FR EN ES PT
Há algumas semanas, no servidor beta, surgiu uma mudança: uma misteriosa "decapagem dos níveis das profissões". Você gostaria de saber mais sobre o assunto? Que bom, porque [Siu] estava morrendo de vontade de falar sobre isso! E esta modificação traz consequências importantes...
 

Do que se trata, exatamente? Quais são suas intenções?


Atenção: não é exatamente uma reformulação do artesanato. É uma modificação que visa organizar melhor os níveis das colheitas e receitas. Há algum tempo, constatamos que as receitas "100" estavam se acumulando. Para nós, o fato de que os jogadores desbloqueiam uma quantidade tão grande de receitas a partir do nível 100 estava cada vez mais incoerente, então decidimos reparti-las de maneira homogênea e progressiva para que o artesão desbloqueie as receitas regularmente, todas igualmente interessantes, independentemente da profissão.

Mas é claro que esta modificação não surgiu do nada no jogo. Há meses estamos trabalhando para tornar a obtenção de itens mais agradável: primeiro com Astrub, que modernizou as missões ambientais, os primeiros níveis das profissões, as mecânicas de arquimonstros e monstros dominantes, e depois com a atualização das fichas, o artesanato seguro e as novas zonas do Zinit.

O artesanato é muito importante para nós, e é por meio dele que desejamos criar um sistema de recompensas fluido. Nossa intenção final é permitir uma aquisição de itens acessível a todos, com as profissões se encarregando de fazer a ligação entre os diversos métodos de obtenção de itens no jogo, para que se tornar um bom artesão seja algo interessante e valorizado.
 

Novos níveis de profissão, mas até onde?


Nós desbloqueamos o nível máximo das profissões e implantamos novas receitas e colheitas de alto nível ao mesmo tempo.
  • As últimas colheitas serão de nível 125 e servirão para os equipamentos "end game", de nível 186-200.
  • As últimas receitas serão de nível 130 e permitirão confeccionar os equipamentos supremos do nível 200.

Mas o nível máximo não será 125 nem 130: vai ser possível continuar a obter XP com suas profissões além deles para continuar a reduzir o tempo de colheita, obter prestígio e marcar seu investimento e antiguidade na profissão.

Nós escolhemos esse número preciso de níveis porque o jogo se dividiu naturalmente em 13 faixas com 15 níveis cada. Temos aproximadamente 26 recursos para cada profissão, o que também veio a calhar para que pudéssemos obter algo simples e eficaz: um recurso a cada 5 níveis e 2 recursos de cada profissão, que servem para um refinamento ou componente por faixa de nível. Em seguida, as profissões de confecção simplesmente seguiram esta lógica.
 

Nível 100+, mas também nível 100-!


Embora o conteúdo de altíssimo nível seja um de nossos objetivos, isso não é motivo para deixar o resto de lado. Esse funcionamento por faixas de níveis nos permite, assim, "limpar" o sistema de profissões como um todo.

De fato, o nível da maioria das receitas baixa: ao contrário do que acontecia antes, quando era necessário ter alcançado o nível máximo da profissão para confeccionar os itens de nível 100 ou superior, agora todos os itens de nível 155 ou inferior são confeccionados ANTES do nível 100.

Esta modificação vem acompanhada da chegada de um novo componente ou refinamento a cada 10 níveis de profissão. Isto pode parecer sem importância, mas muda completamente a maneira de ganhar XP em suas profissões: chega de penar para subir o nível de uma profissão por falta de receitas em certos patamares. Agora, você dispõe de uma receita simples e lucrativa em todos os patamares, sem "buracos" possíveis.

Também desejamos aumentar a experiência ganha em todas as profissões para conservar uma curva de progressão rápida e sadia, que segue a progressão do seu personagem. Isso nos leva ao ponto seguinte.
 

Haverá um up automático para os artesãos de nível 100 no momento da atualização?


