliado por causa da passiva Mestre dos Escudos. 10/10

Avalanche: skill de teleport bem cara se considerar que tem que invocar glifo pra poder usá-la, porém muitas vezes necessária. Recomendo Bastião que custa 2PA e gera Glifo Terrestre, bom pra teleportar inimigos para o glifo que tira PM e Onda que custa 2PA, não tem linha de visão e da armadura pra quem começar o turno em cima, boa pra teleportar aliados ou você mesmo. 9/10

Tormenta: skill de atração, boa pra feca tank. 5/10

Lâmina Porfunda: Escudo Água de baixo custo e ainda dá resistência elementar. 8/10

Golpe Telúrico: não vejo muita necessidade de usar. 6/10

Orbe Defensivo: melhor armadura. 11/10

Bastião: é bom pra aumentar sobrevivência do tank e tem baixo custo, pena q não recupera PW. 9/10

Muralha: muito fraquinho. 4/10

Bastão: grande buff nos danos dos aliados corpo a corpo, é bom avisar o aliado quando buffar ele, bastão se mantém até o aliado não terminar o turno colado com algum inimigo. 10/10

Imunidade: te deixa imune e reduz os danos em 100%, bom usar em quem não é dps. 8/10

Trégua: interessante pra mudança de fase de alguns boss que vão ficar imunes, tipo Garra de Aço, Fu Moon, Sor'Hon, Dragão das Cinzas e etc. 7/10

Pacificação: fixa os % de danos por um turno e não pode usar com imunidade (F). 2/10

Provocação: igual provocação antigo, bom pra quando for tankar. 7/10

Égide: aumenta sobrevivência de aliado, bem única. 9/10

Magnetismo: skill de reposicionamento. 7/10

Armadura da Paz: essa skill sempre aparece na terceira aba de feitiços e pra mim precisava de algo pra poder desativar ela, o feca protetor não usa essa skill. 0/10
  • Passivas

Feca agora possui 25 passivas, que são em ordem:

Evasão: não precisa. 4/10
Glifo Aumentado: não precisa. 3/10
Linha: pode ser interessante se for para uma build de alcance alto. 6/10
Intercepção: não precisa. 3/10
Um Por Todos: interessante para mapas que seu feca não vai ser muito atacado. 7/10
Mestre dos Escudos: essencial para ativar as armaduras imediatamente. 10/10
Inspiração: para caso que seu feca não seja o primeiro ou segundo a jogar. 6/10
Se Quer Paz, Prepare-se Para a Guerra: passiva de feca danos. 0/10
Mercado Passifista: cuidado que a %Parada não pode ser superior a 100%, caso ocorra a passiva não funcina.Essencial. 10/10
Motivação: quando não precisar utilizar as outras passivas situacionais. 7/10
Conhecimento do Mapa: situacional para quando precisar ser mais posicionador (boss fujão). 7/10
A Melhor Defesa é o Ataque: passiva de feca danos, que até se você for feca danos é ruim. 0/10
Armadura de Combate: passiva de feca danos. 0/10
Pele Rochosa: passiva de feca tank. 0/10
Medicina: essencial, queremos todas as passivas que aumentam armaduras dadas. 10/10
Olho por Olho: passiva interessante, mas como n tenho garantia q vai ativar toda luta, fica situacional. 6/10
Glifos Persistentes: usar o glifo do bastão (-5PM) e durar 2 turnos é interessante pra quando for manter o boss sempre na mesma célula, como dragão das cinzas em eternos. 7/10
Rock: passiva de feca tank. 5/10
Pastor: passiva de feca danos. 0/10
Experiência do Terreno:  passiva de feca tank. 0/10
Carnificina: passiva de feca danos. 0/10
Escudos Elementares: os buffs dessa passiva são muito interessantes, use sempre que for em dg que seu feca possa se virar sem escudo. 8/10
Carapaça de Espinhos: passiva de feca danos. 0/10
Compreensão do Wakfu: essencial. 10/10
Pastor do Rebanho: passiva de feca tank. 0/10
  • Como usar feca protetor

O feca protetor recebe menos armadura que seus aliados (devido ao rework de armaduras dadas e recebidas), portanto é interessante ele jogar recuado, buffando os aliados, garantindo a sobrevivência deles e reposicionando.

