FR EN ES PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama

Devblog: Encantamento

Por [Ankama]WAKFU - ADMINISTRADOR - 09 Maio 2019 - 17:00:00
AnkaTracker Blog
Reações 163
Pontuação : 338

Boa noite. A princípio a intenção do tópico é reunir argumentos para pressionar o revisão e mudança do sistema de encantamento em suas áreas mais problemáticas. Porém, antes disso gostaria de me apresentar, a fim de legitimar minha fala e evitar a simples taxação de crítico desmotivado ou sem embasamento. Após 4 personagens 190+ e 7 anos de Dofus, migrei para o Wakfu, no qual desenvolvi, atualmente, 10 personagens 200, sem as qualificações e destaques em rankeamentos, mas com uma forte motivação para tal.

Muito bem, tendo feito essa apresentação é importante ressaltar um pressuposto básico que vai guiar toda argumentação e que se relaciona aos MMORPGs em geral: é consensual que ao jogar esse estilo de jogo, seja almejado o ápice do desenvolvimento e poder para o personagem ou grupo de personagens. A partir disso, fazemos a diferenciação de jogadores assíduos (ou tryhards, viciados etc) e jogadores casuais.

A seguir dessa pontuação gostaria de elencar os pontos positivos desse novo sistema; os pontos negativos, porém taxados como saudáveis pelos devs e alguns comentários da comunidade e os pontos evidentemente negativos. Essa abordagem geral é mais uma forma de legitimar a posição de uma fala que busca ser embasada e abrangente, para evidenciar os erros que estão sendo encaminhados.

Dessa forma, vamos aos pontos positivos da medida

- Ampliação do leque de possibilidades: é evidente para todos que o novo sistema traz um maior leque de possibilidades, dadas às combinações possíveis, seja de bônus comuns, seja de sublimações. Isso é claramente benéfico para todos os jogadores e não é esse o ponto que gera atrito.

Infelizmente aqui acabam os pontos positivos, já que grande parte daquilo apontado pelos devs, como positivo, traz impactos negativos ao jogo:

- Facilidade no acesso a jogadores de níveis baixos: essa colocação é falaciosa, porque na verdade irá acentuar o skip ou rush de level, pois o sistema vai contra à progressão que temos hoje no jogo. Parte-se da ideia de que jogadores novos possam dropar diversos equipamentos brancos de forma a conseguir a melhor combinação de espaços e ordens que quiserem, porém isso é ilógico se pensarmos que esse mesmo jogador terá que progredir no conteúdo para sua faixa de level com equipamentos de raridade branca (o que sabemos ser extremamente difícil). Além disso, após atingir o patamar ideal de espaços e ordens esse mesmo jogador deverá refinar todos seus equipamentos, pressupondo mais conteúdo da mesma faixa de level. Com isso, muitos jogadores serão levados ao skip de level, já facilitado pela estrutura do jogo.
   - Facilitação do acesso a relíquias e épicos: essa afirmação em si não é falsa, mas perigosa. Já dois movimentos podem acontecer: a facilitação excessiva do acesso a esses itens, ou a quase impossibilidade de modificações de tais itens. É fácil perceber isso ao pensarmos que para ser viável destruir 1 ou 2 relíquias, essa obtenção deve ser facílima ou esses equipamentos não serão editados para encantamentos.
   - Equiparação de nível de poder atual: desculpem pela topicalização, mas não encontrei expressão melhor. Muito se discutiu de que o novo sistema não influenciaria os antigos jogadores, uma vez que com a mudança os itens que eles têm atualmente teriam espaços desbloqueados automaticamente ocasionando a compensação. É importante mostrar que essa compensação é apenas instantânea e não acompanha o aumento da distância entre os níveis de poder. Exemplo: sendo o número máximo de slots 4, um equipamento sorteado com 2 fica defasado do nível de poder ideal, levando esse jogador já estruturado a reformular seus equipamentos e despender tempo na aquisição de mais 2 espaços. Talvez esse seja o ponto que mais gera controvérsia, pois, segundo algumas opiniões não há sentido buscar o nível ideal (4 espaços organizados na melhor ordem para gerar determinada sublimação) se o personagem sofrerá um aumento instantâneo no poder. Entretanto, aqui é preciso diferenciar o jogador assíduo do casual, é nesse primeiro nicho que estão os jogadores que se sentem mais afetados e talvez o maior impacto sobre o jogo no presente e num futuro, agora, não tão próspero.

