FR EN ES PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama

Domínios de alvo único e zona

Por [Ankama]WAKFU - ADMINISTRADOR - 18 Abril 2023 - 16:00:00
Reações 112
Pontuação : 23
Acredito que alterações de mais variação de build é bem vinda, porém as opções que foram apresentadas não me animaram muito, seria mais interessante, tirar o restrição de 20 pontos em alvo unico ou 20 pontos em dano em área e aumentar para 40, e ou fazer o mesmo com dano a distância e dano de curta a distancia. Assim você podendo atribuir mais a eles o jogador focaria mais no estilo do que no modelo de ataque que prefere.
1 0
Pontuação : 77
O limite de pontos na árvore de força deve pular para 40, certo? No caso de Curta Distância e Distância. Será que farão isso de maneira automática?
2 0
Pontuação : 20
Curioso pra saber também
1 0
Pontuação : 199

Asuna-Zero#5073|19/04/2023 - 00:24:21
Os comentários a favor são hilários. Os caras basicamente querem que o jogo fique mais fácil pra eles. Parece até discurso de vendedor de kamas rs

kkkkkkk Fique mais fácil, teus chars ainda estão no 102. A galera que tá defendendo é player antigo, tu começou um dia desses? Nós já jogamos esse jogo em modos muito mais hard que o que tu joga atualmente. E te garanto que tem conteúdo mais pra frente que faz esse conteúdo que tu diz "difícil" parecer brincadeira de criança. Não estamos procurando facilidade e sim praticidade e acessibilidade. Tu acha que todos tem tempo para passar o dia no jogo? É claro que vou apoiar uma ideia que não me obrigue a ter que começar do zero toda vez que eu tiver que mudar um set, seja por mudança no meu time ou pq alguma classe passou por rework.
5 0
Pontuação : 147
oo lapada seca KKKKKKKKK
1 0
Pontuação : 546

Os comentários a favor são hilários. Os caras basicamente querem que o jogo fique mais fácil pra eles. Parece até discurso de vendedor de kamas rs

Não tem nada haver com facilidade, é mais uma questão de diversão. A própria Ankama reconhece que o jogo é muito demorado para se progredir. Infelizmente, por causa de certos sistemas, o seu personagem fica limitado nas habilidades que ele pode escolher. Eu jogo de Xelor Alvo Único e distância, metade do meu Deck pode ser considerado Inútil porque eu não vou dar dano com essas habilidades. Agora, imagine que não exista mais essa limitação de especialização dupla e eu possa focar meus pontos inteiramente em distância ou curta distância. Agora todo o meu deck passa a ser viável para uso. Claro, existe a limitação elemental, mas ainda sim, contando os domínios do meu personagem(Fogo, Água), são mais quatro habilidades em área que passaram a ser viáveis como dano. Claro que, no caso do Xelor que possui efeitos adicionais nas spells isso ainda é um pouco remediado, uma build Zona pode usar Suspensão para travar a hora atual, e eu como alvo único posso usar dessincronização para avançar o relógio.  Mas outras spell como: Perturbação, Relâmpago Obscuro e Ampulheta são três habilidades que são automaticamente inúteis no meu deck. Enquanto que um Xelor de Zona perde a possibilidade de usar Ponteiro, que recupera 5 de PA ao abater algo, Martel'hora que comba perfeitamente com a habilidade inata do Xelor, Relógio que possui danos dobrados e Poeira que tem range infinito.

No geral, eu creio que o nível de estratégia aumentará. Você não dependerá mais de se virar com o que tem, mas terá total controle do que quer carregar pro campo de batalha. Você não terá mais uma barreira de severas horas te separando de experimentar builds diferentes pra considerar essas outras habilidades como opções na hora de jogar o jogo. Isso significa que o jogo ficará mais fácil? Eu discordo... Eu não creio que dificuldade na hora de grindar seja sinônimo de bom design, só é gordura que te dá a ilusão de estar fazendo algo difícil que em realidade só é muito demorado. O chamativo para um jogo de estratégia deveria ser justamente a estratégia, no caso do Wakfu o combate, e não grind como é hoje.
2 0
Pontuação : 38
pse essa mudança ajudaria mt classes com feitiços de alvo único e zona, tipo xelor e hupper, mas que são obrigados a escolher um ou outro pra dar dano
1 0
Pontuação : 38