Normalmente eu jogo assim em lutas fora de boss:

1 turno: Bastão e Vulcão em dps cac (5 + 4 PA) + orbe defensivo em alguem (3 PA) = 12PA.

2 turno: se dps cac estiver sem armadura uso orbe defensivo, gasto resto dos PA com armadura pros aliados.

3 turno em diante: vai usando armadura em geral (Bastão e Vulcão, se algum aliado precisar de mais e estas estiverem em recarga use onda) e buffando danos com bastão se tiver mais de um cac e outras skills de Armadura Fogo. Você está usando compreensão de wakfu e seus PW são consumidos mais rápido, no segundo ou terceiro turno ja comece usando gota 1x por turno (que é de graça) para gerar Paz Interior e recuperar PW, assim você nunca vai passar fome de PW.

Com o novo feca, qualquer coisa que não é dps distãncia consegue tankar boss, desde que tenha um lock e resistencia descentes para o nível. Feca pode usar Égide, Bastião e alguma skill que dê armadura, que por consequência ativa a passiva Um Por Todos, para garantir a sobrevivência do tal metido a tank, além disso, se um dps corpo a corpo for tankar o boss, ainda da pra usar bastão para aumentar os danos do mesmo.
  • Habilidades

INT: Resistência Elementar 10/10
% Curas Recebidas 5/10
Resto em vida

FOR: Tudo em vida

AGI: Tudo em bloqueio e esquiva, se achar que sua esquiva está alta o suficiente bote pontos em vontade

SOR: 20/20 %Parada
resto em resistência crítica e costas

PRINCIPAL: PA, PM, Resistência, Alcance (PW se estiver de Precisão Cirurgica).
  • Como montar o set

Set com resistência alta e com alcance alto (ou 1 de alcance se for usar precisão cirurgica). Não se importe com domínios.

Sublimações: Invólucro rochoso x3, Teoria da Matéria (armadura maior com crítico) x1, Solidez x1, DImensionalidade x1 e Presteza x1 são as mais essenciais, se quiser pode usar evasão 1 para aumentar os escudos no primeiro turno (parada convertida em armaduras dadas), determinação para dgs especificas e visibilidade se tiver muito dinheiro. Cuidado com evasão 2, as paradas convertidas podem pegar mais que 100% e acabar com a passiva Mercado Pacifista [TESTADO].

Runa relíquia: Confiança para maior %Parada=%Armadura concedida.

Runa épica: Arte do posicionamento se tiver alcance alto ou Precisão Cirurgica que limita a build à 1 de alcance, mas aumenta as armaduras concedidas e deixa o set relativamente mais barato.
  • Página de Feitiços

Essa é minha página de feitiços, nos feitiços vazios pode-se usar Meteorito, Ataque Natural, Tormenta, Lâmina Profunda, Provocação, Imã e Trégua para dgs diferentes. Normalmente em casos que não preciso de nenhuma skill situacional eu uso imã e provocação mesmo

Para as passivas, pode-se usar Um Por Todos, Motivação, Conhecimento do Mapa e Escudos Elementares, aqui não tenho preferência, mudo toda dg.
  • Considerações Finais

Opinião impopular, acredito que a ankama acertou muito com esse rework de classe, feca deixou de ser necessário em todas as dgs, mas é muito bem-vindo em quase qualquer time (sou main sram, mas desde o rework, usei mais feca em dg que a sram).

Agora é possível fazer times sem uma classe full tank, já testei rank modulado 110, 125, 170, 185, farm de sublimação, dg 200 e 215 s21, apenas com iop, ou enu ou eca, entre outros, para tankar e foi moleza, na maioria dos casos achei até melhor (imagina um iop de bastão tankando fogofox ou tanuki).