Por fim, é importante evidenciar os pontos realmente negativos, mas que estão sendo apagados pelos devs e algumas posições:

- Aumento da discrepância entre jogador assíduo e jogador casual: essa relação é bem exemplificada anteriormente, mas é preciso ressaltar o impacto negativo sobre os jogadores casuais. Esse tipo de jogador, em teoria, deve ter acesso a todos os conteúdos do jogo, ou ao menos poder almejar esse acesso. Isso fica totalmente impossibilitado com o novo sistema, pois amplia o abismo de força e leva o jogador casual a um patamar muito inferior do jogador assíduo, excluindo o jogador casual de confrontos PvP, ou rankeamentos de níveis mais altos.
   - Redução da base de jogadores: isso não ocorrerá só pela saída em massa de jogadores que se viram prejudicados, mas pela dificuldade de um novo jogador alcançar patamares de meta game e competitivo. Sabemos que o Wakfu não tem essa vertente competitiva, o que faz isso poucas vezes são os períodos de beta test, nos quais podemos confrontar jogadores de outros servidores. Entretanto, com esse novo sistema, algo que poderia germinar, está impossibilitado pela própria estrutura.

Me desculpem pela explanação longa e agradeço a atenção até aqui. Como jogador amante do Wakfu fico muito triste ao perceber que os próprios desenvolvedores mostram não conhecerem em nada a dinâmica do jogo e sua qualidade de vida, são esses movimentos que tiram a animação de, pós faculdade e fixação no trabalho, retornar ao wakfu, reativar as streams na Twitch, uma das pouquíssimas em português, e ver aos poucos o jogo sendo enterrado.

Gostaria de contar com a participação e reforço daqueles que veem as implicações dessas mudanças.
Obrigado, Makoshi Tsukai.

8 -3
Pontuação : 644

Aumento de potência, isso me desagrada pelos seguites motivos:

• Desequilibrio entre classes, sério vocês pretendem aumentar ainda mais essa discrepância com builds especifica/câncer.
  • Aumento no nível de dificuldade geral do jogo, pode não acontecer agora mas assim que alguns jogadores começarem a fechar seus equipamentos os desenvolvedores terão que "nívelar" o desafio, então quem não tiver êxito ou decidir permancer do jeito que está serão rebaixados, nem preciso dizer o quanto isso é ruim para quem ainda está evoluindo seus personagens.
1 0
Pontuação : -347

Eu vi os fóruns gringos, lá tem menos level 200 chorando do que aqui.
Sim, você gastou 2, 5, 10 anos da sua vida e agora, aquele seu char que era o mais forte do servidor, não será mais.
ph34r
Da mesma forma que vocês esperneiam 
"Aaaaah ankama, eu gastei anos da minha vida por escolha própria para fazer um objetivo muito difícil e agora vocês vão tomar de mim"
dizendo que a ankama ignora vocês, vocês ignoram todos os players 200 menos, que não são full setados, e que hoje não possuem variedade alguma de equips, eles serão os novos 200 se vocês forem embora, players vão e vem, o que fica é o game.

