FR EN ES PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama
Fixo

[TCC - Guia] O Escudo Feca

Por Leleeco 21 Março 2018 - 16:15:06
Olá pessoal,

depois de muito ponderar sobre, decidi escrever sobre algumas raças as quais conheço in-game e que vez ou outra algum jogador vem tirar dúvidas comigo sobre. Não penso nisso como um "tutorial" ou "guia" e sim como uma ajuda aos jogadores que iniciando ou não, possam precisar de algum tipo de orientação sobre determinadas classes. 
Antes de tudo, deixo claro que o intuito não é ser breve e sim o mais completo possível.

[Crtl + F]
1.    O Escudo Feca
2.    Os Prós e Contras de um guerreiro Feca
3.    A Jogabilidade Feca
4.    Os pontos de características
5.    Habilidade Independente
6.    Habilidades Passivas
7.    Habilidades Ativas
8.    Feitiços Elementais
9.    Curiosidade
O Escudo Feca
Os Fecas são por origem uma classe defensiva. Eles possuem uma variedade de feitiços com os quais reduzem o dano recebido. Desde proteção adicional como Orbe ou Gota, até reduções completas como com Imunidade ou Armadura da Paz. Com toda essa variedade de defesa eles podem reduzir a maior parte do dano recebido, quando não todo.

Os Prós e Contras de um guerreiro Feca

Prós:
  • É sabido que atualmente os Fecas possuem o melhor potencial defensivo e tanker do jogo.
  • Excelente capacidade de entrave (por entrave, considere que a raça tem aptidão na redução de AP, PM e estabilização de inimigos).
  • Fecas são sempre queridos em grupos seja PvP ou PvM devido a sua capacidade de suporte (Buff de danos finais, AP, Alcance, Escudos, Imunidade)
  • Capacidade natural de debuff (capaz de retirar danos finais, porcentagem de acertos críticos e parada de seus alvos)
  • Capacidade de danos ostensiva através de seus Glifos elementais
  • Possui um ótimo controle através de feitiços como teletransporte, magma, inversão e vapor.
  • Autossuficiência, assim como eu, conheço outros jogadores que conseguiram evoluir de forma autônoma no jogo utilizando de um Feca como personagem inicial sem qualquer problema.

Contras:
  • É uma das poucas classes que não tem absolutamente nenhuma forma de recuperar HP.
  • Atualmente (quero evidenciar que se trata de uma opinião), a gama de equipamentos disponíveis até o nível 155 te faz escolher entre uma postura defensiva ou então ofensiva limitando o potencial da classe, a única combinação de equipamentos que me agradou antes desse nível é da área Zinit, reservada a jogadores VIP o que pode ser um problema para alguns.
  • Estou tentando pensar em algum outro ponto contra, não consigo ver nenhuma brecha, mas caso me ocorra algo eu atualizarei a publicação, fiquem à vontade para expor sugestões também.

A Jogabilidade Feca

A classe combina feitiços de Fogo, Agua e Terra, essas vias elementais permitem que o Feca assuma a qualquer momento uma distância segura ou uma proximidade com seu alvo. Os Fecas são assumidamente uma raça corpo a corpo capaz de bloquear e entravar seus inimigos enquanto aplicam quantidade de danos consideráveis e ainda buffam seus aliados, geralmente sem sofrer qualquer arranhão! No entanto, seja porque independente de onde ele esteja ele vai bater muito e receber muito pouco dano ou pelo melhor aproveitamento dos equipamentos de nível 200, já conheci alguns Fecas que preferem jogar a distancia e priorizam o dano em área por exemplo. 

Os pontos de características

Como dito anteriormente, a jogabilidade Feca te permite jogar a distancia, corpo a corpo, priorizar alvo único, múltiplos inimigos, então creio que a distribuição de características é subjetiva, vai de jogador para jogador, entretanto, vou expor a minha distribuição como forma de orientação, lembrando que o meu objetivo é atualmente o PvM e jogo como tank/dmg/suporte (em ordem de prioridade) e pode não se encaixar no seu modo de jogar, além do que, é interessante que você explore por conta própria o que a raça pode te oferecer e não se limite a seguir o que outros já fazem.

