FR EN ES PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama

[KROSMAGA ] Dicas para iniciantes

Por Dufuling 24 Outubro 2016 - 20:39:38

Como ainda não temos um fórum luso-brasileiro desse jogo brilhante que a Ankama fez, vou postar esse guiazinho aqui na área off topic, com algumas dicas bem legais pra você que não sabe nem pra onde vai. Por que você tem que acreditar em mim? Passei 6 longos meses jogando HearthStone (tenho alguma experiência com a terminologia dos cards games tb) e passei o fim de semana todo maratonando esse jogo pra aprender o máximo possível, devo ter jogado umas 25 partidas (atualmente so tenho Iop, Sadida e Cra, peguei os deuses nessa ordem, a deusa Cra peguei hoje, inclusive).

1º ponto: o deck inicial da Cra é de longe o melhor, a própria Ankama disse isso em um post do site de Krosmaga quando eles foram analisar as estatícticas: Cra possui 60% de winrate, enquanto o Sadida possui a menor winrate das 8 classes atuais, 30% (mas isso não desmerece as cartas). Talvez porque o deck INICIAL do Sadida não seja tão eficiente.

2º ponto: como o primeiro starter deck que peguei foi o Sadida, eu posso falar um pouco sobre ele: não use de cara. O deck inicial do Sadida não é eficiente, crie um deck novo e não coloque as Bush, e assim que tiver 90 bolinhas (n sei o nome daquilo) crafte 3 sarças (Brambles, em inglês), é a remoção que a classe precisa pra ter um early game bom (as cartas pra late game do starter deck do Sadida são ótimas, principalmente a remoção).

3º ponto: a área de efeito do Terremoto (feitiço do Sadida) é um quadrado 3x3, onde o centro é o alvo, use isso a seu favor. Falo isso pois não fica tão claro na descrição da carta.

4º ponto: não gaste suas kamas comprando boosters, foque em desbloquear os starters decks, pois além de você desbloquear a classe, ainda ganha umas bolinhas extras pras cartas repetidas (em torno de 150~300 bolinhas).

5º ponto: se você não se atentou bem ao jogo, quando o último prisma (aqueles bonus que tem nas células iniciais) do campo for pego, no turno seguinte todos voltam, caso a célula esteja vazia, caso contrário ele não aparece e o efeito não é ativado. Ou seja, se você tiver pego o último prisma, seu ou do seu oponente, quando passar o turno eles voltam. Use isso a seu favor, para que quando os primas voltarem seu oponente os perca por ter invocação na célula em que ele aparece.

6º ponto: há três tipos de primas, a ordem de importância deles (na minha opnião) é: Carta extra, AP reserva e, por último, o Curse. Caso você comece com uma mão que tenha uma curva de mana boa (1 carta de 1ap, 1 carta de 2ap, 1 carta de 3ap), pegue a carta extra; caso sua mão tenha 1 carta de 1ap e uma carta de 3ap (e alguma outra que não seja de 2ap) pegue a mana extra pra no turno 2 jogar a carta de 3ap (ou de 4ap se você for o segundo a jogar); se a carta de 2ap que você tiver pego for situacional (cura, buff de PM, AR ou AT ou algum outro bônus que só pode ser usado com outro monstro em capo), pode pegar a mana também se quiser, mesmo com a mão curvadinha. Não subestime suas cartas Curse, nunca use elas pra dar apenas 1 de dano, só as utilize caso for finalizar um Dofus; já aconteceu também de eu conseguir pegar 5 curse e tirar 1 dofus com elas e ganhar o jogo.

7º ponto: nunca confie 100% de certeza no RNG ou no "top deck". RNG é uma sigla muito usada nos card games pra algum efeito aleatório, já o "top deck" se refere ao ato de comprar uma carta que mudaria completamente o rumo do jogo (você comprar aquela remoção pra invocação inimiga que está a 1 casa do seu dofus verdadeiro ou aquele buff que vai salvar sua invocação). Não é sempre que você consegue um top deck, então não jogue em volta de um. (jogar em volta de uma carta é jogar de modo preventivo contra ela).

8º ponto: cuidado com suas invocações desnecessárias (no momento errado, ou quando sua mesa está cheia) e guarde os buffs, pode precisar deles no futuro pra proteger alguma rota. Guarde as remoções também caso você consiga resolver seus problemas com suas próprias invocações (como é o caso do Sadida, que possui poucas cartas de remoção e várias cartas de invocações). Buffs e remoções são comumente chamados de recursos.

9º ponto: a dica pra todo card game; MIND GAMES. Mind games é o famoso blefe, faça seu oponente acreditar que você possui uma remoção ou algum buff, desse modo sue oponente vai jogar mais defensivamente. Use mind games principalmente pros seus Dofus, faça ele acreditar que está atacando um real, quando na verdade ele está gastando os recursos em um fake. É frustante ter gastado 3 Curse em um dofus e ele ser fake.