E porque deveria ficar mais difícil se há uma alternativa para simplificar sem prejudicar a gameplay?
1 0
Pontuação : -35
Isso só vai beneficiar os novos jogadores que não sabem fazer build os jogadores antigos que já tiveram trabalho pra pegar equipamentos pra sua build vai ter gasto tempo e recursos pra nada.
0 -5
Pontuação : 5061
Você está confundindo as coisas. Estão utilizando de argumentos como "simplificar, ficar mais fácil", isso não é justo com o debate em questão. Essa falsa meritocracia que você e outros estão querendo usar como argumento por conseguirem do jeito "difícil" é papo furado. O tempo passa e as coisas mudam, precisamos nos atualizar.
Estão justamente estudando e pedindo a opinião dos jogadores para que consigam fazer uma transição sem perdas, para que aqueles que já possuem builds completas, que não saiam em desvantagem, esse seu vitimismo de dizer que vai jogar seu trabalho e tempo gasto no lixo não condiz com o que está descrito neste post.
0 0
Pontuação : 75
Acho que isso vai virar como no Dofus, acabar tirando a individualidade da classe, se você quer bater de longe, faça um set pra longe, se quer bater de perto faça um set pra perto, no Dofus todas as classes estão batendo ded qlq lugar, já perdi de iop no Cac contra um cra, e minha build era ótima. como um arqueiro mata um lutador no CAC ?
0 0
Isso não é sobre domínio Curta Distância (CaC) e Distância amigo, é sobre Alvo Único e Zona.
Tem diversas formas de um Cra ganhar de um Iop, não é uma tarefa fácil, mas depende de diversos fatores, iniciativa, tamanho de mapa, lugar de posicionamento, dependendo o Cra consegue se manter afastado do iop durante um bom tempo, e se esse tempo for o suficiente para ele matar...
1 0
Pontuação : 37
É muito gratificante ver este tipo de interação que a ankama busca ter com os jogadores para o desenvolvimento do jogo , faz tempo que não estou ativo no jogo , mas pelo que li achei muito bacana repensar esses dois dominios pois eles de fato limitam muito o deck de todas as classes, sendo que muitas vezes dos 3 elementos que vem na maioria das classes alguns acabam focalizando ou dano em zona ou alvo único, assim o jogador sempre busca focar naquela que mais se beneficia deixando as outras skills totalmente de lado , isso acaba deixando as classes monotonas variando muito pouco entre as builds , acho que qualquer mudança que permita uma maior liberdade nas builds é super bem vinda , alterar esses dois dominios vai mecher com varias mecanicas do jogo sem dúvida alguma, mas acho que vale a pena o esforço pra dar mais identidade a cada jogador que vai poder pensar na sua build sem essas limitações. N faço ideia de como vão realizar essa mudança e n tenho ideias kkkk , mas espero que consigam realizar essa modificação e que fique muito bom ^^
1 0
Pontuação : 546

justadragon6#4380|20/04/2023 - 15:34:30
"Mas a alteração não influencia quem dá dano só em alvo único ou zona."

Eu literalmente jogava ao mesmo tempo em curta e longa distância na mesma luta com algumas classes, como essa mudança não influencia? Agora eu vou ser obrigado a escolher um dos dois estilos de jogo e isso não é uma limitação?

Como eu disse mais de uma vez anteriormente, hoje em dia já existe a possibilidade de jogar focado em curta ou longa distância, é só escolher um set que seja focado nisso. "Ah, mas os itens não são tão interessantes", então não é mais fácil melhorar os itens atuais ou disponibilizar novos mais interessantes? "Ah, mas os feitiços de tal classe não sinergizam", não é só rever a rama de feitiços e tentar melhorar? Vocês realmente tão dizendo que pra solucionar o problema de feitiços de algumas classes e itens ruins é retirar dois tipos de domínio do jogo, repito, isso é B I Z A R R O. Vão precisar de argumentos melhores pra defender essa mudança.