Não tem segredo nessa aba, investir em % de curas recebidas ou de armadura está fora de cogitação, se você alcançar uma boa resistência e uma boa parada você não vai sofrer grandes danos e não vai precisar de cura. Os pontos de barreira funcionam como uma redução extra, essa redução corresponde à metade do seu nível, então se você for nível 200 vai reduzir 100 de danos a cada ponto de barreira, se for nível 100 vai reduzir 50 de danos a cada ponto de barreira, isso pode não parecer muito, mas no meu caso, por exemplo, eu investi cinco pontos de barreira, o que me resulta em 500 de dano a menos por turno, e pra uma classe que além de não ter qualquer meio de cura é tanker, eu considero essencial qualquer forma de redução de dano sofrido. Sugiro atentar-se para isso a partir do nível 150, antes a prioridade é HP e RES.

Corpo a copo, alvo único, dano a distancia e domínio Elemental, nós temos aqui três formas de dano, e o Feca é capaz de causar dano de todas essas formas, além de comumente ser tri-elemental o que justificaria um investimento em domínio Elemental, então o que escolher? Para decidir no que investir é interessante entender como funciona os glifos Feca e suas Armaduras. 
  • A armadura Feca tem como base o domínio corpo a corpo, o domínio de alvo único e o domínio Elemental.
  • O glifo Feca tem como base o domínio de dano em área, o domínio corpo a corpo e o domínio Elemental.
Então eu devo aumentar o domínio Elemental já que ele vai aumentar tanto meu glifo quanto a minha armadura? Pode até ser, mas o escalonamento de domínio Elemental é inferior aos demais domínios, seria possível abrangir todas as formas de dano, mas teria o potencial de todas elas reduzido por conta desse escalonamento inferior.
Como tank, o Feca sempre vai estar em contato com seus inimigos, então através do domínio corpo a corpo ele é capaz de elevar a quantidade de escudo gerado bem como causar mais danos através dos glifos (desde que ele não coloque o glifo e saia correndo obviamente). Além de que a maioria dos seus feitiços, apesar da área de alcance gigantesco, vão acabar sendo usados no corpo a corpo.

Bloqueio, bloqueio e mais bloqueio! Caso não queira adicionar os pontos de "Vontade" assim como eu coloquei, sugiro que invista em mais trava! No entanto, tendo a capacidade de remover até 4 AP e 4PM (sem contar o Fecartelo caso decida usar) dos mobs ou adversários, eu acredito que investir 10 pontos nesse atributo não vá ser em vão, além do que, mesmo investindo tais pontos me foi possível alcançar quase 1.000 de bloqueio (sem contar a passiva que aumenta ainda mais o bloqueio em luta).

A % de parada é requisito obrigatório, ela possibilita a redução em 20% todos os danos recebidos, com a utilização da habilidade passiva carapaça essa redução passa a ser de 35%, é interessante você alcançar os 100% de chance de parada e reduzir todos os golpes recebidos em 35%.  Priorizar resistência critica foi uma escolha lógica já que pra chegar à lateral ou costas o inimigo seja PvP ou PvM vai precisar primeiro esquivar de você e isso já vai ser difícil, além do que o dano critico de alguns mobs são devastadores, pense neles como Cra's e vai querer priorizar resistência critica seja pra qual situação for.

Pontos de ação, pontos de movimento, resistência elemental, nessa ordem preferencialmente. Como podem ver, deixei o quarto ponto a escolha, eu pessoalmente preferi investir em “alcance e danos", como outras opções eu recomendaria "controle e dano" caso sua build não tenha pelo menos 5 de controle ou "% de danos infligidos" caso sua build tenha controle e alcance suficientes. 
Habilidade Independente
Os discípulos Feca foram agraciados com a habilidade independente "Humildade" que lhes permite a recuperação de Pontos de Wakfu (PW).