A maioria que chora, é novato de MMORPG, porque nunca passou pela experiência de um servidor resetado ou ainda pior, fundido com outro onde você não é mais a dominante e sua guild é uma merda perto da top dos outros, saddays.
Wakfu tem muito filho de papai, gritando, eu quero eu quero eu quero, eu eu eu eu eu eu, e aqui não vejo nada diferente, a pessoa que acredita num jogo global que dizer "Então eu vou sair" é uma forma de pressão sobre uma empresa multinacional, foi mimada de mais pela mamãe, ninguém se importa se você gostou ou não, se você gastou anos em busca de um objetivo que VOCÊ DEFINIU, o foda de um RPG é que ele não tem fim, isso é o que difere ele de um FPS, ou um MOBA, ele começa, mas nunca acaba,  vocês,  overpowers e hardcore players que só querem ser melhor que as outras pessoas, ou que não entendem que é um rpg, vão sofrer, a ankama poderia resetar todo mundo amanhã e dizer que o mundo de wakfu foi explodido por um novo Deus e todos vamos recomeçar, e nós teriamos que aceitar, eles são os GM's, os players do server BR, precisam primeiramente, se organizar, se estruturar como unidade, para depois tentar se juntar aos players gringos e como uma UNIDADE, tentarem negociar com a ankama, vocês só pensaram em vocês enquanto upavam desesperadamente para serem os melhores (num joguinho kkk), não terão poder agora contra uma empresa que foca no bem maior, disse e repito, os players beneficiados serão os novos players, e depois que o ultimo dos chorões tiver saido pela porta e ninguém mais sem lembrar como era o sistema de runas antigos, novos players 200 tomarão seus lugares, diariamente eu vejo players novos, e outros voltando, como diz uma musica que eu gosto.
"Aqui não é igual sua casa, que tu tem sempre a razão"

Sem falar que itens que hoje não são os finais podem até serem melhores que os itens que os 200 chorões dizem que vão perder, quem achou que havia chegado ao limite de tudo, não chegou, só isso.

Bem, players vem e vão, esse papo de que "são os players que mantém o game" é uma baita viagem, o game vai continuar existindo, porque muita coisa já mudou, e muita ainda vai mudar, e uma certeza eu tenho, nunca faltarão players para esse jogo incrível que é Wakfu.
Inclusive boa parte do chororo é isso, estão mudando de vocês um brinquedo que vocês amam muito.
Mas isso não é um brinquedo de vocês, é o ganha pão de uma galera, e a fonte de riqueza de alguns, esse sistema vai exigir bastante grind, e isso significa mais gente querendo high rate drops, e side hero, ou seja, mais pacotes vendidos, fora os itens de cash que vão aparecer.
Tentem ver as coisas por uma ótima mais realista, e não apenas pelo buraco do umbigo smile 

4 -7
Pontuação : 961

Jovem, por mim quem está mais se doendo com isso tudo parece que é a sua interpretação. A ideia em si, é interessante porém o método que a Ankama quer aplicar é um completo absurdo. Não sei se você já chegou no final do jogo para saber como é pegar equipamentos (o que eu duvido muito), o tempo que demora... Eu não me incomodo de ter que refazer um set se tiver opções melhores, afinal sempre tem como melhorar. A cada atualização do game sempre trará equipamentos novos que darão uma viabilidade muito melhor para a build, seja pra aprimorar ela ou mudar ela completamente por algo superior ao gosto de cada jogador.

O problema que todos estão relatando e que muito provavelmente você não conseguiu reparar, é que vai ser baseado inteiramente em sorte para conseguir algo nesse jogo, que já é lento e agora vai se tornar impossível finalizar o personagem. O sistema atual é algo linear, da pra saber que quem está com o set completo, é porque ela correu atrás para tal. Enquanto esse que está por vir, pode ser gasto mais de três anos e o personagem ainda pode estar bem longe de estar completo por depender da sorte, jogando todo esforço pro lixo e virando frustração.

5 -5
Pontuação : 18

"depois de muito tempo de sangue e esforço equipando um char, posso falar que finalmente estou ful... MIA DIOS!!!!"

1 0
Pontuação : 124

Os jogadores que estão full cheios de equipamentos evoluídos vão para onde agora já que viraram um deus no jogo e não tem para onde crescer? Esse sistema vai dar mais chance dos mais fortes crescerem ainda mais e terem outros objetivos do jogo do que ficar jogando PVP e só.

2 0
Pontuação : -220

Legal mas n te perguntei liafar kkkkj
coolwub

1 -2
Pontuação : 541

que venha o eliocalipse!!!

3 0
Pontuação : 59

Wakfu, la fin d'une aventure

Chega a ser difícil encontrar formas para contextualizar minha opinião, sobre oque foi divulgado sobre a atualização 1.64, mas acho que oque melhor define é frustração instantânea.
Nesses anos que eu me dediquei ao Wakfu oque sempre me atraiu foram os desafios mentais e a sensação de conquista que temos depois de passar horas, dias ou até meses bolando aquela estratégia para derrotar aquele UB ou aquela DG em stasis 50, não vou dizer todos, mas grande parte dos jogadores de wakfu não se contentam com 50% nós sempre queremos 110%, oque nesse sistema é praticamente inviável, afinal sim nos gostamos de desafios, contanto que os mesmos sejam divertidos e tenhamos a certeza que todo o tempo e esforço vai valer o sacrifício.