Na verdade, aumentamos o nível máximo. Essa decapagem permite adicionar novas receitas de altíssimo nível no Zinit com uma nova meta de progressão a ser alcançada no momento da atualização. No entanto, essas novas receitas dizem respeito unicamente aos níveis 120+.

Então, aproveitamos para revisar a curva de experiência das profissões, como segue:
 


É claro que os níveis de todas as suas profissões serão automaticamente adaptados a esta nova curva no momento da atualização. Por exemplo, se a sua profissão de marceneiro está no nível 100, ela passará para o nível 115 assim que você se conectar pela primeira vez! O mesmo vale para um fazendeiro de nível 35, que passará para o 40, etc.

Você também não precisa se preocupar com as conquistas do livro, pois elas poderão ser corretamente validadas, mesmo se a conversão dos seus níveis fizer com que fique abaixo do nível 100.

Mas ainda será necessário ganhar experiência na profissão para realizar as receitas de "Zinit 2".
 

E quanto aos selos de artesanato?


Os Selos dos Mestres (nível 100 das profissões de artesanato) agora podem ser obtidos a partir do nível 60. Assim como antes, será preciso falar com um Mestre Artesão quando alcançar o nível a fim de obter o selo.  Também integramos novas receitas especiais para que todos os artesãos que tenham alcançado o nível 60 possam fabricar novos Selos dos Mestres.

Por ora, o Selo do Companheirismo ainda exigirá o nível 100 nas 6 profissões de colheita e continuará sendo vendido por Creso Patinhas (MdC da Montanha de Astrub), caso você o perca.

No futuro, queremos aprimorar esses itens únicos para criar patamares interessantes e significativos, mas isso será feito mais para frente, em outra atualização.
 

Como funciona o sistema de melhoria de equipamentos? Para que serve?


Todos os itens terão novos níveis de raridade e poderão ser melhorados por meio do artesanato até chegarem à categoria "lendário". É claro que, se você já possuía um item lendário, ele continuará assim!

Você poderá, por exemplo, dropar itens de raridade comum com características pouco significativas nos monstros que combater, mas, com as novas receitas de melhoria, esses itens poderão ficar mais raros e ter suas estatísticas melhoradas!

Para melhorar um item até torná-lo lendário, você precisará realizar diferentes atividades de modo a juntar o material necessário à confecção das receitas: missões ambientais, calabouços, missões repetíveis, reciclagem de itens, colheita de recursos e fabricação de refinamentos...

Esse novo sistema de melhoria tem três vantagens:
  1. Uma progressão mais fluida, menos dependente da sorte, com aprimoramentos constantes que dão melhores sensações de evolução a seus personagens.
  2. A valorização das diferentes atividades: não importa se você prefere realizar calabouços, trabalhar em suas profissões, fazer missões ou ir atrás das conquistas mais difíceis, pois todas as atividades agora são interessantes e lucrativas!
  3. Uma complexidade de jogo e de "item building" maior, pois todos os itens do último grupo (lendário) de cada faixa têm o mesmo nível e possuem estatísticas igualmente interessantes.

Mais uma vez, essa modificação não vem sozinha. Nós revisamos as taxas de espólio de todos os itens e recursos das zonas em questão para que sejam coerentes, além dos crupiês e calabouços, que passam para o novo modelo.
 

Esse sistema de melhorias estará presente apenas no Monte Zinit?


A segunda parte do Monte Zinit está inserida na continuidade de Astrub e dos novos conteúdos de Zinit 1. Mas outras zonas também sofrerão modificações importantes de modo a associar melhor todo o conteúdo de "altíssimo nível" e acompanhar seu ganho de potência nesses novos escalões:
  • Faixa 156-170: Xelorium Passado e Presente, Capangas de Kali e Garra de Aço.
  • Faixa 171-185: Ilha de Moon.

Todos os equipamentos dessas zonas passarão para o novo modelo de melhoria. Consequentemente, o modo de obtenção deles será modificado, assim como seus níveis. Da mesma maneira, essas zonas ganharão novas missões ambientais, etc.