É dito que ao atingir 100 pontos de humildade a própria Deusa Feca lhe cederá 1 ponto de Wakfu.
Habilidades Passivas

São elas,
  • Couraço: Essa passiva aumenta a vontade do Feca, neutraliza a perda de PM da Fecalamina (sim, o Feca perde AP e PM pra seus próprios glifos) e faz com que os inimigos atingidos por seus glifos infrinjam -20% de danos a seus aliados. Apesar de ser excelente, eu não tive espaço pra essa passiva no meu deck.
  • Elementor: Aumenta em até 30% o dano indireto causado, por danos indiretos leia-se glifos, estado flamejante e armadura magmática, além de aumentar retirada dos glifos Avalanche e Fecalamina
  • Intocável: Faz com que o Feca deixe de bloquear a linha de visão, além de reduzir em 80% o dano sofrido por aliados. Dispensável, um bom posicionamento do time faz ineficaz essa passiva.
  • Mestre Feca: Faz com que os escudos custem 1 AP a menos além de conceder até +80 de resistência no elemento mais fraco do alvo.
  • Fluxo Temporal: Gera efeitos adicionais para dois dos feitiços ativos do Feca, Teletransporte (que passa a conceder +2PM para o Feca a partir da utilização e tem redução de intervalo diminuída em 1 turno) e Inversão (que concede ao Feca +2 de alcance ao mesmo tempo que atrai todos os inimigos em cruz alinhados ao Feca). Melhora em muito a capacidade de mobilidade e de controle de mapa do Feca.
  • Fecatalisador: Parte do seu bloqueio é convertido em resistência Elemental até um máximo de 150 (19%), a passiva também aumenta sua parada em 20%, alem de 3% para cada inimigo em campo. Se você leu até aqui e essa passiva não está no seu deck talvez você não mereça carregar o Escudo Feca.
  • Resiliência: Imuniza o Feca contra o dano de seus glifos (sim, além de perder AP e PM, sem essa passiva o Feca também sofre danos de seus próprios glifos), aumenta em 3 o controle (caso não saiba a quantidade de controle determinará a quantidade de glifos que você pode colocar em campo), aumenta o tamanho do "Tapete de chamas" que é a principal fonte de dano do Feca e aciona o estado "resiliência", estado no qual, toda vez que um glifo é ativado o Feca ganha bloqueio.
  • Carapaça: Concede até 200 de bloqueio, aumenta em 30% as armaduras dadas a aliados e a si mesmo, além de reduzir em 15% o dano recebido durante uma parada (o que naturalmente seria reduzido em 20% passa para 35%).
  • Olho por Olho: A cada parada bem sucedida, ativa "dente por dente" que aumenta o dano final do Feca. O ideal de parada para um Feca é de 100% o que faria com que ele ganhasse dano final a todo golpe recebido, a habilidade passiva em questão tem potencial, no entanto, eu pessoalmente preferi priorizar outras.

Habilidades Ativas

• Glifo Tonico: Concede 2 AP para aquele que iniciar seu turno sobre o glifo, é possível utiliza-lo duas vezes e oferecer até 4 AP por alvo.
  • Imunidade: Como o próprio nome diz, imuniza o alvo, porém a imunidade em questão se limita aos danos corpo a corpo. Além disso, aplica o estado "Indolor" que será explicado a seguir.
  • Teletransporte: Teletransporta o Feca sozinho ou junto de um alvo a sua frente (em relação à visão do personagem). Utilizando da passiva "Fluxo temporal" o teletransporte também vai te conceder 2PM além de ter seu intervalo de relançamento reduzido em 1 turno.
  • Inversão: Permite ao Feca sacrificar parte de sua resistência ou de um aliado em troca de danos finais. Utilizando da passiva "Fluxo temporal" a inversão atrai alvos próximos e concede 2 de alcance ao portador.
  • Provocação: Retira 2 PM do alvo em contato com o Feca, no entanto, faz com que o Feca fique imóvel e ambos fiquem estabilizados. Extremamente necessário para manter os fujões na linha!
  • Armadura de Paz: Ao contrário da imunidade, aqui, toda forma de dano é reduzida a 0! Porém reduz a metade as curas recebidas pelo alvo e também aplica o estado "Indolor' no qual o alvo fica incapaz de ser portador de Armadura da Paz ou de Imunidade novamente durante 4 turnos

Feitiços Elementais

Ataque Natural: O feitiço não necessita de linha de visão, possui ótimo alcance de base e permite que o Feca reduza a % de parada e de golpes críticos do alvo ao mesmo tempo em que o faz acumular flamejante, quando flamejante o Feca infringirá danos a todo os alvos em corpo a corpo no inicio do seu turno. 

