FR EN ES PT
Muito além de alguns ajustes, o sistema de feitiços passará por uma completa reformulação para animar as lutas e permitir o uso de estratégias mais elaboradas. Com o conceito de “baralho” para feitiços ativos e passivos, as escolhas serão o ponto principal do combate, onde você terá que selecionar suas armas de acordo com o adversário!

Enquanto esperamos o teste da versão beta do WAKFU até amanhã, vamos dar uma olhada em como ficou o sistema de feitiços.
Há muitos motivos por trás dessas mudanças, e o principal deles é que o sistema atual se baseia em 100 níveis. No nível 175, muitos problemas tornaram-se evidentes, como a falta de escolha dos jogadores. Além disso, os feitiços ativos espalhados em dez níveis e os passivos espalhados em vinte criaram mais restrições do que gostaríamos.

Sendo assim, decidimos alterar o sistema tendo como base o conceito de escolhas, distribuindo os feitiços ativos e passivos em menos níveis e recompensando o jogador com desbloqueios poderosos (feitiços, feitiços passivos, “espaços” etc.).
 

Baralhos

Este é um conjunto de feitiços e feitiços passivos que você selecionará no início da batalha de acordo com o adversário. Isso substituirá o sistema antigo e... bem, mudará tudo! Resumindo, você poderá gerenciar os feitiços e os feitiços passivos para traçar uma estratégia mais elaborada. Claro, contanto que siga algumas regras:
  • Você precisa ter adicionado um feitiço ativo ao baralho para poder usá-lo em batalha.
  • Você precisa ter adicionado um feitiço passivo ao baralho para poder usá-lo em batalha.
  • Você pode alterar os feitiços do baralho a qualquer momento, exceto em combate!
 

Feitiços ativos e passivos

Antigamente, feitiços e feitiços passivos eram distribuídos por diversos níveis. Pois bem, acabamos com o processo de ter que gastar pontos em feitiços a cada nível.
A partir de agora, os feitiços ativos terão apenas um nível, e os passivos terão um ou dois níveis.

Os feitiços e os feitiços passivos serão desbloqueados em níveis específicos do personagem, sendo que os passivos passarão de nível em determinados níveis do personagem. Exemplo: um feitiço passivo que é desbloqueado no nível 20 e aumenta em 60 a Esquiva pode passar de nível automaticamente no nível 120, aumentando em 180 a Esquiva.

Todos esses desbloqueios acontecerão quando o personagem passar de nível (do 1º ao 200º).

Feitiços elementais
Eles também passaram por mudanças importantes. Aumentamos a EXP atribuída aos feitiços, aumentando assim o número de feitiços elementais que podem ser lançados. Por questões de referência, começaremos com uma base de 5 feitiços elementais no nível 1, chegando a 10 feitiços elementais no nível 200. Ao mesmo tempo, acabamos com o problema em que personagens de um único elemento tinham menos feitiços elementais que um de vários elementos.

Também decidimos substituir o sistema de “bloqueio de feitiço” (cadeado) no nível 100, pois queremos torná-lo uma das recompensas de nível 100+, onde os jogadores poderão alterar facilmente a configuração do personagem.
Na verdade, todas as mudanças feitas na versão anterior permitem aos jogadores reduzirem o nível de um feitiço em função de outro (se assim quiserem, claro).
 

Perguntas frequentes 

Como faço para adicionar feitiços e feitiços passivos a um baralho

Primeiro, abra a página de gerenciamento de baralhos (atalho padrão = S), que substituirá a antiga interface de feitiços. Em seguida, você terá duas opções:
  • Clicar em um espaço de feitiço vazio - A página de feitiços será aberta, e você poderá escolher o feitiço desejado.
  • Clique na guia de feitiços - A página de feitiços será aberta (parecida com a interface atual), e você poderá arrastar os feitiços desejados para os espaços vazios.
 
Dica profissional: você também pode arrastar feitiços de um baralho para outro se quiser trocá-los!
Os feitiços adicionados ao baralho serão exibidos na mesma ordem da barra de feitiços.

Tudo isso vale da mesma forma para os feitiços passivos, mas só que por meio da página de feitiços passivos.
 
 

Quantos feitiços e feitiços passivos eu posso colocar no baralho?

O número de “espaços” disponíveis para feitiços e feitiços passivos aumentará de acordo com o nível do personagem.
Ainda não decidimos em quais níveis cada espaço de feitiço será desbloqueado, mas podemos dizer que, no nível 200 (desbloqueado em breve), você terá 12 espaços para feitiços e 6 para feitiços passivos.
 
 

Por que vocês estão usando os termos “feitiços” e “feitiços passivos”? O que houve com os feitiços elementais e os ativos?

A partir de agora, quando usarmos o termo “feitiços”, estaremos falando dos feitiços elementais e dos feitiços ativos.
Isso significa que, para cada espaço de feitiço, você poderá atribuir um feitiço elemental ou ativo!
Contudo, você só poderá atribuir feitiços passivos aos espaços de feitiço passivo.
 
 

Esses novos feitiços ativos e passivos serão tão bons quanto os antigos?

Os novos feitiços ativos serão praticamente tão poderosos quanto os antigos em nível máximo. Os novos feitiços passivos serão diferentes dos antigos. Nós os dividimos em feitiços distintos, removemos alguns bônus e adicionamos outros novos.
Dentre os passivos, alguns são simplesmente bônus de característica, outros se baseiam em mecânicas (sejam novas ou antigas) e temos aqueles que são modificadores de feitiço. Esse último afetará um determinado feitiço, seja tornando-o melhor ou alterando seu funcionamento.
Esse novo sistema nos permitiu criar configurações de personagem mais concisas, com mais ênfase nas especializações de cada um.
 
 

Que bom que vocês aumentarão o número de feitiços elementais! Mas isso não vai ficar exagerado?

Hã, não, pois o limite de feitiços que podem ser usados será definido pelo sistema de baralho. Mesmo depois de atingirem o nível máximo (quer seja o nível 200 ou o limite atual), os jogadores continuarão ganhando EXP de feitiço e, com muito esforço, poderão adquirir todos os feitiços elementais em nível máximo..
 
 
Para obter mais detalhes e saber de tudo em primeira mão, participe da versão beta amanhã (sexta-feira, 22 de maio)!
Category: Game design