Note que os itens lendários estarão sempre no nível máximo da faixa (aqui, 170 e 185, respectivamente). Algumas peças de equipamento de Moon de nível 170, 180, 190 ou 195 antes da atualização passarão a ser de nível 185, a fim de se adequarem ao novo modelo com um balanceamento de suas características. O mesmo vale para os itens do Xelorium e Garra de Aço.
 

O que acontecerá com os planos das profissões da ilha de Moon?


Com relação aos planos, decidimos mudar completamente seu modo de obtenção. Antes, os planos da ilha de Moon costumavam ser obtidos durante os combates do ecossistema. É por isso que eles continuarão sendo dropados por monstros de missões ambientais, com uma taxa maior, além das "Bond, Super Bond" clássicas. Monstros clássicos de MA, monstros noturnos, de invasão, dominantes e arquimonstros poderão ser gratificantes de diversas maneiras!

O objetivo desses planos no novo modelo é bloquear um ou dois itens essenciais à otimização de um tipo específico de build. No Zinit 2, os curandeiros deverão procurar o artesão que possui o plano "Cura" para completar realmente sua especialização. Tudo isso mantendo a ideia dos planos raros, que se encaixam bem no ciclo das profissões e do comércio. Enfim, da vida dos artesãos no jogo.
 

O que perdemos com tudo isso?


O objetivo dessas modificações não é prejudicar você. Por isso, quase todos os seus recursos serão convertidos em novos recursos no novo nível. Para aqueles que desaparecerem, você terá que converter suas pilhas de itens (um clique basta) em um recurso de nível perfeitamente equivalente dentro do novo sistema.

Seus equipamentos raros, míticos e lendários manterão seu nível de raridade original após a atualização. Serão modificados apenas o modo de obtenção e o nível deles. Para bem acompanhar esta mudança trazida pela atualização, preparamos um pequeno emblema Militar, que lhe dará uma ajudinha temporária.
 

Caminhando em direção ao futuro


Ainda há outras melhorias previstas para o sistema de artesanato, que chegarão mais tarde. Pretendemos desenvolver esse novo sistema de artesanato, que caminha lado a lado com o "modelo Astrub" ao longo de todo o jogo.

Combates mais dinâmicos e variados, taxas de espólio revistas a fim de obter um sistema de recompensa progressivo, e tudo isso acompanhado do balanceamento dos calabouços ao longo das atualizações e muitas outras coisas, como um ecossistema muito mais presente na progressão do jogador por meio das missões ambientais, que tornaremos ainda mais ricas e divertidas...

E, por fim, a reformulação das nações está em andamento. Ela chegará em breve e aproveitará ao máximo essa nova repartição das profissões.

Tudo o que podemos dizer por enquanto é que quisemos reforçar a presença das nações ao longo da progressão do jogador. Ele deve se sentir acompanhado por esses arquipélagos, que serão enriquecidos com recursos de níveis bem mais variados a partir da próxima atualização! Agora, sua nação preferida deixará de ser um mero trampolim para os primeiros níveis. Para progredir, os artesãos terão que viajar pelo mundo para colher os recursos específicos às ilhas (Dezist, Kelba, Moon, etc.), mas também deverão retornar às zonas da nação para colher recursos de quase todas as faixas de nível.

Para terminar, deixamos aqui esta tabela de referência com os níveis de profissão e a que correspondem.
 
Nome do componente ou refinamento Nív. Profissão Nív. Item
Grosseiro 0 - 10 6 - 20
Rudimentar 10 - 20 21 - 35
Imperfeito 20 - 30 36 - 50
Frágil 30 - 40 51 - 65
Rústico 40 - 50 66 - 80
Bruto 50 - 60 81 - 95
Sólido 60 - 70 96 - 110
Durável 70 - 80 111 - 125
Refinado 80 - 90 126 - 140
Precioso 90 - 100 141 - 155
Requintado 100 - 110 156 - 170
Místico 110 - 120 171 - 185
Eterno 120 - 130 186 - 200

[Siu]
"Até logo".  
Categoría: Game design