Tapete de Chamas: É a fonte mais confiável de dano do Feca junto dos outros glifos, esse glifo em questão diferente dos outros não possui nenhum efeito secundário, porém conta com uma área de efeito e um dano base maior que os demais.

Fecalistófedes: Aplica dano em área e reduz as curas recebidas ao alvo. Eu diria que é um feitiço mais situacional do que essencial.

Magma: Concede armadura magmática ao alvo, o que lhe permite atrair ao mesmo tempo em que causa danos os inimigos alinhados. Possui uma área de efeito complementar, que concede dano final aos aliados dentro dessa área. 

Chuva de Meteoritos: Além do baixo custo de PA, do dano e do alcance base desse feitiço serem destacáveis, quando usado sobre um aliado ou sobre o próprio Feca ele concederá % de danos finais ao alvo.

Fecarco: Bem como "Chuva de Meteoritos" esse feitiço possui um ótimo aproveitamento de dano por AP usado, e nesse caso se lançado sobre um aliado concede ao mesmo alcance e % de cura.

Fecalâmina: Principal elemento na função tank/entrave do Feca, a Fecalamina é capaz de retirar até 4 PM dos alvos na área de efeito do glifo enquanto infringe uma quantia considerável de danos aos mesmos.

Fecartelo: O feitiço causa dano em área na frente do Feca e retira até 1 PM dos alvos atingidos, possui ótimo dano base, porém, alto custo de AP. 

Orbe: É a maior fonte de escudo do Feca, lançado sobre o alvo concede uma quantia exorbitante de proteção adicional, possui uma área de efeito sendo que os alvos dentro dessa área também são beneficiados com escudo, porém em menor quantidade.

Bastão Feca: Indispensável, o Bastão Feca possui aliada ao Tapete das Chamas o maior dano aproveitável da classe, esse dano em questão possui área de efeito, aplica o debuff de até 20% de danos causados ao alvo, além de gerar "flamejante" para o Feca.

Gota: Excelente dano e alcance, se usada sobre aliados a gota concederá ao alvo uma quantia de pontos de armadura (inferior a Orbe) e barreira de até menos 100 de dano recebido, diferente da Orbe esse feitiço pode ser usado sobre vários aliados ao mesmo tempo.

Avalanche: Gera um glifo que remove até 4 AP dos alvos que iniciarem seu turno sobre ele enquanto aplica danos. Possui área de efeito menor se comparada aos outros 2 glifos.

Vapor: Além de possuir um bom dano, o feitiço avalanche permite ao Feca atrair ou empurrar (caso esteja usando bolha) seus alvos em linha reta.

Bolha: A Bolha é mais uma armadura Feca, o portador do efeito se torna imbloqueavel além de receber 4 de alcance, esse feitiço também possui uma área de efeito e os aliados dentro dela receberam também o bônus de alcance, porem, em menor quantidade (1).

Lâmina Profunda: Possui um dano altíssimo e uma área de efeito considerável, além de aplicar um debuff que faz o alvo tomar 20% de dano em área a mais, em troca de um custo altíssimo de AP e PW.
Curiosidade
Na história do Krosmoz, uma das maiores referências sobre a classe é vinda de Allister. A cobiça pelos Dofus que os sábios haviam escondido levou o demônio "cujo nome não se pronuncia" a quebrar o pacto entre Deuses e Demônios e invadir Amakna. Toda a população foi reduzida a escravidão e dominada pela crueldade e injustiça desse espirito. 
Após 7 anos de tirania, um pequeno grupo de Cras, Ecaflips e Iops liderados pelo jovem Feca Allister conseguiram enganar o demônio. Historicamente, essa foi a primeira guilda no mundo (dos 11 até então), conhecida como a "Guilda de Allister". O demônio cujo "o nome não se pronuncia", foi selado na prisão de Amakna.
No mesmo ano do evento que organizou a expulsão do demônio, Allister foi celebrado como salvador e nomeado Rei das províncias de Amakna, lugar onde a paz e a harmonia reinariam em abundância.