1 0
Pontuação : 2665
Para a galera do contra, isso é um mmorpg online, as atualizações vem e vão, novos level, itens e mecânicas. Achar que um item ou runa vai ser o melhor do jogo para sempre é loucura, se você gastou dinheirinho pra ficar forte então f***-se e gaste de novo. Se tem algo que deixa esse jogo desequilibrado é a venda de kamas por dinheiro de verdade, sem isso o jogo seria mais fluido para todo mundo, já que kamas seria mais valorizadas. 

tenho certeza que para as pessoas que não compra kamas e tão full runa por mérito próprio ta adorando. Já para quem compra itens de 30 milhões de kamas é assustador a ideia de ter que comprar eles até 10x antes de obter um item perfeito, as novas transmutações do jogo serão os próprios itens #doinaalma.

~ATENÇÃO~

NÃO CAIA NESSE PAPO DE QUE OS PREJUDICADOS SERÃO OS JOGADORES NOVOS, QUANDO VCS CHEGAREM NO PRÓXIMO LEVEL SÓ PRECISAM MELHORAR AO SEU GOSTO OS ITENS A PARTIR DA RARIDADE BRANCA, E UPA-LOS ATÉ A ULTIMA RARIDADE. OS JOGADORES NO LEVEL 200, COMO EU... ESTÃO SENTIDO PORQUE SEUS ITENS JÁ ESTÃO NA ULTIMA RARIDADE E CONSEGUIR OUTRA DA MESMA É COMPLICADO. ESTÃO PENSANDO APENAS EM SI MESMO.
1 -1

Nem todo herói usa capa s2
Acho que a grande questão esta na suas palavras, a diferença é que agora vocês 200 full-set não são mais full-set, só isso.
Parabéns por sua capacidade de ser realista, mesmo frente à um nerf (ou não né porque seus itens ja vão vir bem parecidos e com chance de ficarem mais fortes).
Mas achei brilhante sua colocação, exigir que um jogo congele porque você chegou onde eles haviam delimitado como fim é simplesmente bizarro.

1 -2
Pontuação : 1576

Achei varias respostas sobre a atualização e as compensações das Kamas e itens que perdemos meses correndo atras. Moderador aqui nem se preocupa em dar respostas para nos. https://www.wakfu.com/fr/mmorpg/actualites/devblog/billets/1001290-devblog-enchantement?forum=1&page=2 no ultimo comentário ele diz sobre as kamas gastas como serão redistribuídas
para nos. É um verdadeiro abandono esse fórum em informações concretas pelo moderador. Lá quase todos os comentários são comentados pelo moderador. Espero ter ajudado.

0 -2
Pontuação : 501

quando sera essa att?
é um saco ficar esperando

0 0
Pontuação : 723

99% que tá comentando aqui não sabe nem da existência do item "DOFUS PRISMÁTICO" ou até mesmo da "COROA DE LOUROS DO CONSELHEIRO DOS DEUSES". Boa sorte quando conseguirem esses itens depois de meses de tentativas, aí vcs enfiam um no c* pra gerar A L E A T O R I A M E N T E um slot no outro. Quem tá chamando de mimimi tá fumando a mesma paradinha que a ankama quando pensou em lançar esse sistema tosco.

0 0
Mano aqui nem se quer fizeram o novo ub, enquanto do remi foi feito pouco deps que saiu. pq será?

Eu tenho minha teoria, acho que aqui no Efrim os noob que estão no topo são uns lixo em estrategia, enquanto a gente tem q se virar com um sistema injusto, talvez por isso muitos não sabe nem o que é um dofus prismático.