De qualquer maneira é como o colega em cima disse, já tá certo que vão mudar e a única mudança que me preocupa é a reformulação dos itens. No mais, to aqui só pra entender porque tem gente defendendo e até agora não vi nenhuma resposta que faça sentido.

"Eu literalmente jogava ao mesmo tempo em curta e longa distância na mesma luta com algumas classes, como essa mudança não influencia? Agora eu vou ser obrigado a escolher um dos dois estilos de jogo e isso não é uma limitação?" Eu não entendi sua colocação, tu vai continuar a poder fazer a mesma coisa. O post é sobre remover Zona e Alvo único, ainda vão existir o dano corpo a corpo e a longa distância.

"Vocês realmente tão dizendo que pra solucionar o problema de feitiços de algumas classes e itens ruins é retirar dois tipos de domínio do jogo, repito, isso é B I Z A R R O. Vão precisar de argumentos melhores pra defender essa mudança."

Mas a retirada não tem nada haver com "Algumas classes", quase todas as classes possuem feitiços inutilizados no deck, não porque o jogador não quer usa-lo, mas porque ele precisa focar ou em alvo único ou zona. Esses dois status impedem que tu atribua certos feitiços no seu deck apenas por eles existirem.

E no que diz respeito a equipamentos que não utilizam domínio único. Isso é uma opinião pessoal, eu não acredito que seja possível eles serem bem balanceados, ou eles são muito fracos e não valem a pena, ou são muito fortes e todo mundo vai fazer eles. Acho que foi essa parte do balanceamento que mais encorajou a ankama a tomar essa decisão.
1 0
Pontuação : 340
"Eu não entendi sua colocação, tu vai continuar a poder fazer a mesma coisa. O post é sobre remover Zona e Alvo único, ainda vão existir o dano corpo a corpo e a longa distância."

Lê de novo, acho que tu não entendeu. Eu jogava com um mesmo personagem, numa mesma luta em curta E longa distância. Se tu tá me dizendo que isso não vai ser alterado, acho que não entendeu o que a publicação da Ankama tá dizendo ou tá insinuando que vou realmente jogar sem nenhum domínio secundário.

"Mas a retirada não tem nada haver com "Algumas classes", quase todas as classes possuem feitiços inutilizados no deck, não porque o jogador não quer usa-lo, mas porque ele precisa focar ou em alvo único ou zona. Esses dois status impedem que tu atribua certos feitiços no seu deck apenas por eles existirem."

Impedem por quê? É só usar um set que seja focado em curta ou longa distância e usar o feitiço, sua colocação não faz sentido.
0 0
Pontuação : 1132

justadragon6#4380|19/04/2023 - 14:30:12
Já joguei com todas as classes do jogo no endgame

Pena que já faz mais de 2 anos que lvl 200 não é endgame né amigo. Nem seu querido Osa funciona da mesma forma. O jogo está indo em uma direção bem interessante, mas tudo vai depender da forma que será executado, não adianta nada só remover os domínios e não ajustar as classes pra esses decks mistos serem coerentes com a jogabilidade das mesmas. Não sinto confiança na equipe de desenvolvimento por muitos fatores, mas minhas ressalvas são mais da parte de execução. Pra mim não são só os domínios que limitam as builds, as classes não tem sinergia usando eles juntos e não aguento mais mudança de direção nesses reworks, parece que nadam, nadam e não saem do lugar. Tá faltando foco!
1 0
Pontuação : 217
"Não sinto confiança na equipe de desenvolvimento por muitos fatores, mas minhas ressalvas são mais da parte de execução."

"não aguento mais mudança de direção nesses reworks, parece que nadam, nadam e não saem do lugar. Tá faltando foco!"

Exatamente o que eu acho.
1 0
Pontuação : 217
Minha questão também é outra. É na origem. Se tais domínios existem, houve algum motivo; houve uma decisão no passado para isso.
Da mesma forma que é possível tirar os domínios de alvo/zona, o que impediria de se tirar os domínios de distância/melee? E os demais? (zerk, costas, crítico, etc...)