Bom, se alguém chegou até aqui espero ter ajudado de alguma forma. Fiquem à vontade para sugestões ou correções. Pra frente Efrim! 

12 0
Reações 18
Pontuação : 233

Legal! Li meio por cima, mas concordo com praticamente tudo que foi dito.

Uma coisa que eu descordo bastante é dano. O dano de feca não é nenhum pró, inclusive considero ser um contra, se comparado à maioria das classes do jogo. Não que isso tenha algum problema, faz sentido que uma das classes mais defensivas do jogo não consiga causar tanto dano quanto as outras né.

2 0
Pontuação : 155

Muito bom o guia introdutório sobre Feca, de fato estamos precisando de conteúdo atualizado sobre a classe.
 Deixo apenas duas correções: a passiva Elementor não aumenta mais a duração dos glifos, e sim a retirada de PM e PA dos glifos Fecalâmina e Avalanche; e a passiva Carapaça concede +30% de armaduras dadas no nível 2, ao invés de 80%.

1 0
Pontuação : 237

Excelente as observações, ainda revisando tudo uma coisa ou outra passou. Obrigado pela correção ^^

0 0
Pontuação : 11064

Excelente guia, com certeza vai ser referência pra muitos fecas que ainda estão por vir :3

2 0
Pontuação : 780

já está sendo pra mim hehe

0 0
Pontuação : 29

Sou iniciante como Feca, graças ao seu post decidi criar um. Infelizmente não encontrei conteúdo atualizado sobre a classe, tendo que recorrer ao fórum.

agradeço a ajuda.

2 0

Bacana ler isso, a classe é excelente e extremamente necessária para as composições seja no inicio do jogo ou no end game, vai fundo!

0 0
Pontuação : -2

sem build, sem like

0 -8

Seria péssimo uma classe com tanta versatilidade deixar de ser aproveitada por builds copiadas e coladas, espero que o real objetivo da publicação se cumpra com a leitura dos players e inovações na forma de jogar com a classe.

3 0
Pontuação : 1

Grande ajuda. Iniciei meu Feca a pouco tempo, estou no lvl 90. Única dúvida que senti foi sobre o que priorizar na aba de força. Focar domínio de luta corpo a corpo até o 20 e depois partir para o domínio de alvo único ou distribuir de maneira equilibrada entre os dois, deixando o domínio elemental por último. Gostaria dessa dica, o que seria melhor para prosseguir upando?

0 0

O Feca sempre vai estar em corpo a corpo, mas os feitiços e situações nem sempre são de alvo unico, com certeza eu priorizaria 20 em corpo a corpo e posteriormente 20 em alvo unico.

0 0
Pontuação : 148

Cara ai vai um agradecimento do tamanho do mundo dos Doze você tirou totalmente minha duvidas e conseguiu melhorar meu jogo em 100% agora adoro mais ainda o meu FECA!!!!!!!

0 0
Pontuação : 239

Obrigado pela contribuição 

0 0
Pontuação : 151

esse guia ainda funciona ? atualmente ??

1 0
Pontuação : 17

Sou jogadora de feca e acredito que sim. Olhei por cima o post, mas de geral, dá para se ter uma boa ideia de como funciona a classe. Use este post em 2020 sem moderação.

1 0
Pontuação : 2

Você ou outra pessoa pode me responder qual e o melhor: sabemos que 20 pontos em combate corpo a corpo é fundamental, mas os outros vintes pontos podem ser usados em dominação  elementar ou em alvo único? Porque um e não em outro?

0 0
Pontuação : 5

Adorei a dica! Nota 10 pela iniciativa. biggrin

0 0
Comentar neste tópico