Vocês não passa dificuldades, vão no facebook compra kamas e pega os melhores itens do jogo. Assim não precisa nem de estrategia, ai quando vem uma dg que precisa vcs passa 1 ano e não sai nem da segunda fase do boss kkkk agradece mano, você vai ficar mais forte e finalmente vai passar aquele ubzim lá, vai lá igual um retardado hitando.

nada pessoal, sei que você é um dos mais antigos nesse jogo e merece respeito, porém esse seu posicionamento não condiz com minha visão de jogador respeitável, a aleatoriedade vai ficar ruim apenas para itens épicos e relíquia, e você sabe mais do que ninguém que é possível fazer uma relíquia em uma semana, já a questão dos épicos so quem sai ganhando são os jogadores mais hardcore, eles merece por estarem o dia todo online.
0 -1
Pontuação : 11943
A maior prova que a galera critica sem ler todas as informações
5 -2

Queria ter dito isso, bem lembrado.

0 0
Pontuação : 2731

O Sistema e perfeito o retardado e o RNG mas Somente o RNG de resto e perfeito 
e muito choro e mimimi pra algo que vai entra em ALPHA no SERVIDOR DE TESTE que depois vai para um teste BETA e assim ir para o servidor oficial ate la o sistema pode ter mudado em 100%
povo nem testo ja ta chorando por nada 

0 0
Pontuação : 33

Finalmente a ankama iniciou o seu plano para descontinuar o wakfu...
#teoriasdaconspiracao

0 -1
Pontuação : 11943

A crítica ao RNG é super válida, mas outros pontos que deveriam ser debatidas é:
- Vontade agora só será por sublimação (vantagem excessiva pra classes que removem PA/PM?)
- A ordem dos encantamentos importam para a sublimação aplicada (o quão difícil será mudar de build)
- Puxando o ponto acima, como a Ankama permitirá a experimentação de builds por parte dos players?

E se me permitem a pitada, o erro da ankama nesse design foi querer mudar o planejamento de progressão dos jogadores de forma que o objetivo pareça muito distante, mesmo que certos upgrades sejam mínimos. De qualquer forma, arrumando uma alternativa pro RNG já seja o suficiente.

1 -1
Pontuação : 2731

acho que o RNG das formas(quadrado, triangulo, etc) dos slots seja o que mais me preocupa do que o RNG para aumentar slots 

pois podera vir uma sublimação que ira prejudicar muito mais do q ajudar e sabendo como a ankama trabalha ela ira criar um item para ser comprado na loja por ogrine para mudar as formas dos slots para que voce possa escolher qual a forma daquele slot ou pior ainda um item que ira girar o RNG das formas novamente fazendo voce gasta mais e mais ogrines para que consiga uma combinação boa 

1 -1
Pontuação : 338

A maior discordância e que tá gerando embate aqui é a dificuldade de deslocamento da posição... Acho que o meu descontentamento, assim como da grande maioria, é justamente a aleatoriedade do sistema, o resto vem apenas como uma consequência:

- Sacrificar equipamentos tendo controle mais ou menos palpável do que eu vou gerar com esse sacrifício: ok
- Ter uma infinidade de modificações de ordem, cor e quantidade, tendo uma noção de como alcançar a ordem desejada, com as cores necessárias e a quantidade de espaços que cumpram melhor a função: show
- Submeter os jogadores casuais a uma distância enorme dos tryhards, porém sabendo que essa distância pode não existir após um período longuíssimo de jogo: passa "tranquilo" também. (talvez o melhor contra-argumento pra isso tenha sido no meu comentário no tópico francês, no qual um cara falou que a aleatoriedade pode facilitar que os player casuais cheguem ao nível de tryhards pela sorte, mas acredito que isso não deve ser a intenção de game nenhum, recompensar um número reduzidíssimo de casuais e jogar os outros na morte eterna)
- Levar os lows level a farmar idiotamente diversos sets, mas sabendo que vão chegar em algum lugar: beleza

Fora isso, todo esse mimimi ou choro (na verdade mobilização e embate) é necessário para que a Ankama perceba os aspectos horríveis dessa mudança e reveja isso. Caso contrário, na percepção de quem trata essa mobilização como choro, não havendo todo esse embate da comunidade: a modificação passa, com aleatoriedade, sistema de sacrifício sem nenhuma revisão e todo mundo tom...perde muito junto.