E tirando esses domínios da proposta, o que vem a seguir?
Por que da maneira como está não é possível seguir com o que a Ankama tem de novidades?

==========================================================================
P.S.:
Crítico e costas já têm bônus de danos, qual a necessidade dos domínios? (sim, eu sei, existem runas/sublimações que deixariam de funcionar, mas elas só existem porque tais domínios existem).

Skills de zona no geral têm menos potência (danos/PA) do que as de alvo único.

1 0
"A especialização não é ruim, mas, enquanto os domínios de curta distância, distância ou de costas implicam modificações profundas na maneira de jogar, os domínios de zona e alvo único só limitam as escolhas dos jogadores e os obrigam a compor decks rígidos".

A Ankama já deu essa resposta, inúmeros fatores impedem de retirar os demais domínios, o problema dos feitiços de zona é que poucas classes conseguem usufruir de tal build, as que conseguem ou são classes absurdas de quebradas, como já citei em diversos momentos, ou carecem de gameplay (até da pra fazer, mas ficariam ainda melhor se pudessem utilizar zona e alvo simultaneamente).

Domínios de posição (Curta Distância, Distância e Costas) implicam no posicionamento do personagem, seja ele por conta própria ou com a ajuda dos aliados, Domínio de Berserk implica diretamente na condição de vida do personagem, atribuindo a ele um risco pela necessidade de se manter com vida baixa e o Domínio de Crítico depende de um fator "sorte"/probabilidade, cujo qual eu até diria que limita também as builds na hora de escolher os equipamentos, mas como a quantidade de equipamentos que possuem % de golpe crítico é bem alta, acaba passando despercebido.

Zona e Alvo Único só limitam o Deck. Com um Sram é possível você montar uma build sem a necessidade de se especializar, é muito comum ver builds Curta Distância + Costas + Crítico, isto porque o domínio de costas preenche diversas lacunas, como por exemplo na hora de encantar uma bota, bônus de sublimações como destruição (+18%) e pela variedade de equipamentos que concedem domínio de costas.
Isso não acontece com um Cra por exemplo, onde uma Build Distância + Crítico é muito inferior (em questão de domínio total) do que uma build especializada em Alvo Único ou Zona, visto que a classe não tem facilidade de bater nas costas do inimigo ou permanecer Berserk durante muito tempo.
0 0
Pontuação : 83
O maior problema é que essa mudança tem um potencial alto de descaracterizar builds plenamente funcionais antes dessas alterações e que depois o jogador vai ser limitado ( o contrário do pressuposto aqui) a apenas causar dano, enfim, sem a sinergia que tornava a utilização do personagem interessante para jogador.
Me parece uma alteração que, novamente, dentre tantas que são inplementadas no Wakfu, vai remover o fator estratégico para beneficiar builds que visam aplicação de dano, agora, com menos níveis de elaboração.
0 0
Pontuação : 83
Pois eu tenho um outra sugestão. Em vez de implentar uma dessas duas, faz o seguite: mantém todos esses domínios como estão, daí cria algum item, ou opção de customização desses equipamentos, que possibilite transferir os valores preexistentes dos domínios nos equipamentos para outros domínios de maior interesse para o jogador. Essa transferência de pontos ficaria sobe condições predeterminadas visando manter o jogo balancedo.
2 0
fear Finalmente alguém falou algo que eu tinha medo de dizer cool
Meu complemento da tua ideia, domínio alvo único/zona dos equipamentos viram itens com domínio curta distância/ distância, qual deles? tanto faz, pede pro jogador escolher, só que adicionar um recurso no jogo onde o jogador pode resetar esses domínios e escolher outro por exemplo. Como acontece com transmutar um item...
1 0
Pontuação : -18
Cara pra mim essa ideia de deletar os domínios ST e Zona É UM COMPLETO DESASTRE
Ankama diz q essa mudança é para ampliar a variedade/utilidade do deck, pq muitos limitam o uso de uma classe buildando um domínio específico para aumentar o DPS. MAS A IDÉIA REALMENTE É ESSA!
Uma grande parte das classes permite q vc builde apenas CaC ou Distância. Se vc procura versatilidade, vc n é obrigado a se especializar.