10º ponto: NUNCA SE RENDA. Não desista do jogo, o RNG ou o "top deck" pode lhe ajudar, mesmo que demore.

11º ponto: há 3 tipos principais de decks nos cards games: aggro, midrange, control. Aggro, como o nome já diz, são aqueles decks super ofensivos com muito brust, buffs e, no Krosmaga, charge; ele tem capacidade pra destruir 1 ou 2 dofus já nos primeiros turnos, mas quando chega no late game não possui mais recursos pra sustentar o jogo. Midrange: algo entre decks aggro e control, possui boas remoções e seu potencial está nas cartas de 3, 4 e 5 manas que ficam fora da curva ("carta fora da curva" é uma expressão usada pra dizer que a carta é roubada ou OP quando comparada com as demais cartas de mesmo custo). Control: MUITA remoção fora da curva, consegue levar o jogo pro late game, onde brilha; possui invocações com muita vida e ganha, basicamente, esgotando os recursos do oponente. Como Krosmaga é totalmente diferente dos card games comuns (não possui um HP fixo), creio que decks aggro não existam (e caso existam, não sejam eficientes, pois não há como "driblar" aquele crackler tankudo atacando diretamente no dofus) e que maioria dos decks fica entre midrange e control. Eu costumo colocar 6 a 7 invocações de 2, 3 e 4 de manas cada, 4 a 5 de 5 manas, 3 a 4 de 6 e 7 manas cada, ainda to vendo se ter mais lacaios de custo alto compensa mais, por conta da duração do jogo.

12º ponto: compra de cartas. Sempre tenha em seus decks alguma(s) forma(s) de comprar cartas, principalmente quando ele é muito rápido (que você usa bastante cartas em 1 turno), mas tome cuidado: SÓ É POSSÍVEL TER 9 CARTAS NA MÃO, caso você tenha 9 cartas na mão, a próxima que comprar irá diretamente pro descarte. O cuidado deve ser dobrado jogando de Sadida, que facilmente enche a mão de sementes.

13º ponto: cuidado nas remoções em área. Todas as classes possuem alguma forma de remover diversas invocações de uma vez, algumas mais eficientes que outras (olá iop), então cuidado pra não encher seu campo demais e deixar seus lacaios no range da remoção. (deixar/estar no range da remoção é o termo usado pra dizer que a invocação pode ser destruída pela remoção em questão). A maioria das remoções individuais possuem range 2 ou 4 de dano.

14º ponto: por fim, dê uma olhada nas cartas das classes que você ainda não desbloqueou, pra saber o que elas podem ou não fazer. As mecânicas de cada deus (algumas apenas mais predominante que nas outras, mas que ainda podem ter em cartas neutras) são: Iop (frist attack), Ecaflip (RNG ferrenho, que fazem as suas cartas saírem da curva), Cra (alcance), Eniripsa (silence e curas), Sacrier (enrage/enfurecer, ativa quando a criatura é ferida), Sadida (sementes e bonecas), Sram (banish/banimento de cartas, que fazem suas cartas saírem da curva assim como o ecaflip) e Xelor (usa o AP reserve para ativar efeitos especiais nas cartas, que fazem sair da curva também).

Eu espero que tenha ajudado, a maioria dessas dicas eu aprendi jogando e lendo guias dos card games que joguei. Qualquer dúvida pode deixar nos comentário que vou tentar responder.

Obrigado, att: Herbo (no wakfu).

0 0
Reações 4
Pontuação : 762

Adorei as dicas *-*

Estarei levando o seu post pros fóruns EN e FR de Krosmaga, caso me permita. Vai ajudar também a encontrar outros jogadores luso-brasileiros.

0 0
Pontuação : 591

Tu mora na mesma casa q eu, precisa de permissão? Kkk daqui a pouco vou ver se posto meu budget deck de Sadida.

0 0
Pontuação : 10660

Tamo junto! Sadida é uma boa classe, mas o problema é que o deck inicial é muito ruim ;-; Precisa craftar algumas cartas pra valer a pena

0 0
Pontuação : 591

Passando pra acrescentar que Xelor ainda não possui nenhuma remoção em área nas cartas de classe, então pode floodar o tabuleiro de invocação que você vai deixar um Xelor com problemas. Em compensação, cuidado quando Xelor possui 5AP ou mais na reserva, as cartas possuem efeitos bem roubadinhos quando o xelor possui pelo menos 5AP na reserva (Olá Missiz e Ponteiro). Eu peguei o xelor logo depois do Cra, e a winrate ta absurda, eu basicamente craftei 3x ponteiro e 3x a Missiz, ganho o jogo acabando com as respostas do oponente.

0 0
Comentar neste tópico