Por isso agradeço a todo mundo que vem aqui (talvez único canal que olhem, por cima, pra gente) e constrói uma argumentação e posição respeitosa e embasada, quem não concorda deixe seus pontos os mais claros possíveis e quem está achando que é reação de mais, procure olhar pros pontos abordados e pra necessidade desse tipo de movimento.

1 -1
Você diz que a aleatoriedade é o ponto chave, porém em todas as comunidades que procurei boa parte estava também preocupado com a quantidade de kamas já gasta, por isso minha opinião é que é choro sim.

Em contra partida a sua opinião, a aleatoriedade não vai ser um problema nem mesmo para jogadores casuais, já que "A raridade e o nível do equipamento não influenciam no número de engastes", outro fator que facilita bastante é que mudar a ordem das cores não influencia no numero de engastes e vise-versa.

Fazer um calabouço acima do estase 21 não é para muitos, assim sendo a grande maioria obtêm itens legendários a partir de raridade menores como verde ou laranja, a taxa que esses itens caí é muito alta mesmo para jogadores level 200. 

Você pediu para ver os pontos negativos, eu vejo a questão de itens épicos que vai ser realmente difícil, porém também vejo um mercado mais movimentado, a compra de itens brancos, verde e laranja vão aumentar consideravelmente. Sua indignação não parece ser como as modificações vão influenciar em âmbito geral, mas apenas no seu inventario. O que você realmente quer dizer é "agora vou ter que destruir todos os meus itens, que gastei absurdos. vale mais a pena refazer os mesmos a partir do zero sad".

Para de querer queimar a largada, é uma atualização massa e você quer começar já com tudo.
0 0
Pontuação : 3

faz isso não,ankama...

0 0

fjdhfdghfd|14/05/2019 - 15:43:45
Belo argumento, "ankama pode cagar nos players lvl alto do Efrim, eles não passaram o novo ub". Prefiro nem responder.

Quanto à sua generalização dos players, acho que você deveria procurar saber das coisas pra ter certeza, é feio julgar sem tomar conhecimento dos fatos. Além de que, usar xingamentos contra alguém nunca é justificável. abs

Disse o zé que nem leu o dev (porque Dofus não tem slot), mandou enfiar no c* e chamou de drogado.
Hipocrisia é um ótimo tempero para meu drink de lágrimas de lvl 200
1 -2

VictorMatweus|15/05/2019 - 02:26:34
Fala, meu querido.

Acredito que após a liberação do alpha tenha ficado claro à todos: o sistema aleatório é falho, pois essa aleatoriedade desencadeia diversos problemas crônicos. Falo não só por mim.

Ainda que pareça difícil que nós nos coloquemos no lugar dos outros, isso ocorre. Com uma taxa de 100 a 1000 equipamentos necessários para alcançar os espaços perfeitos, isso é inviável até mesmo para quem quer partir de equipamentos brancos. Logo, não há uma problemática com o meu equipamento, jamais, inclusive criaria um set novo do branco se esse sistema fosse mais provável. Fora isso você tem os itens lembrança, além das relíquias e épicos também.

Com isso, gostaria de mostrar que uma análise construtiva, embasada e apropriada da questão não precisa ser feita após um teste, a boa leitura e interpretação do dev permitia prever essas questões. Queimar a largada pode ser um problema, mas demorar de mais para nos mobilizar também. O que precisamos agora é pressionar para que as mudanças necessárias sejam feitas. 

Bora lá, eu conto com você e todos que, agora testando a mudança, perceberam o quão problemática é

Devo concorda que a aleatoriedade ta absurda na questão de itens épico, sim eu testei. A minha principal preocupação desde o início era a questão dos bônus das runas em si, mas ninguém nunca nem tocou no assunto, ta meio desequilibrada, um único item pode dar até 160 de domínio, já a resistência foi seriamente reduzida em comparação com a anterior.
0 0

"Tomamos a decisão de deixar os efeitos smithmagic atuais em equipamentos. Seu equipamento permanecerá exatamente o mesmo após a atualização, até você decidir identificá-lo. Você pode fazer a transição no seu próprio ritmo, um item por vez."

Agora vocês vão ter o set de vocês, para sempre!!!!!

1 -2

kkkk

0 -1
Comentar neste tópico