Agora se vc busca um pico de poder pra uma função... ACHO TOTALMENTE VÁLIDO VC SACRIFICAR UTILIDADE POR EFICIÊNCIA!
É simples: Quanto mais específico uma função, menos versatilidade ela terá, porém será mais eficiente!
Quer mais versatilidade, utilidade, independência nos combates? Build Full elementar ou apenas Full CaC ou Full Distância. Porém sua eficiência em cada capacidade será consideravelmente menor.
Quer alcançar o ápice de uma função? Mais DPS? Mais Cura? Escolha entre ZONA ou ST, AMPLIFIQUE também um domínio secundário de sorte como Berserker, crítico, costas... Vc terá menos funções mas as poucas que vc executa serão BEEEEEM mais fortes doq outras builds mais versáteis.

A Ankama diz querer q os jogadores tenham estilos de jogo mais diversos, porém o fato de vc escolher se especializar em um domínio, já é um estilo dentre vários outros, inclusive a opção de não querer se especializar em nada pra estilizar seu deck como bem entender sacrificando eficiência, tb é um estilo de jogo.

ADICIONAR MAIS ESTILOS ESPECÍFICOS SERIA MARAVILHOSO, AMPLIARIA AS POSSIBILIDADES DE BUILD E ESTILOS PARAS AS CLASSES. Esse Berserker Invertido (Pv >=80%), é uma ótima ideia pra um boneco que gera armadura, ou se cura bastante, ou um distância que fica longe do combate direto. O ideal é a Ankama criar mais domínios específicos ao invés de deletar.
1 -3
Pontuação : -3865

justadragon6#4380|19/04/2023 - 14:30:12
Já joguei com todas as classes do jogo no endgame e digo com toda certeza que essa mudança limita todas elas, quem diz o contrário ou é jogador novo ou nunca tentou explorar ao máximo sua classe (não é uma opinião e sim, o Iop tá incluso). Citei osa por ser a única com a qual jogava PvP e sempre fiz focado no dano de alvo único (ganhando facilmente diversas vezes desses osas com todos os tipos de danos que vocês dizem ser tãaao fortes rs).

Aparentemente a maioria dos players ativos que sobraram no Wakfu são os que leem o livro da classe que o Dindin entrega e levam aquilo como tudo sobre o que o personagem oferece. Talvez isso explique porque o jogo foi ficando cada vez menos estratégico e repetitivo.

5 jogadores esperientes aqui te dizendo, VOCÊ ESTÁ ERRADO.
1 0
Pontuação : 340
Level qualquer um coloca no Wakfu e isso nunca foi parâmetro pra definir experiência.

Além disso, aqui é um tópico de opinião, quando você fizer 1% do que eu fiz nesse jogo talvez eu considere a sua como relevante.
0 -4
Pontuação : 62
Sendo bem equilibrado e nao matando nenhuma classe como gostam de fazer, por mim tudo bem da para se adptar, ( vai ter que ser feito um rebalance nos mostros também, pq o dano das classes vai cair muito.
0 0
Pontuação : 427
o certo seria aumentar a quantidade de pontos na arvore de atributos pra 40 ow ate mais q isso mas remover zona/alvo unico so vai limitar as builds de outra forma e inutilizar varias builds focadas em zona/alvo unico q ja existem
0 -1
Pontuação : 109
Dahora, não vou ter mais q fazer outra build só pra jogar com zona, unica coisa q me preocupa vai ser como vai ficas as sublis nesse caso kk
0 0
Pontuação : 24
Eu adorei a ideia, vai abrir um leque novo de possibilidades para todos os meus personagens e agilizar a minha criação de builds e incluir alguns itens no campo de possibilidades que antes eu não tinha, ansioso pela mudança!

0 0
Comentar neste tópico