Com tantas armaduras, também acho bem menos arriscado setar algum char berzerk.

Vou mudar o set da minha eni de full curas pra danos, muitas vezes ela fica só buffando danos com o set atual.

Acho que é isso, espero poder ter dado um rumo aos novos aspirantes de feca sobre como utilizá-lo. Não tome nada do guia como verdade verdadeira, ele é baseado totalmente em minha opinião pessoal.

Abaixo vai os prints de quanto de armadura que o feca pode dar (sem item 215 que aumenta armaduras concedidas).

OBS: Não sei editar muito bem aqui no fórum, perdão para quem tem TOC.
9 -2
Reações 9
Pontuação : 12095

Excelente guia! O tão esperado rework do Feca chegou e agora ele é um verdadeiro suporte em vez do monotank de antigamente. Feca trouxe a versatilidade para diferentes composições de time e isso valoriza diversas classes que estavam fora do meta wub

1 0
Pontuação : 2764

só um adendo, antes ele era tank/buffer.

3 0
Pontuação : 2764

Adorei teu guia Tox, Noba aqui, esse modo do feca é realmente muito interessante, APESAR de eu não conseguir jogar com ele assim pois no meu coração o feca sempre será uma parede inquebravel(tank), eu coloquei um teoria da materia no meu feca 198 e tambem consigo fazer 6k de armadura, ainda me incomoda só poder fazer isso a cada 3 turnos né mas tudo bem, já o modo tank dele ainda falta coisas, vou tentar tirar um tempo para fazer um guia dele.

Opinião impopular, acredito que a ankama acertou muito com esse rework de classe, feca deixou de ser necessário em todas as dgs, mas é muito bem-vindo em quase qualquer time (sou main sram, mas desde o rework, usei mais feca em dg que a sram).

Não acho que a ankama acertou em cheio mas sim que deu ouvido aos player, porque as primeiras propostas deles para o feca eram horriveis.
1 -1
Pontuação : 100

Oi Noba, o legal é que o set do feca protetor também pode ser usado no feca tank ne, só precisa mudar as passivas e habilidades um pouco, mas mesmo assim eu nao gosto muito de jogar com ele tankando, sou o contrário de você kkkk.

Lembre-se que ele não tem só uma skill de armadura, todas as 3 skills principais de armadura dele são interessantes.

Concordo que as fases iniciais do rework estavam ruins.

0 -1
Pontuação : 59

É importante ressaltar que nessa nova atualização só é possível ter 50% dos PV em armadura. Não sei dizer no nível alto, mas no nível baixo pode ser que você ultrapasse com facilidade a quantidade de armadura concedida se não se atentar.

Particularmente gostei bastante do novo Feca e estou fazendo um deck de dano para passar a DG mais rapidamente e um deck Full Tank para o Boss (dependendo do Boss consigo tankar mesmo com o deck de danos).

Parabéns pelo guia! Ficou show!

2 0
Pontuação : 100

É verdade, faltou mencionar isso. No 215 normalmente 1 orbe defensivo ja pega quase o limite de armadura em dps com vida normal, mas ainda assim salva muito. Se eu gasto o primeiro turno só usando orbe defensivo nos aliados, dá 7.8k de armadura x 4= 31.2k de armadura para o time, no segundo turno só precisaria usar vulcão e onda em quem estiver sem armadura e égide e bastião em quem estiver passando apuros.

0 -1
Pontuação : 18

ótimo guia, você saberia dizer se maestria de distancia ou alvo unico não aumentam a quantidade de escudo dada?

0 0
Pontuação : 3084

Nenhuma maestria ou dano elemental influencia mais na quantidade de escudo/armadura, os valores agora são fixos e só são influenciados pelas características % armadura concedida e %armadura recebida.

0 0
Comentar neste tópico